MERCADO DE TRABALHO DO ADMINISTRADOR DA QUALIDADE

May 30, 2017 | Autor: R. Alcântara Vital | Categoria: Administração e Gestão Educativa
Share Embed


Descrição do Produto


MERCADO DE TRABALHO DO ADMINISTRADOR DA QUALIDADE

Adileuza Andrade Cardoso
Cíntia Prates Cavalcante
Ellis Cristina Barbosa de Souza
Viviane Santos de Oliveira Meira
RESUMO

Este artigo constitui-se como resultado do desenvolvimento do projeto interdisciplinar Mercado de Trabalho do Administrador da Qualidade em Montes Claros. Expõe as características do mercado de trabalho, áreas e porte das empresas que mais absorvem administradores da qualidade, além das qualificações necessárias para se inserir nesse.

Palavras-Chave: Mercado, Trabalho, Administrador, Qualidade, Montes Claros.

INTRODUÇÃO

A globalização da economia provocou mudanças drásticas nas empresas, que vão desde a necessidade de qualificação de mão de obra até a gestão da qualidade dos produtos e serviços oferecidos a consumidores cada vez mais exigentes. Excelência em qualidade é a nova arma contra a concorrência. Considerando esse novo cenário econômico, percebemos a necessidade no mercado de trabalho por profissionais na área da qualidade que possam atuar no ambiente de manufatura como no de serviços, bem como nas diversas áreas e funções da administração. Pois a evolução dos setores produtivos apresentam potencialidades e dificuldades que podem ser resolvidos mediante aplicação da gestão da qualidade, que trará o desempenho da produção de bens e serviços e da própria empresa.

OBJETIVOS

Este trabalho tem como objetivo conhecer as características do mercado de trabalho do administrador da qualidade em Montes Claros. Tentaremos descobrir quais áreas mais absorvem administradores da qualidade, identificar as empresas que mais precisam de administradores da qualidade e conhecer as qualificações necessárias para inserir-se nesse mercado.

MATERIAIS E MÉTODOS

A metodologia utilizada na pesquisa e construção deste artigo divide-se em dois momentos, o primeiro – e contínuo – a revisão bibliográfica, pois toda pesquisa deve fundamentar-se em teorias reconhecidas, uma vez que conhecer a literatura e o que foi publicado anteriormente é imprescindível para apoiar o trabalho em uma base sólida de conhecimentos e práticas; e o segundo momento, a pesquisa de campo utilizamos como técnica a entrevista e um questionário que foi entregue ou enviado por e-mail às empresas, como meio de coleta de dados, após realizamos a tabulação e, por fim, a construção desse artigo apresentando os resultados obtidos. Foram analisados quesitos como: sexo, idade, escolaridade, realização de cursos de graduação, setor de atuação e porte da empresa, existência de profissional especificamente para área de qualidade na empresa e visão de mercado. Os recursos utilizados para realização desta pesquisa foram materiais, como notebook, tablet, internet, impressora, cartuchos de tinta preta e colorido, papel A4, bloco de anotações, lapiseiras, borrachas, canetas, entre outros; e recursos humanos: acadêmicos e entrevistados.

RESULTADOS

Na Tabela 1 encontramos a resposta dada aos questionários enviados.

Tabela 1. Distribuição dos Resultados de Respostas a Questionários Distribuídos. Montes Claros, 2013
Número de Questionários
Frequência
%
Respondidos
05
71
Não retornados
02
29
Total
07
100

Analisados os 05 questionários devolvidos, foram estudados o sexo e a faixa etária dos entrevistados, conforme Tabela 2 e Gráfico 1.

Tabela 2. Distribuição dos Entrevistados por Sexo. Montes Claros, 2013
Gênero
Frequência
%
Masculino
05
100
Feminino
00
0
Total
05
100




No estudo da escolaridade, foi analisada a existência de curso superior, como aparece na Tabela 3.

Tabela 3. Distribuição dos Entrevistados Segundo Nível de Formação. Montes Claros, 2013.
Nível de Formação
Frequência
%
Ensino Médio
02
40
Graduação Incompleta
03
60
Graduação Completa
00
00
Total
05
100

Nas Tabelas 4 e 5, consideramos o setor de atuação e porte da empresa em atua os profissionais entrevistados.

Tabela 4. Distribuição dos Entrevistados Segundo Setor de Atuação da Empresa. Montes Claros, 2013.
Setor de Atuação
Frequência
%
Farmácia/Manipulação
01
20
Eletrônicos e Eletrodomésticos
03
60
Outros
01
20
Total
05
100


Tabela 5. Distribuição dos Entrevistados Segundo Porte da Empresa. Montes Claros, 2013.
Porte da Empresa
Frequência
%
Pequeno
01
20
Médio
01
20
Grande
03
60
Total
05
100

A Tabela 6 demonstra o estudo da existência de profissional especificamente para área da qualidade na empresa.

