Materiais e Revestimentos

June 6, 2017 | Autor: Isabella Costa | Categoria: Design
Share Embed


Descrição do Produto

Materiais e Revestimentos
Sessão nº 2

Profª: Jéssica Azevedo
Mármore, Granito e Pedras
MDF
Medium-Density Fiberboard
Ou placa de fibra de madeira de média densidade, é fabricado através da aglutinação de fibras de madeira com resinas sintéticas e outros aditivos. A madeira é desfibrada, e estes são cozidos no vapor e pressão, se separando uniformemente. Posteriormente são ligados com resinas e passam por um processo de calor e prensagem que lhe dá o tamanho desejado.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/MDF
Corian
Corian é um material maciço, composto por 70% de mineral natural e 30% de acrílico de alta qualidade.
Ao contrário das pedras naturais, não mancha porque não é poroso. As sujeiras mais difíceis de sair são removidas esfregando o lado áspero de uma esponja de cozinha com água e sabão. Não mancha, risca menos que o aço inox, mas, como tem acrílico em sua composição, também pode riscar.
É muito mais resistente que granito ou inox. Não amassa e dificilmente quebra.
Fonte: http://infinitasuperficies.com.br/corian/duvidas/
MDP
É composto por partículas de madeira de três diferentes dimensões, unidas por resinas especiais e prensagem a quente, de forma que a superfície fique mais densa (partículas menores) e o centro da chapa fique menos denso (partículas maiores). Isto contribui para a estabilidade da chapa e uma superfície menos porosa, que poderá receber aplicação de tintas, vernizes, folheados de madeira ou sintéticos.
Fonte: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-32--22-20110915
http://www.picstopin.com/195/masisa-mdp-nature-melamina-mdf-/http:%7C%7Cwww*masisa*com%7Cmedios%7Cpaginas%7Cmdp*jpg/
Aço inox
É um tipo de aço contendo pelo menos 10,5% de cromo, com composição química balanceada para ter uma melhor resistência à corrosão.
Muito utilizado em pias e cubas, além de torneiras e pequenos objetos que compõem móveis.
Muito utilizado na decoração moderna, como em fachadas de prédios, monumentos, painéis e eletrodomésticos.
Fonte: http://www.abinox.org.br/aco-inox-abc-do-aco-inox.php
OSB
Composto por pequenas lascas de madeira orientadas perpendicularmente, em várias camadas. É um produto bastante usado na construção de edifícios de madeira, devido ao seu baixo custo e facilidade de aplicação.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oriented_Strand_Board
Silestone
É um material industrializado por sistema de vidrocompressão.
Formado por 94% de quartzo (dureza) e resina de poliéster de alta performance (elasticidade). Pode ser usado em qualquer superfície interior, incluindo bancadas de cozinha e banho, banheiras e suas proximidades, escadas, painéis, solos, paredes, mostruários de bares, mesas e escritórios. Possui grande variedade de cores, tem maior resistência e custo elevado.
Fonte: http://arquitetadeisesoares.blogspot.com.br/2011/02/silestone-ou-limestone-como-e.html
Compensado
É obtido por colagem de lâminas finas de madeira sobrepostas, em número ímpar e formando 90º entre si, fixadas através de resinas e outros aditivos.
Uma razão comum para usar a madeira compensada em vez da madeira lisa é sua resistência à rachadura, ao encolhimento, à torção, e ao seu alto nível de força. Esta substituiu muitos outros tipos de madeira em aplicações de construção por estas razões.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Compensado
Marmoglass
Originário da China, trata-se de um material industrializado produzido com pó de mármores e vidro. É incrivelmente duro e resistente. Não risca com facilidade. Sua superfície é fina e sua cor é uniforme, proporcionando um brilho charmoso e intenso. A absorção de líquidos é praticamente nula. É possível utilizá-lo tanto em ambientes internos como externos. Tem excelente qualidade para pisos residenciais e comerciais, também pode ser aplicado como revestimento de paredes e bancadas.
É resistente a corrosivos, alcalinos, ao calor, não mancha e é inalterável à ação do tempo. A sujeira fixada na superfície pode ser facilmente removida. Veja o quadro comparativo:

