Mentiras sobre o desarmamento na Austrália

June 4, 2017 | Autor: Helvécio Júnior | Categoria: Security Studies, Armas, Guns
Share Embed


Descrição do Produto

Mentiras sobre o desarmamento na Austrália
Helvécio de Jesus Júnior – Mestre em Relações Internacionais pela PUC-RJ e Doutor em História pela UFES. Professor de Segurança Internacional na Universidade Vila Velha, UVV-ES.

Os desarmamentistas costumam usar o exemplo australiano para afirmar que as medidas de controle de armas lá obtiveram sucesso. Mais uma mentira obviamente! Em primeiro lugar é importante notar que o número de homicídios nesse país já estava caindo há pelo menos uma década antes das medidas restritivas em 1996 e 1997. Ou seja, não há correlação evidente entre a queda no número de homicídios e o controle de armas. Outro dado que refuta a tese desarmamentista é que a Austrália hoje teve um forte efeito de retorno à posse de armas isto é, os cidadãos voltaram a se armar e o número de armas na Austrália em 2010 já havia atingido o patamar de 1996.
É preciso aqui analisar as correlações e não olhar os números de forma absoluta. A política de desarmamento na Austrália começou entre 1996 e 1997 após aquele ataque de um maníaco doente mental contra dezenas de pessoas desarmadas. (se estivessem armadas ele não teria tido tanto sucesso!)
Vamos a alguns pontos:
1. A proibição era para armas automáticas (military style) O cidadão pode comprar abaixo de .40. e menos de 10 cartuchos. Revólveres não foram proibidos também. E muitos que queriam ter armas que foram proibidas começaram a tirar registro de caça. O que é bem mais simples que no Brasil.
Em outras palavras, como afirmei anteriormente, isso ajudou o número de portes de armas voltar a crescer. Um estudo estatístico do Prof. Philip Alpers da Universidade de Sidney comprova isso: http://www.sbs.com.au/news/article/2013/01/14/australias-gun-ownership-levels-return

(os dados na tabela acima mostram que o número de homicídios se manteve estável e quando caiu o número de porte de armas já havia voltado a subir! E o número de roubos aumentou!)
2. Vamos a alguns números, fontes australianas! O número de porte de armas se elevou fortemente e em consequência disso o número de homicídios caiu! A ideia do governo era "less guns, less crimes", mas o que foi comprovado foi "more guns, less crimes".
Alguns anos depois da lei de desarmamento: "Passados seis anos, a taxa de crimes violentos na Austrália continuou a crescer. Assaltos a mão armada continuaram a crescer. O roubo com uso de armas cresceu 166% no país. O confisco e destruição de armas adquiridas legalmente custou $500 milhões aos contribuintes australianos" (Gary Mauser, 2003).
O estudo completo está aqui, é um dos mais amplos sobre a situação em países que adotaram políticas de desarmamento: http://www.sfu.ca/~mauser/papers/failed/FailedExperimentRev.pdf
Ou seja, a situação pós-desarmamennto piorou e depois de 2003 começa a melhorar junto com a elevação do número de porte de armas. Os dados foram retirados do Australian Institute of Criminology.
3. Nesse estudo da professora australiana Jenny Mousos: "Homicídio envolvendo armas de fogo está em declínio, mas as taxas de homicídios totais permaneceram basicamente as mesmas a partir de 1995 até 2001 (Mouzos: 2001). No entanto, os primeiros relatos mostram que a taxa nacional de homicídios pode ter começado a subir novamente".
O ponto aqui é simples, logo após as sanções contra as armas civis a situação piorou. São dados OFICIAIS do Australian Institute of Criminology.
4. Por fim, quando a situação começou a melhorar? Quando os cidadãos voltaram a comprar armas legais. O número de portes de armas voltou a ser igual ao de 1996, antes da proibição, como disse no ponto 1. Os próprios australianos provam isso com seus números. Veja as conclusões do mais recente estudo sobre o tema nas palavras da Profª. australiana Samara McPhedran:
"Normalmente , a legislação de armas de fogo australiana tem sido baseada no lema 'menos armas, menos crimes ', o que pressupõe que a redução do número de armas de fogo legalmente detidas na sociedade levará a reduções no uso indevido de arma de fogo . No entanto , os resultados deste estudo sugerem que há pouca, se alguma , relação entre o número de armas de fogo legalmente detidas na jurisdição mais populosa da Austrália , e os níveis de crime arma nesse estado . Em outras palavras, mais armas não significa mais crime".
Em suma, eles mesmos comprovam que somente quando voltaram a possuir armas os números de violência caíram.







Fontes

http://www.scoop.co.nz/stories/WO1303/S00023/new-australian-study-shows-more-guns-less-crime.htm

Aqui estão os números do rearmamento australiano acompanhado da queda dos índices de violência: http://m.smh.com.au/national/australia-reloads-as-gun-amnesties-fail-to-cut-arms-20130113-2cnnq.html

Relatório do Crime Prevention Research Center produzido para o Parlamento da Austrália comprovando que não há relação entre as medidas restritivas e o declínio de crimes violentos: http://crimeresearch.org/2014/10/cprcs-report-to-the-parliament-of-australia-on-the-ability-of-australian-law-enforcement-authorities-to-eliminate-gun-related-violence-in-the-community/

Estudo da profª Samara McPhedran:

http://www.scoop.co.nz/stories/WO1303/S00023/new-australian-study-shows-more-guns-less-crime.htm








John Lott: Hillary Clinton is wrong about gun laws in Australia and UK. Disponível em: http://dailycaller.com/2015/10/22/hillary-clinton-is-wrong-about-gun-laws-in-australia-and-the-uk/

"Over the past six years, the overall rate of violent crime in Australia has continued to increase. Robbery and armed robbery rates continue to rise. Armed robbery has increased 166% nationwide. The confiscation and destruction of legally owned firearms cost Australian taxpayers at least $500 million". (Gary Mauser, 2003)

"Homicide involving firearms is declining but the total homicide rates have remained basically flat from 1995 through to 2001 (Mouzos 2001). However, early reports show that the national homicide rate may have begun climbing again". Mouzos (2003)
"Typically, Australian firearms legislation has been based on a 'less guns, less crime' view, which assumes that reducing the number of legally owned guns in society will lead to reductions in firearm misuse. However, the results from this study suggest there is little, if any, relationship between the number of legally owned guns in Australia's most populous jurisdiction, and levels of gun crime in that state. In other words, more guns does not mean more crime".


Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.