Tabela 6. Distribuição dos Entrevistados Segundo Existência de Profissional Especificamente para Área da Qualidade. Montes Claros, 2013.
Profissional para Área da Qualidade
Frequência
%
Sim
04
80
Não
01
20
Total
05
100

DISCUSSÃO

Dos 07 questionários enviados, 02 não retornaram no prazo estipulado para a pesquisa. Desse modo, nosso índice de retorno foi de 71%. Acreditamos que esse tipo de pesquisa é um fato novo e que, com o tempo, haverá adesão mais consistente a esse tipo de pesquisa, o que talvez explique os questionários não retornados. O conhecimento dos resultados deste trabalho e o aperfeiçoamento desse instrumento serão elementos essenciais para diminuir o número de não-respostas.
Não houve equilíbrio na frequência dos sexos, sendo que 100% dos entrevistados foram homens. A faixa etária de idade predominante (40%) entre 30 a 35 anos de idade. Dos entrevistados (40%) tem formação do ensino médio e sendo maioria com graduação incompleta (60%), nenhum possui graduação completa ou pós-graduação. De acordo com o setor de atuação nas empresas, (20%) está no setor de manipulação de medicamentos. Outros (60%) estão no setor de eletrônicos e eletrodomésticos, distribuídos na área de produção e gerência de vendas e (20%) na área de administração da empresa.
A maioria (80%) das empresas entrevistadas possui um profissional responsável pela área da qualidade, a justificativa seria devido à preocupação com o aumento da demanda e crescimento da cidade de Montes Claros, pois as empresas necessitam cada vez mais de qualidade para oferecer a seus clientes. E (20%) ainda não possui um profissional especificamente para a área da qualidade, devido à empresa ser de pequeno porte. Segundo a pesquisa o que impede o aumento e crescimento das vagas para administradores da qualidade é a falta de profissionais qualificados, falta de fiscalização e baixo salário.
Para melhor entender-se o mercado de trabalho atual na área da qualidade é preciso conhecer como foi o processo de desenvolvimento desta cidade, por meio da leitura do livro "Formação Social e Econômica do Norte de Minas" de Oliveira et al. pudemos conhecer melhor a ascensão de Montes Claros como centro regional, que se deu de forma lenta e gradual. O fluxo de comercialização que passa por Montes Claros como a ferrovia causou grande impacto no comércio, a cidade tem o sistema atacadista imperando, e esse aumento no fluxo comercial também teve impulso sobre o financeiro, a notar-se pela quantidade de agências bancárias que a cidade possui.
Após a inclusão do Norte de Minas na área de atuação da SUDENE (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste) e a chegada da industrialização em Montes Claros houve aumento na densidade populacional e melhores condições de infraestrutura, o que contribuiu para que um percentual significativo dos investimentos se concentrasse nessa cidade. O isolamento em relação a outros centros e também a capital fez com que quase todos os serviços administrativos descentralizados de âmbito regional como os órgãos públicos estaduais viessem para Montes Claros, o que fortaleceu a cidade como centro de serviços, administração e comércio.
A evolução positiva no município de Montes Claros pode ser constatada através dos indicadores sociais, como aumento da escolaridade e expectativa de vida, que foi possibilitada pela instalação de universidades, faculdades e diversas outras escolas de cunho técnico e profissionalizante, além dos hospitais e sistema de saúde pública. Esse é o cenário da pesquisa a que nos propomos realizar, a fim de conhecer as características do mercado de trabalho na área da qualidade em Montes Claros.
Segundo pesquisas bibliográficas e respostas dos entrevistados o Administrador da qualidade tem uma ampla área de trabalho, como fábricas, estabelecimentos comerciais, instituições financeiras, empresas prestadoras de serviços, órgãos públicos, hospitais, segurança do trabalho, saúde ocupacional e terceiro setor. Quem mais contrata profissionais nessa área são as indústrias, especialmente as dos setores automobilístico, petroquímico, eletroeletrônico e alimentício, e empresas prestadoras de serviços, que buscam obter certificação de qualidade.
Mesmo empresas de pequeno e médio porte têm necessidade da implantação e manutenção de um sistema de gestão da qualidade. A ampliação do conceito de qualidade nas empresas - que passou a incluir aspectos relacionados às áreas de meio ambiente e responsabilidade social - elevou a demanda, e o mercado está aquecido no país inteiro, mas a procura é mais intensa nas regiões que concentram polos industriais, como Sul, Sudeste e Nordeste.