Fonte: http://arquitetadeisesoares.blogspot.com.br/2011/02/silestone-ou-limestone-como-e.html
Característica
Unid.
Marmoglass
Mármore
Granito
Peso específico
g/cm3
2,7
2,5
2,7
Resistência a carga
kg/cm2
475
170
150
Dureza
kg/mm2
530
150
120
Mármore
O mármore é uma rocha metamórfica proveniente do calcário e dependendo da composição de seus minérios pode apresentar variadas cores como rósea, branca, esverdeada ou preta. 
Ela recebe o nome de rocha metamórfica pois é formada a partir da transformação físico-química sofrida pelo calcário a altas temperaturas e pressão. Isto explica porque as maiores jazidas de mármore se encontram em regiões de atividade vulcânica e que possuem a rocha matriz calcária.

Fonte:http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:yWj6fosafckJ:www.mundoeducacao.com/quimica/marmore.htm+&cd=4&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

Para ambientes internos (exceto áreas úmidas de cozinhas) e externos de baixo tráfego.
Grau de absorção de líquidos:
Alto
Cerâmica
A cerâmica tradicional é composta de uma mistura de argilas que passa pelos processos de prensagem ou de extrusão e é queimada a até 1 150 0 C. Depois da prensa, as placas são secas e podem receber esmalte (decoração).
O mercado oferece cerâmicas retificadas com rejuntamento estreito, ou o bold (mais usual, tem as bordas arredondadas). Apresentam absorção de água menor que 6%.
Costumam ter uma classificação de 0 a 5 chamada PEI (Porcelain Enamel Institute), que mede a resistência do esmalte de cobertura em relação ao desgaste por atrito. Aqueles com menores índices são indicados apenas para paredes, enquanto os maiores são usados para pisos como garagens e áreas comerciais.
Fonte: http://www.setelagoas.com.br/sete-lagoas/colunistas/milene/14667-coluna-interiores-e-decoracao-ceramica-e-porcelanato-qual-a-diferenca
Pode ser:
Retificado ou Bold
Materiais compostos:
Aglomerado
Compensado
MDF
MDP
OSB
Folheado
Pisos laminados
Materiais e Revestimentos
Sessão nº 2

Profª: Jéssica Azevedo
Cerâmicas e Porcelanatos
Aglomerado
É uma chapa de madeira, com miolo composto de resíduos de madeira como pó e serragem, resina e cola, que após passar por processo de prensa se transforma em painel de madeira. As chapas não possuem acabamento, portanto, podem receber qualquer tipo de revestimento. Utilizado na fabricação de móveis de baixa qualidade montados com cavilhas e cola, não é recomendado o uso de pregos e parafusos, devido ao risco de ocorrerem rachaduras. 

Fonte: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-32--22-20110915
http://www.acasaqueaminhavoqueria.com/tag/aglomerado/
Ardósia
Estilo, durabilidade e resistência a baixíssimas temperaturas são suas características.
A Ardósia não é indicada para calçamento externo pois esquenta bastante, além de ser lisa e escorregadia quando molhada. Pode ser usada para fazer detalhes ornamentais, desde que colocada com grande espaço de rejunte e que seja usado rejunte de boa qualidade, com elasticidade.
Fonte: http://www.pedramineira.com.br/ardosia.php
Folheados
Folheados de madeira são feitos de madeira de verdade e podem ser encontrados em várias cores e tipos.
São largamente usadas em marcenaria no acabamento de bordas ou no revestimento de superfícies como compensados, aglomerados, MDF, etc.
As lâminas são finas folhas de madeira, retiradas de troncos à partir de um processo de laminação.

