Mapeamento dos cemitérios na área urbana de Ponta Grossa - PR e impactos ambientais

July 22, 2017 | Autor: F. Pereira de Oli... | Categoria: Geografia, Sistemas de Informação Geográfica
Share Embed


Descrição do Produto

MAPEAMENTO DE CEMITÉRIOS NA ÁREA URBANA DE PONTA GROSSA-PR E ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS. Joke Alexandra van Arragon (UEPG), Fernanda Cristina Pereira (UEPG), Luciane Bauchrowitz (UEPG), Selma Regina Aranha Ribeiro (Orientadora), e-mail: [email protected]; [email protected] Universidade Estadual de Ponta Grossa/Departamento de Geociências Ponta Grossa/Paraná Palavras-chave: cemitérios, SIG, impactos ambientais. Resumo Os cemitérios são vistos pela maioria das pessoas como locais obscuros, sinistros e aterrorizantes, porém ao se estudar este tema observa-se que nestes lugares estão guardadas inúmeras informações sobre as sociedades que viveram no passado, além de serem fontes de turismo e de estudos voltados a questões ambientais. Introdução Ao longo dos tempos, cada civilização apresentou sua resposta para o problema da morte. O cristianismo, com sua mensagem de ressurreição, criou uma nova concepção de como vencer a morte e preservar a memória dos mortos. Assim surgiram os cemitérios cristãos (em latim lugar onde se dorme), sugestivamente também chamados “campos santos”. No Brasil, após a Independência foram proibidos os sepultamentos nas igrejas, surgindo assim os cemitérios com túmulos cada vez mais grandiosos. Conforme Bellomo, nos cemitérios podem ser identificados os valores, crenças, estruturas sócio-econômicas e aspectos ideológicos de uma comunidade que existiu em épocas anteriores, além de informações para estudos de genealogias, expectativas de vida, formações étnicas, gostos artísticos e de como as sociedades se posicionavam perante a morte. Tudo isso por meio das inscrições tumulares, fotos e decorações das sepulturas. Estes locais ainda podem ser utilizados para o turismo – enriquecimento sobre a história das cidades e de seus antigos moradores – além dos estudos ambientais sobre o entorno dos cemitérios, por meio de diversas análises geográficas. Materiais e Métodos A área de estudo, para a análise dos cemitérios está demonstrada no mapa de localização, na figura 1, sendo esta Ponta Grossa - PR.

Anais do XVIII EAIC – 30 de setembro a 2 de outubro de 2009

O estudo referente aos cemitérios de Ponta Grossa compreendeu uma análise bibliográfica e entrevista com o diretor dos serviços públicos da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa Geraldo Krapp (2006). Os dados não espaciais e espaciais referentes aos cemitérios estão apresentados na figura 2; sendo os primeiros os atributos, localizados à esquerda da figura, contendo as características e valores referentes aos cemitérios, como por exemplo: nome dos cemitérios, coordenadas, ano de fundação, área, número de túmulos, necrópoles importantes, observações adicionais. Este banco de dados/tabela foi obtido pela digitalização dos pontos, mostrados à direita da figura, que representam os cemitérios, contendo coordenadas, portanto dados espaciais. Ao se alterar os valores na tabela/banco de dados, concomitantemente serão modificadas na localização espacial, isto se deve ao fato de se tratar de um SIG – Sistemas de Informação Geográfica, onde os dados espaciais e não espaciais estão interligados, pois são georreferenciados. Para realizar o levantamento dos cemitérios foi utilizada a ortoimagem SPOT de 2005 (Paraná Cidade) e as curvas de nível eqüidistantes de 20 metros que a acompanham; os vetores de drenagem, arruamentos e bairros da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Sendo estes vetores os dados de entrada no programa ArcView 3.2, os quais foram organizados, manipulados, transformando os dados de entrada em informações, possibilitando a geração de mapas, tais como: de espacialização dos cemitérios, MDT – Modelo Digital do Terreno, classes de declividade, proximidade da drenagem e de uso e ocupação do solo. Em campo foi realizado o registro fotográfico dos cemitérios: Cemitério Municipal São José, São Sebastião, Colônia Dona Luiza e São Vicente de Paula, além do Cemitério Parque dos Campos Gerais.

Figura 1 – Localização do município de Ponta Grossa - Paraná.

Anais do XVIII EAIC – 30 de setembro a 2 de outubro de 2009

Figura 2 – Dados espaciais e não espaciais relacionados aos cemitérios de Ponta Grossa.

