Lomografia e Instagram: a retomada e atualização da fotografia analógica em tempos digitais (Resumo Expandido)

Share Embed


Descrição do Produto

Lomografia e Instagram: a retomada e atualização da fotografia analógica em tempos digitais Laís Akemi Margadona, Profa. Dra. Fernanda Henriques, UNESP/Bauru, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, Design, [email protected]. Programa de Iniciação Científica Sem Bolsa (ISB), Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPe), UNESP. Palavras Chave: Fotografia, Instagram, Lomografia.

Introdução Esta pesquisa busca investigar e esclarecer o papel da fotografia analógica nos atuais tempos de predomínio da plataforma digital. Como estudo de caso, foram utilizados a Lomografia, movimento internacional de fotógrafos analógicos, e o Instagram, aplicativo de tratamento de imagens capturadas por dispositivos móveis, o qual confere um visual analógico às fotografias nativamente digitais. A escolha foi motivada pela crescente popularidade dos dois objetos de estudo: o Instagram, criado em 2010, atingiu no início de 2014 a marca de 200 milhões de usuários ativos, e a Lomography, marca de equipamentos fotográficos oficialmente ligada à Lomografia, abriu duas de suas lojas em território nacional, em 2011 e 2013. Figura 1. Fotografias do Instagram e da Lomografia, respectivamente (fontes: http://instagram.com/press e http://lomography.com.br/about/timeline)

 Leitura e discussão de artigos científicos e outros trabalhos recentes relacionados à pesquisa;  Um estudo entre as principais características de ambos processos fotográficos, analógico e digital, formatando-as em uma tabela comparativa;  Utilização dos dados obtidos para relacionar e identificar características analógicas x digitais pertencentes ao Instagram e à Lomografia.

Resultados e Discussão O estudo comparativo entre a fotografia analógica e digital está sendo configurado conforme o exemplo: Tabela 1. Captura e Armazenamento Foto analógica

Foto digital

Onde a imagem é gravada

Película flexível fotossensível

Sensor digital CCD ou CMOS

Produtos finais

Filme revelado; cópia ampliada

Arquivo digital

Está sendo realizada, também, a abordagem de temas como a queda da Kodak e a falência da Polaroid, e como ambos acontecimentos não sinalizam a extinção da fotografia analógica. O conhecimento adquirido durante a pesquisa foi publicado em artigo científico no XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, e o resumo da iniciação científica foi aceito no 11º Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, a ser realizado em setembro de 2014.

Objetivos

Conclusões

Os principais objetivos desta pesquisa são:  Compreender a motivação do retorno e crescente popularização da estética fotográfica analógica, tendo como ponto de partida o Instagram e o movimento lomográfico;  O estudo da atual interdependência entre os processos analógico e digital na fotografia;  Iniciar discussões a respeito dos rumos da fotografia contemporânea;  Divulgação da pesquisa em congressos científicos e eventos relacionados à fotografia.

Como resultado final, defendemos o fato de estarmos em um momento de mestiçagem na fotografia, em que ambas plataformas coexistem e beneficiam-se de características uma das outras, num processo híbrido e realimentativo. Dessa forma, a pesquisa trará uma discussão acadêmica a partir de um olhar que não está voltado nem para o passado, nem para as novas mídias mas sim para os processos híbridos de ressignificação do analógico para o digital e do digital para o analógico. ____________________

Material e Métodos

MARTINS, Nelson. Fotografia: da analógica à digital. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2010. MARGADONA, Laís; HENRIQUES, Fernanda. Lomografia e Instagram: a retomada e atualização da fotografia analógica. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 18, 2013, Bauru.

A base metodológica deste trabalho consiste em:  Revisão bibliográfica de obras que abarquem a evolução histórica e técnica da fotografia; XXVI Congresso de Iniciação Científica

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.