Fonte: http://www.ehow.com.br/folheado-madeira-fatos_117893/
http://www.madeirama.com.br/produto.php?get_id=144
Pedra portuguesa
Também conhecida por Mosaico Português ou piso Copacabana, a Pedra Portuguesa Amarela é originário de Portugal do século XIX e muito usado no calçamento de áreas externas. No Brasil, foi um dos mais populares materiais utilizados pelo paisagismo do século XX devido à sua flexibilidade de montagem e de composição plástica.
Disponível nas cores branca, preta e vermelha, sua aplicação pode ser aferida em projetos como o do calçadão da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e na Avenida Paulista, em São Paulo. O gosto por essa pedra deve-se, principalmente, ao número infinito de desenhos que ela permite criar, dependendo apenas da imaginação do aplicador.
Fonte: http://www.pedramineira.com.br/pedra-portuguesa.php
Limestone
O Limestone é uma pedra natural calcária, composta principalmente por calcite mineral, de toque aveludado e pouco brilho, e é importada na maioria das vezes.
Utilizada para fazer obras de arte, monumentos, revestimento de fachadas, muros e paredes, a vantagem é que é possível fazer bancadas e cubas sem emendas, porém, por ter uma superfície porosa e por ser uma pedra natural é mais suscetível a riscos e manchas. É preciso de uma boa impermeabilização.
Fonte:http://www.catep.com.br/dicas/GRANITO.htm
Para ambientes internos ou externos.
Grau de absorção de líquidos: Alto
Epóxi e Poliuretano
As tintas epóxi e de poliuretano são sintéticas e não solúveis em água, e têm usos mais específicos, como, por exemplo, a pintura de caixas d'água. Existem ainda fórmulas para aplicação em pisos, mas dependem de mão de obra altamente especializada.
Como são tintas específicas para aplicação em áreas molhadas e até inundadas, como piscinas e caixas d'água, podem ser uma excelente possibilidade para banheiros, boxes, cozinhas e áreas dessa natureza, desde que harmonizadas corretamente com os outros revestimentos. Vale a pena conferir os tipos de acabamentos possíveis para fugir do revestimento cerâmico convencional de locais muito úmidos.
Fonte: http://casaeimoveis.uol.com.br/tire-suas-duvidas/arquitetura/qual-e-a-diferenca-entre-os-varios-tipos-de-tinta-como-saber-quando-usar-cada-uma.jhtm

Granito
O granito é uma rocha formada de três minerais: mica, quartzo e feldspato. É mais duro que o mármore. 
Para a aplicação em fachadas, deve-se escolher os granitos de menor porosidade, com granulação mais fina, como os avermelhados e os esverdeados. Em geral, os cinzas absorvem mais água.
Não é recomendável lavar o granito com água, pois ela pode entrar por entre as placas e manchá-las. 
Fonte:http://www.catep.com.br/dicas/GRANITO.htm
Para ambientes internos ou externos (inclusive áreas úmidas). Grau de absorção de líquidos: Baixo
Verniz
Recomendado para proteger e embelezar ambientes externos e internos de madeira, como portas e janelas. Diferentemente da tinta, apresenta um filme translúcido, realçando o aspecto natural da madeira.
Fonte: http://www.webcasas.com.br/revista/materia/reforma/289/aprenda-quando-usar-cada-tipo-de-tinta/
Outros
Existem ainda produtos com efeitos específicos, como:

Tinta lousa
Tintas com agentes antibacterianos
Antimofo
Sem cheiro
Com secagem rápida
Lavável
E até mesmo antimanchas.

O importante é avaliar as necessidades de cada ambiente e dos moradores antes de fazer a sua escolha. E programe-se para uma manutenção a longo prazo, assim você terá a sua casa sempre em ordem. O tempo para repintura depende das condições da superfície e da conservação. 
Fonte: http://www.webcasas.com.br/revista/materia/reforma/289/aprenda-quando-usar-cada-tipo-de-tinta/
Esmalte
O esmalte, ao contrário dos exemplos anteriores é um tipo de tinta que não é solúvel em água, visto que possui o que é chamado de "base a óleo", material que compunha sua fórmula antigamente. Atualmente são outros produtos sintéticos que compõem a base mais comum para esse tipo de acabamento.
As tintas esmalte são especialmente boas para a utilização em superfícies de ferro ou madeira. Assim, janelas de ferro, corrimãos e estruturas metálicas leves terão um acabamento melhor e mais durável se pintados com tinta esmalte. E embora a madeira possa receber vários tipos de acabamentos, portas feitas desse material são tradicionalmente pintadas com esmalte por conta do alto nível de manuseio, visto que o esmalte permite a lavagem dessa superfície com mais facilidade.
O acabamento de esmalte é bastante peculiar e as pessoas geralmente percebem quando ele foi utilizado. Possui alto brilho, embora exista a versão fosca. Seu acabamento dá sensação de uma película formada sobre a superfície e, por isso mesmo, não é muito adequada para o uso direto na parede, porque dependendo da aplicação podem surgir bolhas ou descascamento. O custo dessa tinta é mais alto do que o das outras, por conta de seu uso mais específico, e em menores superfícies.
Fonte: http://casaeimoveis.uol.com.br/tire-suas-duvidas/arquitetura/qual-e-a-diferenca-entre-os-varios-tipos-de-tinta-como-saber-quando-usar-cada-uma.jhtm

