Mercado Brasil-Trinidad e Tobago (2003-2014)

July 27, 2017 | Autor: T. Silva De Oliveira | Categoria: Brasil, Relações Internacionais, Trinidad and Tobago, Comercio Exterior
Share Embed


Descrição do Produto

FACULDADE ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR (ASCES).

Thales Silva de Oliveira.
Curso: Relações Internacionais.
Disciplina: Estatística.
Professor: Róbson Góes.
3º Período.
Turno: Matutino.

CONSTATAÇÃO DE MERCADO ENTRE BRASIL E TRINIDAD E TOBAGO DESDE O PRIMEIRO MANDATO DE LULA ATÉ OS DIAS ATUAIS.

Trinidad e Tobago (República de Trinidad e Tobago) é um país insular, situado na região marítima do Caribe, próxima a Venezuela, seu nome curiosamente descende da questão do país ser formado por duas grandes principais ilhas, além de pequenos arquipélagos, sendo Trinidad a maior ilha e a que abriga a capital, Porto of Spain. Assim como a maioria dos países da América Latina, Trinidad foi colonizada, sendo território historicamente muito cobiçado por suas riquezas naturais no período das grandes colônias, disputas envolveram franceses, espanhóis, ingleses, entre outras diversas nações, incluindo até alemães, alguns autores somam 22 mudanças de domínio no território dos arquipélagos, porém a colonização definitiva ficou a cabo do Reino Unido, do qual Trinidad só se viu independente em 1962, tendo sua República proclamada apenas em 1976.
A capital, Port of Spain, localiza-se a 2.963,87 quilômetros de distancia, em linha reta, de Brasília, capital brasileira. Com uma população de cerca de 1,34 milhões de habitantes, Trinidad e Tobago tem um PIB de cerca de 27 milhões de dólares, renda per capita de pouco mais de 20 mil dólares, seu IDH é de 0,766 (considerado elevado), ocupando o 64º lugar no ranking mundial, onde 98,8% da população é alfabetizada, a moeda oficial é o dólar de Trinidad e Tobago e o idioma oficial é o inglês.
O país é culturalmente bastante diverso, devido à grande miscigenação de povos, crenças e culturas que se misturou nas ilhas, o carnaval é conhecido pelas ricas fantasias que enfeitam as ruas no período anterior a quaresma, outro evento importante do ano acontece em julho, onde, na ilha de Tobago acontece o Tobago Heritage Festival (Festival da Herança ou da Tradição) onde acontecem amplas mostras culturais, artísticas, folclóricas e culinárias da região. A rapper Onyka Tanya Maraj (Saint James, 1982), de nome artístico, Nicki Minaj, é uma das figuras nascidas na ilha mais conhecidas no mundo, com milhões de álbuns vendidos em todo o mundo, conhecida por suas parcerias e participações em músicas, pelo uso intenso de alter-egos com personalidades extremamente diferentes, pelas referencias misturadas de cores e conceitos artísticos e pelo modo diferente de fazer raps com versos inesperados.
Com uma economia emergente, o país se destaca pelas crescentes indústrias de fertilizantes, ferro, aço; entre outros minerais, incluindo os que visam produzir energia, destacando-se as indústrias petrolíferas e petroquímicas que descendem das grandes reservas de petróleo e gás natural do país.
As perspectivas econômicas e industriais de Trinidad e Tobago têm clara influência no comércio do Brasil com as ilhas, observando que as demandas das principais indústrias de Trinidad e Tobago são as que preenchem a maioria do comércio existente entre as duas nações latino-americanas.
A partir de análises feitas utilizando os dados cedidos pelo Alice Web, site oficial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior brasileiro, através da tabela (SH – 2 dígitos) da fornecida pela Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM) que divide as mercadorias em de 01 a 99 por tipos de produtos, essa análise via fazer a constatação do mercado, em relações as principais mercadorias exportadas e importadas por nós em relação a Trinidad e Tobago, no período de janeiro de 2003 à dezembro de 2014, ou seja, desde o primeiro governo Lula até os dias ultimo ano, utilizando-se dos dados estatísticos que podem demonstrar como se comportou o mercado Brasil-Trinidad e Tobago-Brasil nesse período.
