IMPLEMENTAÇÃO BIM EM UMA EMPRESA DE PROJETOS DE VEDADÕES VERTICAIS EM ALVENARIA E DRYWALL

Share Embed


Descrição do Produto

IMPLEMENTAÇÃO BIM EM UMA EMPRESA DE PROJETOS DE VEDADÕES VERTICAIS EM ALVENARIA E DRYWALL1 Ari Monteiro Dharma Sistemas, Brasil Rodolfo Bayerlein Leonardi & Bayerlein Arquitetos Associados, Brasil 1 INTRODUÇÃO Este trabalho relata a experiência de implementação da tecnologia BIM em uma empresa de projetos de vedações verticais em alvenaria e drywall localizada no município de Caieiras, São Paulo, Brasil. A empresa é composta de 2 sócios-proprietários e 6 projetistas com nível superior ou cursando Engenharia Civil ou Arquitetura. Para a implementação do BIM nessa empresa foram adotadas as ferramentas: Autodesk Revit®, BCFier Revit Add-In [1] e Autodesk Design Review® [2] e Bizagi Process Modeler [3]. O Autodesk Revit® foi usado para elaborar o modelo BIM de vedações e a documentação do projeto. Um add-in (extensão) para trabalhar com o padrão BCF (BIM Collaboration Format) chamado BCFier® foi instalado no Revit®. Essa extensão permite aos usuários revisar modelos BIM. O Autodesk Design Review® foi utilizado como uma alternativa para revisar e compartilhar modelos BIM com o contratante e os parceiros de projeto que não possuem Autodesk Revit®. O Bizagi Process Modeler® foi usado para documentar os processos BIM implementados. Este processo de implementação ocorreu entre os meses de Fevereiro a Junho de 2016 e foi conduzido com a orientação de uma empresa de consultoria especializada na implementação de sistemas CAD/BIM [4] e foi subdivida nas seguintes atividades principais: (a) Desenvolvimento dos padrões BIM; (b) Elaboração de projeto experimental; (c) Treinamento da equipe de projeto e (d) Documentação da implementação BIM. Os objetivos específicos da implementação BIM foram: (a) Elaboração de modelos BIM de vedações com LoD 400; (b) Extração automática e precisa de quantitativos de materiais; (c) Produção da documentação do projeto sem inconsistências e erros; (e) Facilitação na visualização de problemas nas disciplinas envolvidas no projeto de vedações.

2 ATIVIDADES DA IMPLEMENTAÇÃO BIM Na atividade de “Desenvolvimento dos padrões BIM” foram elaborados os componentes BIM necessários ao desenvolvimento do projeto de vedações verticais em alvenaria e drywall (Figure 1), tais como: blocos cerâmicos e de concreto, telas de amarração, pré-moldados, guias, montantes, placas de gesso, simbologias, detalhes típicos, etc. Também foi elaborado um arquivo modelo de projeto (template) com todas as configurações de representação gráfica utilizadas no projeto de vedações. Todos os componentes BIM foram desenvolvidos pela consultoria com o suporte da empresa de projeto e de alguns fabricantes de materiais como a Gresca [5] e Gypsum [6].

Figure 1 – Componentes do projeto de vedações.

1 MONTEIRO, A. BAYERLEIN. R. BIM Implementation Case in a Masonry and Drywall Design Firm. In: 4th BIM INTERNATIONAL CONFERENCE, 2016, São Paulo & Lisboa. Proceedings... São Paulo: BIMMI, 2016.

A centralização da atividade “desenvolvimento de padrões BIM” na empresa de consultoria BIM foi muito importante, pois o aprendizado na elaboração de componentes BIM e templates de projeto não é trivial para os iniciantes na tecnologia BIM. A experiência da consultoria nas ferramentas BIM e nos processos utilizados na produção de projetos de vedações verticais também ajudou a dinamizar essa parte inicial do processo de implementação. Sobre a “Elaboração do projeto experimental” (Figure 1), este serviu para validar os padrões e processos BIM desenvolvidos pela consultoria e, desta forma, resolver todos os problemas dentro de um ambiente controlado antes de multiplicar o conhecimento gerado para o resto da equipe de projeto.

Figure 2 – Resultados do projeto experimental BIM. Sobre o “Treinamento da equipe de projeto”, este foi realizado utilizando um programa de treinamento elaborado de acordo com as necessidades da empresa e consistente com os padrões e processos BIM desenvolvidos. Durante o treinamento foi possível discutir diversos aspectos dos novos processos de trabalho e das ferramentas BIM apresentadas. Essa discussão foi muito importante para promover a troca de experiências entre os projetistas e a consultoria BIM, e também, permitiu uma ampla visão do uso da tecnologia BIM e não apenas nas funcionalidades das ferramentas BIM cobertas no treinamento. Sobre a “Documentação da implementação BIM”, foram documentados na forma de um guia para elaboração de projetos de vedações todos os novos processos de trabalho que serão adotados nos próximos projetos usando a tecnologia BIM. Além do guia de projeto, foram registradas todas as soluções de problemas encontrados durante a implementação numa base de suportes técnicos, que foi mantida pela consultoria BIM. Essa base de suportes em conjunto com o guia de projeto foi o meio utilizado para armazenar todo o conhecimento gerado no processo de implementação. A ideia é usar essa documentação para o treinamento de novos projetistas ou permitir a consulta desses dados a qualquer tempo pelos projetistas da empresa.

