MANUAL PRÁTICO PARA FORMATAÇÃO DE MONOGRAFIA NORMAS DA ABNT

June 5, 2017 | Autor: A. Nascimento Silva | Categoria: Direito, Analisis De Estructuras De Edificaciones, Edificações
Share Embed


Descrição do Produto

MANUAL PRÁTICO PARA FORMATAÇÃO DE MONOGRAFIA NORMAS DA ABNT MARGENS:    

Superior: 3 cm Inferior: 2 cm Esquerda: 3 cm Direita: 2 cm

PAPEL Utilizar papel branco A4 (21 cm X 29,7 cm). ESPAÇAMENTO E PARÁGRAFOS O texto é dirigido em espaço 1,5 em laudas (um só lado da folha). As fontes recomendadas são Times New Roman ou Arial (Word for Windows), tamanho 12. Entre os parágrafos pode-se deixar espaços duplos ou espaços 1,5; ficando a critério do autor do trabalho. Fonte menor para: citações longas, nota de rodapé, paginação e legendas de ilustrações e tabelas. A ABNT não é clara quanto ao tipo de parágrafo, deixando em aberto. Por isso, sugerimos a escolha de uma das formas abaixo descritas: a) Parágrafo tradicional: 1ª linha (especial) – 1,25 cm ( o espaço duplo entre parágrafos é opcional). b) Parágrafo americano: os parágrafos devem ser iniciados rente a margem esquerda sem recuo em todo texto, separados entre si por dois espaços duplos. Resumindo: Tamanho do papel Margem Superior Margem Inferior Margem Esquerda Margem Direita Fonte Tamanho da Fonte Espaçamento entre linhas Espaçamento entre parágrafos Alinhamento Parágrafo Espaçamento entre títulos ou subtítulos

A4 3 cm 2 cm 3 cm 2 cm Times New Roman ou Arial 12 pontos 1,5 linha 1,5 linha Justificado A primeira linha de cada parágrafo deve ter recuo à esquerda de 1,25 ou 1,5 cm. Os títulos das seções devem ser separados do texto que os precede e/ou que os sucede por uma entrelinha dupla.

Páginas – numeração

Pré-textuais: contadas e não numeradas.

Textuais: Numeradas, a partir da Introdução, em números ordinais, no canto superior direito. Tendo a Introdução mais de uma página, numerar a partir da página 2. Cada início de capítulo, deverá ser contada, porém, não numerada. TÍTULOS  Títulos sem indicativo numérico que devem ser centralizados: Agradecimentos, Lista de ilustração, Lista de Abreviaturas e Siglas, Resumo, Sumário, Referências, Glossário, Apêndice, Anexo (Norma 6024);  Não colocar ponto final em títulos;  Não utilizar fonte colorida em títulos;  O texto inicia a 3 cm do título;  O texto deve ser distribuído de forma a evitar que o título ou subtítulo de uma seção apareça no final de uma página e o texto da referida seção se encontre na página seguinte;  Para evidenciar a sistematização do conteúdo do trabalho, deve-se adotar a numeração progressiva para a seção do texto. Os títulos das seções primárias (as principais divisões de um texto) devem iniciar em folha distinta.  Títulos de capítulos (caixa alta / negrito) devem ser diferenciados de subtítulos (letras minúsculas em negrito, itálico), no sumário e de forma idêntica no texto;  Títulos de capítulos e subtítulos quando numerados, devem ser alinhados na margem esquerda;  Títulos de capítulos sem numeração, devem estar centralizados, subtítulos alinhados à margem esquerda;  Títulos de tabelas e figuras devem apresentar letras diferentes das do texto (negrito ou tamanho da fonte);  O título da figura deve aparecer abaixo da mesma, o título da tabela, acima. Exemplo 1: 1 SEÇÃO PRIMÁRIA 1.1 SEÇÃO SECUNDÁRIA 1.1.1 Seção terciária 1.1.1.1 Seção quaternária 1.1.1.1.1 Seção quinaria: a) alínea: b) alínea: - subalínea