Resultados e Discussão O município de Ponta Grossa está localizado na mesorregião paranaense denominada de Centro Oriental Paranaense. A cidade apresenta até hoje resquícios de sua formação pelo tropeirismo, suas grandes fazendas e sua sociedade princesina. Os cemitérios são um bom exemplo de ricas fontes escritas e não escritas que o historiador, sociólogo, antropólogo e geógrafo têm ao seu dispor para conhecer uma região. Além das questões sociais, artísticas e históricas, os cemitérios também são alvos de estudos de impactos ambientais. A lei de número 3.776 regula os cemitérios na cidade de Ponta Grossa e o responsável pelos cemitérios em Ponta Grossa é a Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura Municipal, mas é o IAP – Instituto Ambiental do Paraná que determina a criação e abertura de novos cemitérios. Em julho de 2005, foi publico no Paraná-online uma reportagem com o seguinte título: „IAP veta enterros em cemitério de Ponta Grossa‟. Referindo-se ao Cemitério Municipal São Sebastião por não apresentar licenciamento ambiental nem oferecer tratamento para efluentes; esta é a realidade de muitos cemitérios do país por serem muito antigos e pela preocupação com as infiltrações e contaminações não existirem na época de suas implantações. Porém, se estas questões como declividade, geologia do local, tipos de solos, proximidade de rios e sua vegetação de entorno e presença de lençol freático não forem analisadas com cautela o meio ambiente poderá sofrer as conseqüências, as medidas devem ser preventivas e não somente curativas como a utilização de absorventes nas covas e valas para a eliminação do necrochorume para fora dos cemitérios. Neste município, tem-se ao todo 21 cemitérios públicos, incluindo os distritais; já na área urbana são 8 cemitérios, além das igrejas e capelas que foram utilizados para sepultamentos.

Anais do XVIII EAIC – 30 de setembro a 2 de outubro de 2009

Com a organização dos dados por meio de um SIG (Sistemas de Informação Geográfica) que é visto por Burrough (1986) apud Silva (2003) como um poderoso elenco de ferramentas para colecionar, armazenar, recuperar, transformar e exibir dados espaciais referenciados ao mundo real no programa Arc View 3.2, obtivemos os seguintes resultados: Na área de estudo constatou-se que quatro cemitérios encontram-se na área central do município, que possui altitudes entre 920 e 960 metros, portanto considerada a área mais elevada da cidade, e declividade entre 0 e 12% classificando o relevo como Plano a Suave Ondulado. Três destes cemitérios estão sobre a Formação Ponta Grossa (folhelhos e siltitos, com arenitos intercalados) e o outro se localiza sobre o Grupo Itararé (rochas sedimentares). Portanto, analisando os dois primeiros atributos não serão causados danos ao ambiente, porém pela geologia, o cemitério municipal São José com Id 20 (ver figura 1) poderá causar contaminações no solo. Além do São José, encontram-se sobre o Grupo Itararé, os cemitérios municipais Santo Antônio e São Sebastião, este último apresentando elevação de aproximadamente 930 m e distância de 105 m da nascente do arroio Gertrudes, portanto trazendo mais chance de problemas ambientais. Os demais cemitérios encontram-se na Formação Ponta Grossa e entre elevações de 890 e 975 metros, destes o Cemitério Parque dos Campos Gerais é o que está mais próximo de um curso d‟água – 151m do Arroio Monteiro Lobato. Conclusão Portanto, propomos analisar o entorno do Cemitério Municipal São Sebastião e Cemitério Parque dos Campos Gerais para análise de impactos ambientais e elaboração de um SIG (Sistemas de Informação Geográfica), visando integrar os dados dos vários elementos: cemitérios, drenagem, bairros, altitude, classes de declive, uso e ocupação do solo e geologia. Cemitério Municipal São Sebastião por já ter sido alvo de estudos anteriores, pela sua proximidade do Arroio Gertrudes e sua formação geológica e Cemitério Parque dos Campos Gerais por ser o cemitério mais recente do município, estar em elevação de apenas 900m e também por estar próximo há um arroio. Bibliografia Básica Bellomo, H. R. Cemitérios do Rio Grande do Sul: arte, sociedade, ideologia. Ed.: EDIPUCRS. Porto Alegre, 2000. 1-281. Entrevista com Diretor de Serviços Públicos da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa – Geraldo Krapp, 2006. PMPG. Livro de Registro de Leis – Lei 3.776. Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, 1985 Silva, A. de B. Sistemas de Informações Geo-referenciadas: conceitos e fundamentos, Editora da UNICAMP. Campinas, 2003. UEPG, Jornal „Foca Livre‟. Ed.: Laboratório do Curso de Jornalismo, nº 108. Ponta Grossa, 2006. p.8.

Anais do XVIII EAIC – 30 de setembro a 2 de outubro de 2009

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.