Interfaces economicas do turismo

June 20, 2017 | Autor: J. Papini Bittenc... | Categoria: Turismo
Share Embed


Descrição do Produto

O turismo pode ser considerado além de uma atividade que motiva a interação social e cultural, uma prática totalmente econômica. "Como tal, é capaz de dinamizar e/ou articular diversas atividades e ramos da economia, sem, contudo, deixar de refletir também as determinações da sociedade na qual está inserida" (O'CONNOR, 1988).
Turismo e economia se relacionam em vários âmbitos. A decisão de um turista de ir viajar ou até mesmo comprar um cartão postal constitui-se em um fato econômico. O mesmo ocorre na decisão do empresário de abrir uma agência de turismo, investir na infraestrutura já existente ou simplesmente definir o preço de uma passagem aérea. O governo também está envolvido nesses fatores quando institui um novo imposto sobre empresas do setor, decide construir um novo aeroporto ou investir na publicidade turística de alguma região. Outra questão econômica que envolve a atividade turística é a problemática do emprego e dos salários dos trabalhadores do setor. Conceitos econômicos como o comércio internacional, inflação, juros, poupança, crescimento e desenvolvimento econômico afetam diretamente a atividade turística, mas não é somente quando se envolve operações monetárias que essas áreas se relacionam. O produto turístico não é composto por um único elemento, mas sim por um conjunto de itens.
"A atribuição do papel de agente promotor do desenvolvimento, sobretudo econômico, ao turismo, é uma forma recorrente de se interpretar e caracterizar tal relação. Neste contexto, o turismo pode ser identificado, também, enquanto parte de uma estratégia maior de desenvolvimento, na qual sua promoção contribuirá para o contexto econômico, social, político etc., que se espera conformar" (GUILHERME MALTA, 2011, p. 11). Ou seja, o fenômeno turístico não só demanda determinado desenvolvimento (estrutural, para receber visitantes, por exemplo), mas também acarreta na mudança do espaço em que acontece, trazendo consequências positivas e/ou negativas para a população do destino turístico.
"O impacto econômico de uma ocorrência qualquer pode não ter qualquer relação com a atual dimensão da produção econômica realizada pelo turismo" (GLAUBER EDUARDO DE OLIVEIRA SANTOS E DÉCIO KATSUSHIGUE KADOTA, 2012, p. 449). Um exemplo que pode ser dado é a construção de um aeroporto, que tanto pode ser positiva para uma região que já possui um grande fluxo de turistas quanto para uma localidade que a atividade turística ainda não é tão explorada.
EXEMPLOS DE ESTUDOS:
A Economia do Turismo e a Redução da Pobreza e da Desigualdade no
Brasil: o papel do Estado.
(Milene Takasago e Maria de Lourdes R. Mollo, 2008):
O trabalho discute o poder que o setor de turismo tem na redução da pobreza e o papel da intervenção governamental no alcance desse objetivo.
Descrevendo as principais características econômicas do turismo no Brasil, como ele atua na criação de renda e empregos, alguns de seus impactos de estímulos à demanda doméstica do turismo enquanto há aumento da renda dos mais pobres, interpretando-os e discutindo as dificuldades e cuidados a serem tomados ao desenhar políticas de combate à pobreza e à desigualdade por meio de estímulos à atividade turística.
Economia do Turismo - Análise das atividades características do turismo 2003
(Ministério do Planejamento, Orçamentos e Gestão - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE):
O estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulgou um dos primeiros resultados sobre as atividades relacionadas ao turismo. Com a crescente da atividade turística durante os últimos anos como um fenômeno econômico e social, estudou-se as características dos visitantes, as condições que os levaram às viagens e estadias e o motivo da visita. Observa-se a influência direta ou indireta do turismo sobre uma economia em termos de geração de valor. O estudo foi realizado principalmente a partir da mensuração dos produtos (bens e serviços) que é consumido pelos visitantes durante a viagem e quais são os impactos que essa oferta exerce sobre as variáveis econômicas. Os bens consumidos que se destacaram foram: alojamento, transporte, alimentação e entretenimento.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Economia do Turismo - Glauber Eduardo de Oliveira Santos e Décio Katsushigue Kadota.
Turismo e Desenvolvimento: análise de uma complexa relação considerando as abordagens e concepções presentes na literatura do turismo - Guilherme Augusto Pereira Malta.
Economia do Turismo: Análise das atividades características do turismo (2003) - Ministério do Planejamento, Orçamentos e Gestão - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
A Economia do Turismo e a Redução da Pobreza e da Desigualdade no
Brasil: o papel do Estado. - Milene Takasago e Maria de Lourdes R. Mollo, 2008.




FERNANDO AUGUSTO DA CRUZ ANTUNES
GUSTAVO VALIM
JÚLIA PAPINI BITTENCOURT

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.