PALAVRAS QUE DEVEM APARECER EM ITÁLICO Nomes científicos: Primeira letra do gênero em maiúsculo e a espécie em minúsculo. Ex.: Lysteria monocytogenes, forma abreviada L. monocytogenes. Palavras escritas em língua estrangeira. Ex.: apud, op. cit., et al. Food and Drug Administration – FDA. SIGLAS Quando aparece a 1ª vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT). ILUSTRAÇÕES Qualquer que seja seu tipo (desenhos, gráficos, mapas, quadros, etc), sua identificação aparece na parte inferior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara. A ilustração deve ser inserida o mais próxima possível do trecho a que se refere. CITAÇÕES É a menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte. É indispensável que seja indicada a fonte de onde foi extraída a citação e, para tanto, utiliza-se o sistema autor-data. Além deste sistema, existe também o sistema numérico. Pode ser de fonte direta ou indireta, de fonte oral ou escrita. 1. Citação direta ou textual: é a transcrição literal de um texto ou parte dele, conservando-se a grafia, pontuação, uso de maiúsculas e idioma. É usada somente quando um pensamento significativo for particularmente bem expresso, ou quando for absolutamente necessário e essencial transcrever as palavras do autor. A citação direta obedece às seguintes normas: a. Citação direta de até três linhas digitadas: deve ser inserida no parágrafo, entre aspas. Exemplo 1: Como já disse Beauvoir (1980), “ninguém nasce mulher: torna-se mulher”. Em outras palavras, não se nasce mulher: aprende-se a ser mulher. Baseando-se nesta afirmação é necessário se deter nos princípios da aprendizagem com base nos pressupostos teóricos educacionais.

Exemplo 2: Pesquisa é a busca incessante de produção de conhecimento. “Para se realizar uma pesquisa é preciso promover o confronto entre os dados, as evidências, as informações coletadas sobre determinado assunto e o conhecimento teórico acumulado a respeito dele.” (LÜDKE, 1986, p.1). b. Citação direta com mais de três linhas digitadas: deve aparecer em parágrafo distinto, iniciando cada linha com recuo de 4 cm da margem esquerda, sem deslocamento da primeira linha, terminando na margem direita. Deve ser apresentada sem aspas, letra menor que a do texto (tamanho 11), deixando espaço simples entre as linhas e um espaço duplo entre a citação e os parágrafos anterior e posterior. Exemplo: A existência de qualidade de vida no trabalho também é representada através dos chamados “benefícios sociais”. Benefícios sociais são aquelas facilidades, conveniências, vantagens e serviços que as organizações oferecem aos seus empregados, no sentido de poupar-lhes esforços e preocupação, e estão intimamente relacionados com a gradativa conscientização da responsabilidade social da organização. (Chiavenatto. 1985, p.77)

Desta forma, são poucas as organizações que não têm, pelo menos, uma forma de benefícios sociais além do trabalho para seus empregados.

c. Omissões, comentários e destaques em citações são indicados do seguinte modo:  Omissões: [...]  Comentários e acréscimos: [ ]  Destaque: negrito ou itálico. – Para dar ênfase a alguma passagem de uma citação literal. Essa alteração deve ser destacada com a expressão, grifo nosso, entre parênteses, após a chamada da citação. Usar grifo do autor caso o destaque faça parte da obra consultada. Exemplo: “A pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos” (CERVO E BERVIAN, 1983, p.50, grifo nosso). 2. Citação indireta ou livre: é redigida pelo autor do trabalho com base em ideias do outro autor ou autores. Deve-se sempre indicar a fonte de onde foi tirada a ideia (ano). A indicação das páginas consultadas é opcional e não precisa colocar aspas.

Exemplo 1: A palavra gênero foi utilizada, inicialmente, entre as feministas americanas que queriam justamente enfatizar o caráter fundamentalmente social das distinções estabelecidas sobre sexo. O gênero tornou-se, assim, uma forma de indicar construções sociais, sendo o corpo sexuado biológico uma justificativa para as identidades subjetivas dos homens e das mulheres dentro de cada cultura (SCOTT, 1990).

