Jornalismo Comunitário: Ferramenta Social x Influência Social Uma pesquisa de campo e de conceitos

July 7, 2017 | Autor: A. Sottovia Aranha | Categoria: Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na Educação
Share Embed


Descrição do Produto

Jornalismo Comunitário: Ferramenta Social x Influência Social Uma pesquisa de campo e de conceitos Aluna autora: Ana Paula Navarrete Munhoz da Cunha, orientador: Prof. Dr. Angelo Sottovia Aranha, colaboradora: Laura Luz Pessanha Henriques, Câmpus de Bauru, FAAC, Comunicação Social – Ênfase em Jornalismo, [email protected], bolsista FAPESP. Palavras Chave: Jornalismo Social, Jornalismo Comunitário, Influência Social

Introdução Hoje em dia o Jornalismo Comunitário é visto como o primo pobre do Jornalismo Especializado. Porém, mesmo sendo pouco estudado e praticado, esse tipo de jornalismo é ainda um precioso instrumento de mobilização social. Nesta pesquisa propõe-se a análise de como os jornais estão inseridos na comunidade e a verificação de sua influência, ou não, nos bairros atingidos. No caso de ser positiva, pretende-se analisar como essa ação é percebida. O intuito é discutir se mesmo com o advento das novas tecnologias no ramo editorial, o jornalismo comunitário ainda é um instrumento de mobilização nos bairros em que são produzidos e distribuídos1. Os jornais analisados são de duas comunidades da cidade de Bauru, sendo eles: o “Jornal do Ferradura”, na comunidade Ferradura Mirim, e o Jornal Comunitário “Voz do Nicéia”, da comunidade Jardim Nicéia. As duas comunidades estão à margem da sociedade e são consideradas favelas.

Objetivos Identificar se o jornal exerce influência na comunidade em que é veiculado. Exemplificar quais as consequências dessa; Pesquisar o atual panorama do Jornalismo Comunitário e coletar dados sobre a produção de jornais comunitários no interior do estado de São Paulo; Pesquisar o conceito de Jornalismo Comunitário e, a partir das análises qualitativas e quantitativas, contextualizar seu conceito com a realidade em que vivemos atualmente.

Material e Métodos Pesquisa bibliográfica; elaboração de questionário, seleção dos moradores, acompanhamento da produção dos periódicos de bairro junto das equipes. Aplicação de questionário em visita ao bairro; tabulação e elaboração de relatório.

Resultados e Discussão - 87,34% dos leitores afirmaram sofrerem influência direta dos jornais comunitários, de suas respectivas comunidades. - 78,48% dos entrevistados acreditam que o jornal contribui muito para as melhorias nos bairros, XXV Congresso de Iniciação Científica

15,19% acreditam que ele contribui diretamente, mas não muito. Nenhum morador respondeu que o jornal não contribui para as melhorias no bairro. - 54,43% declararam que se identificam muito com o jornal. 37,97% declararam que se identificavam, mas não muito. Apenas 2,53% dos entrevistados declararam que não se identificam com o jornal que é veiculado em sua comunidade. - 75,95% declararam que estão “muito satisfeitos com o jornal”. 22,78% disseram que se consideram “satisfeito, mas não muito”. E os que declararam não estar satisfeitos (1,27%) disseram que não estão satisfeitos com o conteúdo, especificamente. - 62,03% desses moradores que consideram as informações publicadas “muito úteis para a comunidade”, 30,38% dos leitores entrevistados classificaram o conteúdo como “útil”, totalizando 90,41% dos entrevistados que concordam que o conteúdo é útil para os moradores. - Dos 79 que leem o jornal, 66 responderam que nunca sofreram influência para ler o jornal e que sempre tiveram interesse próprio. Os agentes influenciadores pela leitura do jornal são: a família (com mais de 10% de respostas) e, em segundo lugar, a equipe do jornal (3,8% dos moradores responderam que as equipes dos jornais os influenciam a ler).

Conclusões A pesquisa ainda está em andamento, mas já e possível notar que os moradores são influenciados pelo jornal. As consequências dessa influência ainda estão sendo analisadas. Uma que podemos citar é o aumento do índice de leitura.

Agradecimentos Agradecimentos especiais ao meu orientador Angelo, à Laura Luz e Juliana Santos – essenciais para a pesquisa (e para a minha vida) ao Henrique Gasparino, que teve paciência e carinho quando nossas conversas se tornavam monotemáticas (pesquisa, pesquisa e pesquisa). E um agradecimento mais que especial aos moradores do Ferradura Mirim e Jardim Nicéia: sem vocês nada disso faria sentido. ___________________ 1

ARANHA, Angelo Sottovia. A Função do jornalismo comunitário hoje. Dissertação (Mestrado em Comunicação).1998. 178f. Programa de Pós Graduação em Comunicação. UNESP. Câmpus de Bauru.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.