É possível observar claramente que as tabelas que demonstram as exportações feitas pelo Brasil a Trinidad e Tobago tem números imensamente maiores e uma maior variedade de produtos em relação aos produtos de Trinidad e Tobago importados pelo Brasil, este em números muito menores e com uma menor variedade de tipos de mercadorias. É uma questão simples, que dependem de até mesmo das populações destas nações e da grandeza das indústrias destas, embora a indústria da ilha insular seja bastante desenvolvida, é obvio que o tamanho da população, principalmente quando se pensa em população economicamente ativa, influencia bastante em várias questões. Não é uma perspectiva ruim de mercado de troca de mercadorias, apenas um reflexo natural do tamanho das produções dos dois países, ainda mais considerando que o mercado entre as duas nações é relativamente pequeno.
Utilizando como referencias os pesos das mercadorias, é possível observar, através dos dados estatísticos de freqüência simples, acumulada e relativa, é possível ver que os reflexos da política externa brasileira refletiram no comercio entre as duas nações, observando que os números e a variedade de produtos eram bem maiores no primeiro mandato de Lula e nos primeiros anos do segundo mandato deste em relação aos últimos anos de Lula e aos mandatos de Dilma Roussef. Sabendo-se que Lula realmente abriu mais as portas do mercado brasileiro para o cenário internacional e que nos últimos anos desde e na política externa de Dilma, onde o mercado brasileiro tornou-se um pouco mais fechado.
Fazendo-se a média geral das freqüências relativas dos pesos dos produtos e aplicando estes dados em um gráfico é possível observar a influencia das demandas de cada mercado em relação ao que é ofertado pela outra naca e vice e versa, como já supracitado.
Durante o período escolhido para análise, cerca de 76% dos produtos brasileiros exportados para Trinidad e Tobago eram constituídos e minérios, escórias e cinzas, onde se pode observar a forte influência da indústria de ferros e minerais desse tipo, outros tipos de mercadoria (NCM/SH – 2 dígitos) que se destacam nas exportações do Brasil para Trinidad e Tobago são os mercados de sementes (3%), açúcares (2%), bebidas (incluindo alcoólicos) (1%), resíduos de alimentos utilizados em indústrias alimentares e alimentos preparados para animais (2%), combustíveis minerais (outro reflexo das indústrias já supracitadas) (4%), madeiras e carvão vegetal (1%), ferros e aços (2%), entre outros produtos da tabela da NCM que ocupam, cada um, menos de 1% do mercado, estes somados totalizam cerca de 9% das exportações.
Sobre as importações de mercadorias (utilizando-se a mesma tabela da NCM) que o Brasil compra à Trinidad e Tobago, observa-se que fatores parecidos vão influencias no comportamento deste mercado, sendo apontado que no período de janeiro de 2003 à dezembro de 2014, cerca de 58% das importações são de produtos químicos inorgânicos, entre esses elementos radioativos e de metais de terras raras e 26% de combustíveis minerais. Outros produtos de destaque nas importações são o sal, enxofre, terras e pedras, gesso, cal e cimento que ocupam cerca de 2% das importações, produtos químicos orgânicos (4%), ferros a aços (9%) e outros produtos da tabela da NCM que ocupam, cada um, menos de 1% do mercado, estes somados totalizam cerca de, quase, 1% das importações.
Assim, observa-se que o comércio entre o Brasil e Trinidad e Tobago atende muito mais as demandas desses mercados do que qualquer coisa que esteja relacionada a acordos bilaterais de comercio e coisas do tipo, não sendo um mercado de grandes proporções para nenhuma das duas nações, mas um mercado amigável e aparentemente promissor, levando-se em conta a proximidade geográfica das duas nações e as evidentes perspectivas culturais que muito se parecem.




Média Geral das Importações.
Média Geral das Exportações.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.