Exemplo 2: Segundo Pillaie e Riche (1995), a microbiota do frango é geralmente heterogênea e consiste de bactérias mesófilas do próprio frango. Exemplo 3: A produção do lítio começa em Searles Lake, Califórnia, em 1928 (MUNFORD, 1949). OU A produção do lítio começa em Searles Lake, Califórnia, em 1928 (MUNFORD, 1949, p. 513). Citação indireta de diversos documentos de vários autores, deve ser separada por ponto-e-vírgula, em ordem alfabética. Exemplo 4: A pobreza interpretativa de muitos estudos, várias vezes apontada em avaliações da produção científica nas áreas da educação, deve-se essencialmente à ausência de um quadro teórico criteriosamente selecionado (ALVES-MAZZOTTI, 2002; GATTI, 1987; WARDE, 1990). 3. Citação de citação: e a menção a um documento ao qual não se teve acesso, mas do qual se tornou conhecimento apenas por citação de outro trabalho. Identifica-se a obra diretamente consultada, utilizando apud (citado por). Somente o autor da obra consultada é mencionado nas referências. Exemplo 1: Segundo Kronick (1962, apud MAEDOWS, 1999), “um dos males destes tempos é a multiplicidade de livros; eles, de fato, sobrecarregam de tal modo a gente que não conseguimos dirigir a abundância de matéria inútil que, todos os dias, é gerada e despejada no mundo”.

Exemplo 2: “[...] o viés organicista da burocracia estatal e o antiliberalismo da cultura política de 1937, preservado de modo encapuçado na carta de 1946.” (VIANA, 1986, p. 172 apud SEGATTO, 1995, p. 214-215). 4. Uso da expressão sic: Usada para indicar erros gráficos ou de outra natureza, indicando ao leitor que o referido erro encontrava-se daquela forma na obra original. Exemplo: “O sero (sic) humano é multifacetado...” (PEREIRA, 1999, p. 05) 5. Entidades coletivas: podem ser citadas por algumas siglas, desde que tenham sido mencionadas por extenso, na primeira vez que aparecerem no texto. Exemplo: Atualmente, há uma superioridade numérica de mulheres na população brasileira (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 2000). 6. Documentos divulgados por órgãos administrativos e que na tenham autoria própria, devem ser citados pelo nome geográfico do país, estado ou município, seguido pela data do documento. Exemplo: No texto: O mecanismo proposto para viabilizar esta concepção é chamado contrato de gestão, que conduziria à captação de reursos privados como forma de reduzir os investimentos públicos no ensino superior (BRASIL, 1995) Na lista de referências: BRASIL. Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Brasília, DF, 1995. 7. Citações de publicações sem autor: são indicadas pelo título.Quando o título for muito longo pode ser mencionado pelas primeiras palavras seguidas de reticências e do ano, desde que na primeira menção tenha sido citado por completo.

Exemplos: (TODOS os serviços..., 1983) 8. Entrevistas citadas:serão representados no decorrer do texto entre aspas, em itálico e letra 12. 9. Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir, após a chamada da citação, a expressão “tradução nossa” entre parênteses. Exemplo: “.................” (RAHNER, 1962, p. 463, tradução nossa). 10. Quando o(s) nome(s) do(s) autor(es), instituição(ões) responsável(eis) estiver(em) incluído(s)na sentença, indicam-se a data e a(s)página(s), entre parênteses. Exemplo: Em Teatro Aberto (1963, p.79) relata-se a emergência do teatro do absurdo. 11. Quando houver coincidência de autores com o mesmo sobrenome e data, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes; Se mesmo assim existir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso. Exemplos: (BARBOSA, C., 1958) (BARBOSA, O., 1958)

(BARBOSA, Cássio, 1965) (BARBOSA, Celso, 1965)

ELABORAÇÃO DE REFERÊCIAS Regras gerais de apresentação:  Apresentar as referencias bibliográficas e a bibliografia com espaço simples entre as linhas de cada referencia e, espaço duplo entre uma referencia e outra;  As referencias são alinhadas somente à margem esquerda e de forma a se identificar individualmente cada documento;  A pontuação segue padrões internacionais e deve ser uniforme para todas as referencias;  As abreviaturas devem ser conforme a NBR 10522;  Os recursos tipográficos (negrito, grifo ou itálico) utilizados para destacar o elemento título devem ser uniformes em todas as referencias de um mesmo documento.

