MEDIAÇÃO E RESILIENCIA

Share Embed


Descrição do Produto

MEDIAÇÃO E RESILIENCIA

Com o advento da nova Lei sobre Mediação e do novo Código de Processo Civil, criou-se no meio jurídico uma expectativa em relação a resultados e desenvolvimento das demandas judiciais. Reação natural ante o novo que, diga-se de passagem, não é tão novo. Em que pesem às inúmeras expectativas quanto ao procedimento da mediação, há uma questão que me inquieta: a capacidade de resiliência. “Como?” – diriam alguns. “Mas o que é isso?” – diriam outros. Pois bem, a resiliência é a capacidade que o homem possui de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum. Ter conhecimento sobre essa capacidade das partes é fator importante para desenvolver um bom trabalho e conseguir êxito na mediação. Todos somos capazes de enfrentar adversidades e, depois de um tempo, por ferramentas próprias ou pela ajuda de profissionais, encontrar novamente o equilíbrio em nossa vida. Fazer com que exercitem essa capacidade é tarefa do mediador, pois a forma como ela será trabalhada com as partes será fator determinante no resultado da mediação. Se bem direcionada, facilitará o reestabelecimento e o fortalecimento do canal de comunicação entre as partes, caso contrário, todo o trabalho estará fadado ao fracasso. Nos casos em que se identifique uma resistência quanto às posturas e às posições, o mediador deve lançar mão das técnicas e ferramentas utilizadas para a mediação. Muitas das vezes, na prática, identificamos que a causa da resistência da parte consiste na queixa de ela não ser ouvida. Dar-lhe voz (pela mediação) faz com que ele, ou ela, supere as próprias barreiras – falar do problema é importante e, se o mediador não for um bom ouvinte, seu trabalho não terá bons frutos.

Pois o próprio mediador necessita de desenvolver sua capacidade de resiliência. Ajustar-se ao novo, vencer os obstáculos, lidar com as próprias limitações, sem ceder às pressões externas ou internas, é o desafio de todos nós!

Resiliência na Psicologia Na área da psicologia, a resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação. A teoria diz que resiliência é a possibilidade do indivíduo de tomar uma decisão quando tem a chance de tomar uma atitude que é correta, e ao mesmo tempo tem medo do que isso possa ocasionar. A resiliência demonstra se uma pessoa sabe ou não funcionar bem sob pressão. Resiliência na Administração Na área da administração, resiliência faz parte dos processos de gestão de mudanças. Para as pessoas que trabalham nas organizações, elas devem ter um grande equilíbrio emocional, principalmente, para saber lidar com os problemas relacionados com o trabalho, quando as situações não ocorrem como elas esperavam. Além disso, a

resiliência diz respeito à capacidade de tomar medidas que minimizam os problemas que surgem no contexto laboral. Resiliência significa voltar ao estado normal, e é um termo oriundo do latim resiliens. Resiliência

possui

diversos

significados

para

a

área

dapsicologia, administração, ecologia e física. Resiliência é a capacidade de voltar ao seu estado natural, principalmente após alguma situação crítica e fora do comum. Resiliência Ambiental No contexto da ecologia, a resiliência é a aptidão de um determinado sistema que lhe permite recuperar o equilíbrio depois de ter sofrido uma perturbação. Este conceito remete para a capacidade de restauração de um sistema. A noção de resiliência ambiental ficou conhecida a partir de 1970, graças ao trabalho do famoso ecologista canadiano C. S. Holling.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.