3 BENEFÍCIOS DA IMPLEMENTAÇÃO BIM Alguns dos benefícios obtidos com a implementação da tecnologia BIM foram: •

Facilidade na detecção de problemas de projeto: a visualização 3D ajudou a detecção de problemas envolvendo as disciplinas de projeto utilizadas como base para o projeto de vedações;



Aumento de produtividade e precisão na extração de quantitativos: antes do BIM essa atividade era feita manualmente e sempre continha algumas inconsistências nos dados. Além disso, quando mudanças no projeto eram necessárias a quantificação deveria ser revisada;



Facilidade na revisão da documentação do projeto: como foco é na modelagem, a documentação é somente uma consequência. Com a modificação do modelo BIM atualizar a documentação do projeto tornou-se fácil e rápido. Antes disto era necessário checar cada documento do projeto para manter a consistência.

4 RESULTADOS DA PESQUISA Durante o processo de implementação verificou-se o que Monteiro [7] afirma em sua pesquisa, de que as ferramentas BIM atualmente disponíveis no mercado ainda não possuem todos os recursos necessários para elaborar projetos de vedações com eficiência. Muitas atividades no projeto de vedações levaram mais tempo para serem concluídas no BIM do que em 2D. Algumas tarefas, tais como a modulação de alvenaria e montagem de sistemas de drywall são executadas manualmente uma ferramenta BIM. Por esta razão, essas tarefas consumem mais tempo (Figure 3, p.3). Não há recursos no Revit® para executar esses tipos de tarefas de forma eficiente.

Com base nesses resultados, a empresa de projeto pretende continuar o investimento na tecnologia BIM focando nos seguintes pontos: •

Como os padrões BIM foram desenvolvidos para consultoria BIM para dinamizar o processo de implementação, agora os projetistas devem adquirir esse conhecimento para produzir novos padrões ou dar manutenção nos padrões existentes;



O Autodesk Revit® permite a customização utilização linguagens de programação como C# usando uma API (Application Programming Interface) ou ferramentas de programação visual como o Dynamo®, ambos os recursos disponibilizados pela Autodesk para estender seus aplicativos. A ideia é usar estes recursos para automatizar tarefas de projeto que levam mais tempo quando executadas manualmente.

BIM vs 2D (Horas Consumidas) 184 234

Total 6 6

Caderno de detalhes

98 104

Caderno de elevações 2 2

Planta de furações hidráulicas

6 30

Planta de caminhamento elétrico 10 18

Planta de amarração 2º fiada 13

22

Planta de marcação 1º fiada

49 52

Modulação vertical das paredes 0

25

50

75

100

125

BIM

150

175

200

225

250

2D

Figure 3 – Tempo consumido nas atividades do projeto experimental BIM.

5 CONCLUSÕES Em resumo, os aspectos principais que foram cruciais para o sucesso desta implementação BIM e que podem ser considerados um diferencial em relação a outros trabalhos da categoria foram: (a) Centralização do desenvolvimento dos padrões BIM na empresa de consultoria BIM com suporte da empresa de projeto e dos fornecedores de materiais; (b) Experiência da consultoria em pesquisa e desenvolvimento na tecnologia BIM e em especial nos processos envolvidos na elaboração de projetos de vedações verticais em alvenaria e drywall; (c) Treinamento da equipe de projeto somente após da validação dos padrões e novos processos BIM durante o desenvolvimento do projeto experimental e (d) Equipe de projeto jovem e de mente aberta para aprender e adotar os novos processos de trabalho demandados pela tecnologia BIM. Durante o processo de implementação verificou-se o que Monteiro [7] afirma em sua pesquisa, de que as ferramentas BIM atualmente disponíveis no mercado ainda não possuem todos os recursos necessários para elaborar projetos de vedações com eficiência. A elaboração de modelos BIM LoD 400, tal como os modelos BIM para o projeto de vedações, pode ser muito difícil e demorado se a ferramenta BIM utilizada não possuir recursos para automatizar algumas tarefas (ex.: modulação de alvenaria e montagem de sistemas de drywall).

6 REFERÊNCIAS [1]

BCFIER. BCFier Revit Add-in. Disponível em: (http://bcfier.com/#about). Acesso em: 12 abr. 2016.

[2]

AUTODESK. Autodesk Design Review. Disponível em: (http://www.autodesk.com/products/design-review/overview). Acesso em: 12 abr. 2016.

[3]

BIZAGI. Bizagi Process Modeler. Disponível em: (http://www.bizagi.com/pt/produtos/bpm-suite/modeler). Acesso em: 12 abr. 2016.

[4]

DHARMA. Dharma Sistemas Website. Disponível em: (http://dharmasistemas.wix.com/home). Acesso em: 12 abr. 2016.

[5]

GRESCA. Cerâmica Gresca. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2016.

[6]

GYPSUM. Gypsum Drywall. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2016.

[7]

MONTEIRO, A. Projeto para produção de vedações verticais em alvenaria em uma ferramenta CAD-BIM. Dissertação de Mestrado. Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. 111 p.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.