Maior desafio do jornalista é inventar o próprio emprego 31 JUL

June 20, 2017 | Autor: Danielle Denny | Categoria: Jornalismo
Share Embed


Descrição do Produto

Maior desafio do jornalista é inventar o próprio emprego
31
JUL
Texto: Danielle Denny (1º ano – Mackenzie) / Foto: Germano Assad

Jornalista Rosental Calmon Alves
A crise de 2008 vem sendo aos poucos superada, contudo persiste uma crise estrutural. A revolução digital possibilita conectividade ubíqua e permanente, com impactos na ordem econômica, social, política e cultural. A mudança dos paradigmas da comunicação é apenas mais um desses aspectos da crise.
O impacto no modelo de negócio das mídias tradicionais é deletério. Afinal, processos revolucionários são caóticos e destrutivos. O antigo rompe mais rápido do que o novo e não é totalmente substituído, surge outra lógica. Leva um tempo para uma linguagem própria ser criada. Haja vista o exemplo do rádio que em seus primórdios era jornal falado.
Junto com as ameaças, surgem também oportunidades. A liberdade criativa é praticamente infinita. O empreendedorismo, louvável. E a oportunidade de compartilhar e participar, inédita.
Um exemplo de sucesso citado por Rosental Calmon Alves (Centro Knight para Jornalismo nas Américas) foi o nascimento de jornalismo sem fins lucrativos, como o realizado pelo jornal Texas Tribune (www.texastribune.org). Um venture capitalist em tecnologia financiou a fundação do jornal com 1 milhão de dólares e levantou mais 3 milhões entre amigos. O jornal contratou os melhores jornalistas pagando salários decentes e hoje em dia é administrado como uma empresa lucrativa. A única diferença é que o jornal não tem dono, então se sobrar recursos reinveste ou aplica. Talvez essa seja uma das possibilidades para o futuro.
Clique no nome da palestra para fazer o download da apresentação, e no nome do(s) palestrante(s) para visualizar o(s) currículo(s):
Ameaças e oportunidades para o jornalismo investigativo na era digital
Rosental Calmon Alves – [email protected]
O 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo é uma realização da Abraji e da Universidade Anhembi Morumbi, com o patrocínio de Claro e Tetrapak, o apoio do Centro Cultural da Espanha em São Paulo, do Knight Center for Journalism in the Americas, do Open Society Institute, da Ogilvy, do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo e a parceria do Fórum de Acesso a Informações Públicas, do Centre for Investigative Journalism , da UNESCO e da OBORÉ.

https://congressoabraji2010.wordpress.com/2010/07/31/ameacas-e-oportunidades-para-o-jornalismo-investigativo-na-era-digital/

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.