Pedra são tomé
Encontrada em São Tome das Letras (MG), a pedra São Tome é usada desde a década de 40, principalmente em áreas externas. É um quartzito que possui nobreza de texturas, e é antiderrapante. Sua principal característica é não absorver o calor e não reter a água.
Devido a sua beleza e resistência podem ser usados como pisos naturais, revestimento de paredes e detalhes em fachadas internas ou externas.
Fonte: http://www.pedreirassaotome.com.br/
Acrílica
A tinta acrílica, de forma geral, tem aspecto muito similar ao do látex, também é solúvel em água e seca rapidamente. A diferença é que sua fórmula contém resinas acrílicas, o que proporciona ao produto alta impermeabilidade uma vez aplicado, tornando-o especialmente eficaz para pinturas externas.
Essa impermeabilidade também torna a tinta acrílica interessante para uso em áreas molhadas da casa, como na cozinha e lavabo. As tintas acrílicas podem ser lavadas, ao contrário do látex, que deve ser limpo apenas com pano úmido.
O acabamento tende a ser mais brilhante que o do látex, ainda que exista a versão fosca: portanto, preste atenção ao comprar para garantir o tipo de acabamento final que deseja. Outro fator importante é o custo. A tinta acrílica tenderá a ser mais cara que a látex, então cuidado com a especificação.
Fonte: http://casaeimoveis.uol.com.br/tire-suas-duvidas/arquitetura/qual-e-a-diferenca-entre-os-varios-tipos-de-tinta-como-saber-quando-usar-cada-uma.jhtm

Piso laminado
É um piso constituído de lâminas de madeiras em larguras e comprimentos variados, composta de aglomerados HDF.
A camada superior exibe a estampa decorativa artificial e vem protegida pelo overlay (resina de melamina).
É funcional como isolante térmico, e principalmente acústico.
Fonte: http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/pisos-laminados/
http://casanobre.com.br/site/carpetes/piso-de-madeira/
Pedra madeira
A Pedra Madeira recebe este nome devido à sua pigmentação, pois a mesma lembra a textura de algumas madeiras.
É uma das mais procuradas pedras para revestimentos de fachadas, muros e detalhes externos e internos, principalmente nos tons amarelados, apesar de sua vasta gama de tonalidades, que abrangem também o vermelho, rosa, branco, verde, jacarandá, etc.
Fonte: http://www.pedramineira.com.br/pedra-madeira.php
Materiais e Revestimentos
Sessão nº 1

Profª: Jéssica Azevedo
Tintas
Fonte: http://www.quintelatorres.com.br/escolha-a-tinta-e-acerte-na-pintura-das-paredes

Pedra mineira
A Pedra Mineira é usada desde a década de 40, principalmente em áreas externas.
Seu grande diferencial deve-se a capacidade de não reter calor, mesmo sob sol forte, além de ser antiderrapante e possuir uma coloração mesclada que vai desde o branco, passando pelo bege, cinza e amarelo.
É ideal para a aplicação em bordas de piscina e calçadas em geral.
Fonte: http://www.pedramineira.com.br/pedra-mineira.php
Látex PVA
O PVA vem do nome da substância usada atualmente para fabricar a tinta látex, o Acetato de Polivinila.
O acabamento em látex PVA é adequado para a parte interna das residências, que podem ser limpas apenas com um pano úmido. O acabamento desse tipo de tinta é muito bom, assim como seu recobrimento da camada anterior de pintura (se ela existir). Seca rapidamente, e o odor típico de pintura é mínimo.
Porém, o produto não é adequado para áreas molhadas ou que possam receber chuva, e para recobrimentos de acabamento em alto brilho, como um corrimão, por exemplo; as superfícies pintadas com látex PVA também são mais difíceis de limpar.
Sua base é solúvel em água.
Fonte: http://casaeimoveis.uol.com.br/tire-suas-duvidas/arquitetura/qual-e-a-diferenca-entre-os-varios-tipos-de-tinta-como-saber-quando-usar-cada-uma.jhtm

