Idosos na Sociedade Contemporânea

May 30, 2017 | Autor: Renato Andrade | Categoria: Sociedade, Idosos, Sociedade Contemporânea
Share Embed


Descrição do Produto

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA RENATO BRAGA DE ANDRADE

Idosos na sociedade contemporânea

Rio de Janeiro 2015

Sumário Introdução .......................................................................................................... 3 Desenvolvimento ................................................................................................ 4 Conclusão .......................................................................................................... 6 Referências ........................................................................................................ 6

Introdução O Brasil está envelhecendo, as projeções de estimativa de vida está em 74,9 anos (IBGE,2013) e em 2050 teremos ¼ da população de idosos no Brasil (ALVES,2010). Vivemos uma época de transformação na sociedade brasileira onde os idosos terão papel importante no Brasil futuramente. Segundo Alves, o desenvolvimento economico produz dois efeitos sobre a população: Primeiro reduz a taxa de mortalidade, principalmente da mortalidade infantil e aumenta a perspectiva de vida da população. Segundo faz com que a taxa de fecundidade diminua, provocando uma diminuição do tamanho das familias. Com isso a população envelhece cada vez mais e consequentemente produz impactos na economia, que começa a possuir uma força de trabalho mais velha. A tendencia é que, se isso continue, aconteça até uma diminuição na população, como já acontece em alguns países da Europa e Japão. Este processo é chamado de Transição Demográfica (ALVES,2010).

Figura 1: Mostra a evolução das taxas de Natalidade e Mortalidade no processo de Transição Demográfica. (ALVES,2010)

Desenvolvimento Segundo Censo Demográfico de 2010 realizado pelo IBGE, o Brasil possui atualmente mais de 190 milhões de Habitantes e caminha rapidamente para o envelhecimento de sua população. A população Idosa, de 65 anos ou mais, que era de 4,8% em 1991, passou a 5,9% em 2000 e chegou agora a 7,4% em 2010. Já a população de crianças de zero a quatro anos do sexo masculino, por exemplo, representava 5,7% da população total, enquanto o feminino representava 5,5%. Em 2000, estes percentuais caíram para 4,9% e 4,7%, chegando a 3,7% e 3,6% em 2010. Ainda segundo o IBGE o grupo de Idosos será maior que o grupo de crianças com até 14 anos já em 2030 e, em 2055, a participação de idosos na população total será maior maior que a de crianças e jovens com até 29 anos. Outro dado apontado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílos (Pnad) Contínua do IBGE, que mostra a participação dessa população na sociedade, mostra que das 1,747 milhão de pessoas que voltaram a trabalhar ou que buscam trabalho no segundo trimestre de 2015, 502 mil têm 60 anos ou mais. A pesquisa ainda aponta que, ao todo, 6.645 milhões de idosos em todo o Brasil estavam em atividade entre abril e junho de 2015. 171 mil destes estavam desempregados.

Figura 2: Estadão, Idiana Tomazellie Vinicius Neder

Esses dados ilustram o tamanho da mudança da sociedade brasileira, em termos de idade, e traz um questionamento do tratamento desta população que precisa de atenção. Esta população que está inclusive voltando a trabalhar, mesmo depois de aposentada como mostra os dados do Pnad. Apesar disso muitos idosos sofrem preconceito ao buscar trabalho. Ainda existe muito preconceito em função de crenças pessoais que são atribuídas ao envelhecimento, como perca das funções cognitiva e funcional. O idoso ainda é visto como uma força de trabalho fraca, que pode se ausentar do trabalho a qualquer momento por causa de doenças, o que não é verdadeiro. Com o envelhecimento da população, cada vez mais se busca uma vida mais saudável e duradoura, principalente pelos idosos.

Conclusão Assim vemos um preconceito grande na sociedade, principalmente relacionada a capacidade da população idosa em poder trabalhar, no entanto isso tende a mudar, com a sociedade brasileira a cada dia envelhecendo e até sendo maior que adultos e jovens.] Essa mudança impactará na forma como a população brasileira enxerga o idoso e tende a criar forma de integração desta população que cresce a cada ano.

Referências ALVES, J. E. D. et al. Estrutura etária, bônus demográfico e população economicamente ativa no Brasil: cenários de longo prazo e suas implicações para o mercado de trabalho. Textos para Discussão CEPAL-IPEA, 2010. Brasília, 2010. Estadão, Idiana Tomazellie Vinicius Neder, 08 de setembro de 2015. Disponivel em: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,idosos-voltam-aomercado-de-trabalho,1758006 – acesso em 30/10/2015 IBGE, Censo Demográfico, 2010 IBGE, Tábua Completa de Mortalidade, 2013 Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), IBGE, 2015

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.