Mapa de Declividade da Serra da Meruoca -CE com base em dados disponibilizados pelo Projeto Topodata

June 3, 2017 | Autor: M. Soares | Categoria: Geografia, Cartografia, Sistemas de Informação Geográfica
Share Embed


Descrição do Produto

Mapa de Declividade da Serra da Meruoca - CE com base em dados disponibilizados pelo Projeto Topodata Marcelo Henrique Viana Soares (Aluno do Curso de Geografia-UVA; Bolsista ICFuncap); Prof. Dr. Ernane Cortez Lima (Curso de Geografia-UVA); Prof. Dr. Fábio Souza e Silva da Cunha (Curso de Geografia-UVA)

Introdução: A Serra da Meruoca localiza-se no Noroeste Cearense, abrangendo os municípios de Alcântaras, Meruoca, Sobral e Massapê. Ela se caracteriza enquanto geossistema, como um sistema ambiental que compreende um maciço residual com vertentes íngremes que se destaca em meio à Depressão Sertaneja. Objetivos: Elaborar e analisar o mapa de declividade como uma importante forma de representação temática da distribuição espacial dos diferentes padrões de inclinação do relevo, assim como servir como subsídio para a Caracterização Geoambiental da Serra da Meruoca. Material e Métodos: O Mapa de Declividade da Serra da Meruoca foi produzido a partir de dados do Projeto Topodata (VALERIANO, 2008), que disponibiliza dados altimétricos SRTM reprocessados na resolução de 30m. Os procedimentos envolveram o mosaico de duas cenas, o recorte da área de interesse, a extração das curvas de nível e demais processamentos, para os quais utilizou-se o software Quantum GIS 1.7. Conforme Barberi et al. (2012), foram compartimentadas sete classes: 0-2% (Plano), 2-5% (Suave Ondulado), 5-10% (Moderadamente Ondulado), 10-15% (Ondulado), 15-45% (Forte Ondulado), 45-70% (Montanhoso) e >70% (Escarpado). Resultados e Discussões: As classes que apresentam maiores extensões são as de declividades de 15-45% e de 4570%. Ambas as classes não são recomendáveis para uso agrícola, em função de que quanto maior a declividade, maior o escoamento e a velocidade de água nas encostas, acarretando uma maior intensidade na erosão do terreno, propiciando solos rasos e pedregosos. Considerações Finais: O uso do mapa de declividade mostra-se como importante instrumento para planejar e determinar a capacidade de suporte da Serra da Meruoca, onde através da identificação do declive do terreno é possível verificar suas potencialidades e limitações, assim como os riscos de ocupação da área. Esta variável geográfica está presente na legislação brasileira como fator limitante ao uso agrícola, devendo os gestores utilizarem de tal instrumento para um planejamento mais eficiente dos recursos naturais.

Referências: BARBERI, A.; SANTOS, H.G.; OLIVEIRA, I.E.A.; GOMES, M.F. Elaboração de mapas temáticos no a Quantum GIS. 5 versão. INCRA, 2012. Disponível em: . Acesso em 12/04/2013. VALERIANO, M.M. TOPODATA – Banco de dados geomorfométricos do Brasil. São José dos Campos, SP: INPE, 2008. Disponível em: . Acesso em: 30/04/2013.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.