Madeiras certificadas
A certificação florestal garante que a procedência da madeira seja oriunda de um manejamento correto. Isso permite que o consumidor ou comprador escolha um produto de qualidade, com valor agregado. Madeiras certificadas são produtos que não degradam o meio ambiente e contribuem para o desenvolvimento social e econômico das florestas. O plano de manejo determina que, em uma área de um hectare (equivalente a um campo de futebol), de duas a três árvores podem ser retiradas a cada ciclo de 25 a 30 anos.
A produção de madeira certificada é feita a partir do levantamento de árvores de um determinado espaço e requer a aprovação de um órgão oficial, no caso o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) ou algum órgão estadual competente. Neste processo, uma instituição credenciada pelo Conselho de Manejo Florestal (FSC) audita a certificação. O FSC é hoje o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e todos os continentes.
Ao comprar móveis ou produtos com certificado, o consumidor tem a certeza de estar estimulando práticas legais e éticas, que conservam a floresta, respeitam os trabalhadores e as comunidades locais e asseguram
o pagamento de impostos.
Fonte: http://www.jfronza.com.br/madeira-certificada-o-que-e-isso

Materiais e Revestimentos
Sessão nº 1

Profª: Jéssica Azevedo
Compostos alternativos ao uso da madeira
Pisos frios
Ao contrário dos pisos quentes, os pisos frios são ótimos condutores de calor.
O que isso quer dizer?
-São materiais que facilmente fazem troca de calor.
Sendo assim, uma cerâmica, por exemplo, rouba o calor do corpo rapidamente, dando a sensação de que o piso é frio.
Com um piso frio sentimos desconforto ao pisar descalço no chão em épocas de inverno.
São muito utilizados em regiões quentes.
Fonte: http://aldeiatem.com/blog/?p=11840
Romântico
Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/casa-e-decoracao/estilos-de-decoracao/
Estampa floral, cores suaves e algumas peças vintage compõem o estilo.
Porcelanato
Há cerca de 20 anos, no início da década de 1990, surgiu no mercado brasileiro o porcelanato, importado da Itália. Rapidamente, tornou-se sensação no mercado por apresentar resistência mais alta do que a cerâmica comum e homogeneidade muito grande em suas peças, além de cortes com acabamento superior. 
É feito com uma mistura de porcelana e diversos minerais, passando por uma queima a mais de 1200 graus Celsius.
O resultado é mais homogêneo, muito denso, vitrificado e mais resistente do que as cerâmicas convencionais, além de ser menos poroso e, portando, ter um índice de absorção de água muito baixo
Fonte: http://casaeimoveis.uol.com.br/tire-suas-duvidas/arquitetura/quais-as-diferencas-entre-ceramicas-e-porcelanatos-como-escolher.jhtm
Pode ser:
Esmaltado ou Polido
Rústico
Elementos de madeira e fibra natural são o destaque da decoração.
Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/casa-e-decoracao/estilos-de-decoracao/
Hippie
Cores, objetos étnicos e peças artesanais compõem o visual hippie.
Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/casa-e-decoracao/estilos-de-decoracao/
Retrô/Vintage
Tem o clássico em peso, como a bancada da pia, combinado a ladrilhos hidráulicos, abajour e cuba moderna.
Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/casa-e-decoracao/estilos-de-decoracao/
Estéticas:
Faz relação com o estilo a ser usado no projeto.

