literacia-da-informacao-para-a-sociedade.docx

May 22, 2017 | Autor: Itelinda Guimarães | Categoria: Information Science, Digital Literacy, Social Media
Share Embed


Descrição do Produto


UNIVERSIDADE ABERTA
Pós graduação em Ciências de Informação
Literacias da Informação


Literacia da informação para a sociedade actual





Docente: Daniela Barros
Discente: Itelinda Goretti Cerqueira Nunes Guimarães
- nº 1401145



Janeiro/2015

Resumo
O presente trabalho tem como objectivo propor algumas reflexões sobre a temática da literacia Informacional para a sociedade atual. A informação passou a ser reconhecida como elemento chave em todos os segmentos da sociedade. Nos dias de hoje, a importância que se manter informado tornou-se indicador notável de atualidade e sintonia com o que se passa à nossa volta. Capurro (2007), chega mesmo a fazer a questão: « que função, se há alguma, o conceito de informação desempenha na ciência da informação?». Este autor responde que «informação é o que informativo para uma determinada pessoa. O que é informativo depende das necessidades interpretativas e habilidades do indivíduo.» (p:155).
Palavras-chave: Literacia(s); Literacia da informação / Literacia digital / Biblioteca Escolar / Integração curricular; Aprendizagem ao longo da vida.

Introdução
Para se obter informação, conhecimento, será necessário ter competências diversas, no domínio das tecnologias da informação, em diferentes ambientes e sob a perspetiva da virtualidade Melaré (2015), fez nascer novos conceitos de competências: Information Literacy, Digital Literacy , Media Literacy e Virtual Literacy. (Tema de estudo: apresentação do tema 3). Num cenário de constantes mudanças, para Dudziak (2003), «information literacy» ganha cada vez mais espaço e transforma-se no principal propósito de bibliotecas e bibliotecários em todos os graus de ensino e aprendizagem.» Ao longo dos tempos, e ainda sendo um tema bastante atual nos mais diversos debates, variadíssimos «estudos têm sido realizados sobre information literacy, definição, características, diferentes concepções, casos, análise da expressão.
Desenvolvimento
A década de 80, foi muito influenciada pelas novas tecnologias de informação,ao colocar o computador em foco, veio alterar a difusão da teconlogia da informação, as bases de produção, controle, disseminação e acesso à informação. Calixto (2011) lembra o documento da ALA (American Library Association), preparado por um grupo de bibliotecários e de educadores».«Para ser competente em informação, uma pessoa deve ser capaz de reconhecer quando uma informação é necessária e deve ter a habilidade de localizar, avaliar e usar efetivamente a informação... Resumindo, as pessoas competentes em informação são aquelas que aprenderam a aprender. Elas sabem como aprender, pois sabem como o conhecimento é organizado, como encontrar a informação e como usá-la de modo que outras pessoas aprendam a partir dela (Dudziak:2003, p:26). Os profissionais da informação, conscientes desta mudança, da necessidade de possibilitar um fácil e rápido acesso a toda a informação disponível, decidiram voltar as suas estratégias para a autonomia dos utlizadores nas suas aprendizagens, senpre tendo em atenção o currículo e a cooperação com a comunidade. Para Nunes (2007), no segundo parágrafo do «Manifesto da UNESCO Sobre Bibliotecas Públicas (1994), documento elaborado para a UNESCO pela Secção de Bibliotecas Públicas da IFLA – Federação Internacional das Associações de Bibliotecas – pode ler-se que «A biblioteca pública, porta local de acesso ao conhecimento, constitui um requisito básico para a aprendizagem ao longo da vida, para a tomada independente de decisões e para o progresso cultural do indivíduo e dos grupos sociais." (p:2)
Actualmente, a «literacia informacional é uma condição da inclusão social» e aqui as bibliotecas têm um papel importante, pela autonomia na aprendizagem facilitada pelas TIC, é essencial que os serviços bibliotecários se adaptem aos desejos e necessidades, em permanente mudança, dos utilizadores, relativamente à aquisição de conhecimentos e aos usos da informação». (p:4)
Conclusão
«Os desafios são grandes, e o aprendizado é longo, mas possível. Repensar o papel do bibliotecário e repensar a biblioteca enquanto organização são caminhos acertados que conduzirão à expansão da transformação da educação e da implementação de programas educacionais voltados para a competência em informação». (Dudziak:2003, p:34).
«Importa começar hoje mesmo a mudar as práticas, a pensar em formas alternativas de contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e activos na sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem. Uma sociedade digital que dá inúmeras oportunidades mas que é exigente, competitiva e extremamente volátil. Todos temos de ajudar a escola a preparar o futuro e a responsabilidade é de todos e cada um de nós, porque, tal como dizia Dewey, há quase um século, "if we teach today as we taught yesterday, we rob our children of tomorrow" (Dewey, 1916).» (Santos, 2011:18)

Referências Bibliográficas
Calixto, José António (2011). Literacia da informação: um desafio para as bibliotecas. Porto. Acedido em 4 de Fevereiro de 2015) e disponível em:
http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/artigo5551.PDF

Capurro, R. & Hjorland, B., 2007. O Conceito de informação. Perpesctivas em Ciência da Informção, jan./abr., pp. 148-207.

Dudziak, Adriana Elisabeth (2003). Information literacy: princípios, filosofia e prática. São Paulo. Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 1, p. 23-35, jan./abr. 2003, diponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/article/view/123/104

Melaré, Daniela ( 2015). Competência Virtual em Ciência da Informação. Tema de estudo: apresentação do tema 3 - Literacia da informação para a sociedade actual. Lisboa: Universidade Aberta

Nunes, M. B. (2007). Leitura, literacias e inclusão social. In J. T. Lopes (org.) – Práticas de dinamização da leitura. Porto: Sete-Pés, Projectos Artísticos e Culturais. In Leitura, literacias e inclusão social: novos e velhos desafios para as bibliotecas públicas Manuela Barreto Nunes* , disponível em:
http://repositorio.uportu.pt/jspui/bitstream/11328/302/2/Bibliotecas%20P%C3%BAblicas%20leitura%20e%20inclus%C3%A3o%20social_MBN.NOVAMENTE.pdf

Santos, Susete Margarida de Jesus Lopes Serra dos (2011). A biblioteca digital como recurso informacional: Uma análise da sua aplicabilidade ao apoio ao ensino-aprendizagem e à investigação na Universidade de Aveiro. Coimbra. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.


Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.