Leitura na diagonal & leitura para formar opinião

Share Embed


Descrição do Produto

Leitura na Diagonal

!

A. Cria um gráfico para responder à pergunta "O que pode levar os jovens a consumir medicamentos".

!

B. Lê o texto na diagonal e verifica se a informação é verdadeira ou falsa.

Um quarto dos jovens consome fármacos para a concentração e para acalmar

!

Quarenta por cento dos jovens ingerem bebidas energéticas para melhorar a sua performance, revela o primeiro estudo nacional sobre este tipo de consumos. dormir, do magnésio a complexos multivitamínicos, mas também bebidas energéticas. No total, 71,9% dos inquiridos já consumiram este tipo de produtos, refere a investigadora.!

Cerca de um quarto dos jovens portugueses (dos 18 aos 29 anos) já consumiu fármacos para a concentração, quase a mesma proporção fê-lo para descontrair e acalmar, concluiu o primeiro estudo nacional realizado em Portugal sobre Medicamentos e Consumos de Performance, na população jovem, que foi apresentado esta segunda-feira no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa.! Assim, perguntaram a uma amostra da população portuguesa com estas idades – foram inquiridos 1483 jovens entre 2012 e 2013 – se consumiam medicamentos e/ou produtos naturais para dormir, para a concentração, para descontrair/ acalmar, para aumentar a energia física, para emagrecer e para aumentar a massa corporal. Da lista faziam parte dezenas de produtos, que incluíam desde a valeriana ao ginseng, de tranquilizantes a fármacos para !

Mas o que ressaltou dos resultados foi sobretudo o consumo vocacionado para a melhoria da performance neuro-cognitiva. Os fármacos para a concentração e para descontrair/acalmar predominam nos consumos de performance da população jovem: respectivamente, 25,3% e 23,8% dos inquiridos.! Há cada vez mais pessoas a recorrer a fármacos e outros produtos medicamentosos para fins “que estavam fora do campo da saúde e da doença". O crescente uso de medicamentos para finalidades “de gestão do desempenho pessoal” é uma realidade que se insere no que os sociólogos designam “de farmacologização do quotidiano”, refere Noémia Lopes. "Ampliaramse as funções do medicamento. Há uma nova relação com os medicamentos”, que se relaciona com “superar os limites naturais, em atingir os máximos, em produzir a sua própria imagem”.! Catarina Gomes, Público, 01/04/2014

!

Leitura na diagonal Leitura rápida que tem como objectivo encontrar a informação essencial de um texto. 1. Um quarto dos jovens portugueses consome medicamentos. 2. Mais de 2000 jovens fizeram parte do estudo. 3. Os jovens consomem fármacos para melhorar a a capacidade de relaxamento. 4. Os jovens consomem fármacos porque estão doentes. C. Volta ao texto e sublinha a informação que te permitiu resolver a tarefa B. Onde encontraste a informação?

!

D. Escolhe uma palavra que sirva como sumário de cada parágrafo.

Ler para formar opinião Marco Oliveira! 01/04/2014 19:38! O principal factor que leva a isso é a insegurança. Quanto mais insegura uma pessoa se sente, maior a tendência para recorrer a agentes externos. E na fase da puberdade, na adolescência e transição para a fase adulta, tudo isso se acentua ainda mais. Não há como escapar a uma certa insegurança maior ou menor nesse fase, mas o pior são as alternativas que se buscam, as quais, por vezes, podem trazer danos para o resto da vida, e sem nunca resolver o problema dessa mesma insegurança. Viver neste mundo nem sempre é um processo tão fácil como parece. Há países e sociedades onde os adolescentes adicionam a tudo isso o consumo de álcool, o que piora tudo.!

!

A. Estas opiniões foram publicadas na secção de comentários à notícia "Um quarto dos jovens consome fármacos para a concentração e para acalmar". A que se referem as expressões destacadas?

!

Abel Moreira! 01/04/2014 16:41! Há uma alternativa a isto. Obviamente que sairia muito mais barato e seria altamente compensador para a sociedade como um todo e para cada uma das pessoas em particular que o ensino e a prática da meditação fosse implementado nas escolas desde a pré-adolescência. Até hoje nenhum governo teve essa ideia, porquê?!

!

B. Os comentadores apresentam reacções distintas ao problema. Indica os comentadores que apresentam:

!•

Soluções

• Consequências • Causas

OldVic! 01/04/2014 09:01! Ainda alguém acha que não consumimos medicamentos a mais? Estes aprendizes de feiticeiro pagam directamente pelos erros que cometem, mas o resto da sociedade paga indirectamente através de custos de saúde acrescidos, acidentes de viação, produtividade perdida, potencial físico e mental não realizado, etc. Continuamos a preferir a solução fácil de tratar os sintomas com fármacos em vez de tratar a doença através de uma boa higiene de vida, e nem sequer nos apercebemos da asneira em que caímos.

!

Discordar Avaliar prós e contras, aspectos negativos e positivos.

Relacionar com outros fenómenos

!

C. Sumaria a opinião dos três comentadores. Podes utilizar algumas das seguintes expressões:

!•

Considera que..

• É da opinião que • Lamenta que • Admite que • Nega que • Afirma que • Acredita que • Sugere que • Insiste na ideia de que...

• Na opinião de ... • Na perspectiva de...

OPINIÃO! Indicar causas

Uma opinião é uma perspectiva pessoal e/ou emocional sobre um assunto. Uma opinião com base em factos é um argumento.

Dar exemplos e provas

Indicar Consequências

C. Escolhe 5 ideias ou informações da notícia e desenvolve a tua opinião.

Dar soluções Concordar

! !

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.