Ex:

Retrô
Hippie
Rústico
Moderno
Romântico
Clean
Provençal

Funcionais:
De forma que o uso do material atenda às necessidades a serem supridas.
Ex:
Piso externo
Fonte: http://www.portobello.com.br/blog/revestimento/porcelanato-voce-sabe-o-que-e/

Piso interno
São elas:
Funcionais
Estéticas
Econômicas
Visuais
Materiais e Revestimentos
Sessão nº 1

Profª: Jéssica Azevedo
OS MATERIAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS
Clean
Pede móveis retos e sem adornos, poucos objetos (de presença forte) e cores neutras.
Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/casa-e-decoracao/estilos-de-decoracao/
Moderno
Móveis de linhas retas, simetria, cores quentes (em geral), metal e itens tecnológicos definem este estilo.
Fonte: http://vidaeestilo.terra.com.br/infograficos/casa-e-decoracao/estilos-de-decoracao/
Provençal
Vindo do interior da França, sua base é clássica – inspirada no interior dos palácios e castelos (rococó).
As pátinas, pintura branca e decapê marcam o estilo, aliado às estampas florais, cores claras e tons pastéis combinados com o verde, bege, lilás e azul.
Fonte: http://blog.tendtudo.com.br/encante-estilo-provencal//
Visuais:
Influencia na aparência, conforto, seguido do estilo do projeto, podendo-se utilizar artifícios de luz e cor.

Ex: Piso fosco ou brilhante

Fosco
Brilhante
Fonte:http://veridianaperes.com.br/site/pisos-de-madeira/

Fonte: http://revista.penseimoveis.com.br/especial/rs/editorial-imoveis/19,480,3060002,Dicas-para-decidir-o-melhor-tipo-de-piso-para-os-ambientes-da-casa.html
Pastilhas de vidro, mármore, pedra, aço inox, cerâmicas...
Hoje encontram-se os mais variados tipo de pastilhas.
Normalmente vendidas em tela (30x30), por unidade ou m².
Sua colocação é fácil e rápida, com argamassa e finalizada com rejunte.
São muito utilizadas na decoração, sendo coringas em efeitos como, por exemplo, "ampliar" o pé direto ou a largura da parede.

Materiais e Revestimentos
Sessão nº 1

Profª: Jéssica Azevedo
PISOS QUENTES
X
PISOS FRIOS
Pisos quentes
Chamamos de pisos quentes aqueles feitos com materiais maus condutores de calor. A sensação de frio ou calor se baseia no fluxo de calor do corpo para o ambiente. Assim, se tocarmos um objeto feito de material mau condutor, supondo que a pele esteja mais quente que o objeto, haverá pouca passagem de calor, que fica retido na superfície. Com isso, a temperatura da pele e do objeto tendem a ficar equilibradas.
Essa característica se enquadra perfeitamente em um piso que se pode pisar descalço da primavera ao inverno. Vem de encontro com a ideia de lar e aconchego. Pisos como madeira, bambu ou mesmo os laminados remetem a essa intimidade doméstica. 
Fonte: http://delas.ig.com.br/casa/arquitetura/pisos+para+aquecer+a+casa/c1237807371769.html
Materiais e Revestimentos
Sessão nº 2

Profª: Jéssica Azevedo
Pastilhas
Econômicas:
Existem materiais para diversos públicos e classes. Sua qualidade pode ser influenciada pelo alto ou baixo custo, porém, isto não é regra.
Ex: Piso frio
Cerâmica
Porcelanato





































Clique para editar o título mestre
Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
19/3/2014



20

35

33

32

31

36

37

38

17

40

41

30

29

28

21

16

22

23

24

25
http://veridianaperes.com.br/site/pisos-de-madeira/
13

26

27

42

39

49
Clique para editar o título mestre
Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
19/3/2014


Clique para editar o título mestre
19/3/2014


Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível

46
Clique para editar o título mestre
Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
19/3/2014



48






































Clique para editar o título mestre
Clique no ícone para adicionar uma imagem
Clique para editar o texto mestre
19/3/2014






































19/3/2014


Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível


Clique para editar o título mestre
Clique para editar o texto mestre
Clique para editar o título mestre
Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
19/3/2014



45
Clique para editar o título mestre
Clique para editar o texto mestre
19/3/2014



43
Clique para editar o título mestre
Clique para editar o texto mestre
Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
Clique para editar o texto mestre
Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
19/3/2014


Clique para editar o título mestre
19/3/2014


19/3/2014



44

51




































Clique para editar o título mestre
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre
19/3/2014





19/3/2014

Clique para editar o texto mestre
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível



Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.