Imprensa, Abolição e República: o pensamento político de Raul Pompéia (1863-1895).

June 15, 2017 | Autor: Rubens Correa | Categoria: Historia Política
Share Embed


Descrição do Produto

Rubens Arantes Corrêa. Imprensa, Abolição e República: o pensamento político de Raul Pompéia (1863-1895). (Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos)

Resumo do trabalho: Os limites da vida intelectual de fins do século XIX e inícios do XX transformavam a imprensa escrita na grande “tribuna” onde artistas e escritores podiam defender seus ideais políticos e ideológicos. Neste contexto é que emerge o pensamento republicano e abolicionista de Raul Pompéia, escritor de renome por conta da publicação de O Ateneu (1888), e que, tal como os homens de letras de seu tempo ,vai se engajar nas lutas políticas. Militante abolicionista desde os tempos da faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Pompéia vai se filiar ao movimento republicano mais radical, pregando o rompimento com as estruturas arcaicas da monarquia e propondo uma idéia de nação. Durante o governo de Floriano Peixoto (1891-1894) vai aderir, ao lado de outros intelectuais, ao florianismo encontrando no “velho marechal” uma alternativa para a implantação de um projeto reformista que, embora radical em seus princípios, tinha um caráter de fundo autoritário.

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de História – O historiador e seu tempo. ANPUH/SP – UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de 2006. Cd-rom.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.