Referências de livros Ordem dos elementos:  Autor da publicação iniciado pelo sobrenome em maiúsculo, seguido do nome em minúsculo. SOBRENOME, Nome.  Título do livro e subtítulo. Apenas a primeira letra do título é maiúscula, exceto no caso de existência de nomes próprios.  Número da edição.  Local da publicação (Quando houver mais de um, indicar o mais destacado).  Editor (Quando houver mais de um, indica-se o primeiro).  Ano da publicação. - Exemplos: -> Com um autor: SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 9. ed. São Paulo: Cortez, 1993. -> Com dois ou três autores: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991. -> Com mais de três autores: são indicados pelo sobrenome do primeiro, seguido da expressão et al. LUCKESI, Cipriano et al. Fazer universidade: Uma proposta metodológico. São Paulo: Cortez, 1985. Obs.: Em obras compostas formadas por vários trabalhos de diversos autores, a referencia inicia com sobrenome do organizador. BRANDÃO, Carlos Rodrigues (Org.). Pesquisa participante. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1988. p. 211. Artigo de Jornal diário NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folhas de São Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p. 13. Quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data.

Referência de materiais não publicados (apostilas e notas de aula) DIAS SOBRINHO, José. Avaliação institucional: Teoria e experiências. 1995. (Notas de aulas do professor Dilvo I. Ristoff). Referencia de trabalho apresentado em evento (congressos, conferencias, reuniões etc.) Ordem dos elementos;         

Sobrenome do autor em maiúsculo e nome em minúsculo.SOBRENOME, Nome. Título do trabalho apresentado seguido da expressão “In:”. Título do evento. Numeração do evento (se houver). Ano e local de realização. Título, subtítulo(se houver) do documento (anais...). Local e editora. Data de Publicação. Página inicial e final da parte referencia. Resumo de trabalho de Congresso: MARTIN NETO, L.;BAYER, C.; MIELNICZUK, j. Alterações qualitativas da matéria orgânica e os fatores determinantes da sua estabilidade num solo podzólico vermelho-escuro em diferentes sistemas de manejo. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 26. 1997,Rio de Janeiro. RESUMO...Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 1997. P.443, ref. 6-141. Trabalho Publicado em Anais de Congresso: BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientando a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo:USP, 1994. 16-29. Referencia de documento eletrônicos: Artigos, matéria, reportagem publicada em periódicos, jornais e outros, em meios eletrônicos. Artigo de Revista: RIBEIRO, P. S. G. Adoção à brasileira: uma análise sócio-juridica. Datavenia, São Paulo, ano 3, n. 18 ago. 1998. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 1998.

Matéria de Revista não Assinada: WINDOWS 98: o melhor caminho para atualização. PC World, São Paulo, n. 75, set. 1998.Disponível em: . Acesso em: 10 set. 1998. Matéria de Jornal Assinada: SILVA, I.G. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S.Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: ,. Acesso em 19 set. 1998. Artigo de jornal científico: KELLY, R. Electrone publishing at APS: its not just online journalism. APS News Online, Los Angeles, Nov. 1996. Disponível em: . Acesso em: 25 nov. 1998. Matéria de jornal não assinada: ARRANJO tributário. Diário do Nordeste Online, Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: . Acesso em: 28 nov. 1988. Informações provinda de listas de discussões: BIOLINE Discussion List. List maintained by the Base de Dados Tropical, BDT in Brasil. Disponível em: . Acesso em 25 nov. 1998. Informação recebida via e-mail: ACCIOLY, F. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por . em 26 de jan. 2000.

OBSERVAÇÕES COMPLEMENTARES  Várias obras de um mesmo autor e data, diferenciar através de letras minúsculas em ordem alfabética. Exemplo: Alves (1998a)

Alves (1998b)

 O nome do autor de várias obras referenciadas sucessivamente deve ser substituído, nas referencias seguintes à primeira, por um traço (de seis toques). Esse

referenciamento deve ser feito em ordem cronológica crescente, a partir do ano de publicação. MARQUES, Juraci C. Ensinar não é transmitir... _______. Paradigma para análise do ensino...

 Se nenhuma data de publicação, distribuição, impressão, etc. puder ser determinada, registre uma data aproximada ente colchetes. Exemplos: [1981?] para data provável; [Ca.1960] para data aproximada; [197-] para década certa; [18--] para o século certo; [18--?] para o século provável.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.