O livro "A qualidade desde o projeto: os novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços" tem como objetivo auxiliar as empresas a alcançar a liderança em qualidade, através do domínio das disciplinas do planejamento para a mesma. Define o planejamento de qualidade como uma série universal de passos e mostra a relação entre essa série e a maneira global pela qual gerenciamos a qualidade, mostrando como implementar a série universal nos vários níveis de hierarquias da empresa, além de apresentar metodologias de apoio e exemplos de casos de planejamento para a qualidade.
Com a crescente procura por certificações, o administrador da qualidade, vem sendo cada vez mais requisitado, pois suas responsabilidades são: conduzir e controlar os processos de produção, observar a percepção do cliente sobre o atendimento, os produtos entregues ou serviços prestados, realizar a coordenação da implantação, manutenção e melhoria do sistema de gestão da qualidade da empresa, acompanhar a rotina de trabalho e a prestação de serviços em empresas de diversos setores, em busca de maior qualidade e produtividade.
Além das atividades citadas anteriormente o administrador da qualidade pode especializar-se em auditorias para órgãos nacionais e internacionais que emitem as certificações de qualidade, como as da série ISO (International Organization for Standardization ou Organização Internacional para Padronização), na área de recursos humanos, desenvolvendo políticas de integração, atualização e reciclagem do quadro de funcionários. Na área da qualidade, o administrador deve apresentar competências como: ser centrado e organizado, mas também deve ser comunicativo, pois ele lida com praticamente todos os colaboradores da empresa.
Segundo Aristóteles "Só fazemos melhor aquilo que, repetidamente, investimos em melhorar. A busca de excelência não deve ser um objetivo, e sim um hábito". Esta prática pode garantir a sobrevivência de uma empresa, pois o trabalho contínuo do administrador da qualidade e de sua equipe de colaboradores motivados leva ao desenvolvimento da qualidade que têm como reação a produtividade e competitividade no mercado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Neste estudo, realizado sobre "O mercado de trabalho do administrador de qualidade", em 2013, percebemos que o mercado é promissor, devido à preocupação das empresas em manter sistemas eficientes que possibilitem a qualidade total, pois perceberam que a qualidade deixou de ser um aspecto do produto e responsabilidade de apenas um departamento específico e passou a ser um problema da empresa abrangendo todos os aspectos de suas operações, mas a poucos profissionais qualificados na área, e muitas empresas de pequeno porte que não tem como contratar um profissional especifico para a área. O administrador da qualidade necessita ser um profissional ativo, empreendedor, com postura criativa, aberto a novas ideias, catalisador de mudanças e consciente de que sua atualização profissional faz parte de um processo de aprendizado permanente. Pouco mais da metade dos entrevistados possui graduação completa, trabalha em outra área, mas respondera ao questionário, pois tem conhecimento do profissional na empresa entrevistada.
A falta de profissionais qualificados acarreta a perda de produtividade, esse problema é recorrente em todas as áreas que envolvem a qualidade. As principais dificuldades estão relacionadas à falta de capacitação técnica, desconhecimento de requisitos e de produtos específicos da área de atuação, entre outros. Para resolver o problema é preciso não só aprimorar a relação entre os elos da cadeia, mas padronizar o conhecimento dos profissionais que atuam na área da qualidade, além de investir em novos profissionais capacitados.

REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informações e Documentação: Trabalhos Acadêmicos: Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Brasília: MEC/SEF, 1998.

FAZENDA, Ivani (Org). Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 1991.

Guia do Estudante. Gestão da Qualidade. Disponível em Acesso em 27 abr. 2013.

JURAN, Joseph M. A Qualidade desde o Projeto: Os Novos Passos para o Planejamento da Qualidade em Produtos e Serviços. São Paulo: Pioneira, 1992.

MONTES CLAROS. Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros. Potencialidades. Montes Claros: Unimontes, 2008.

MOTA, Anamélia Custódio. Projeto Pedagógico. Edição nº 373, Jornal Mundo Jovem, fevereiro de 2007.

OLIVEIRA, Marcos Fábio Martins; et al. Formação Social e Econômica do Norte de Minas. Montes Claros: Ed. Unimontes, 2000.

Universidade Metodista de São Paulo. Gestão da Qualidade. Disponível em: Acesso em 27 Abr. 2013.

APÊNDICE I
Questionário do Projeto
O Mercado de Trabalho do Administrador da Qualidade em Montes Claros

Dados Pessoais
Nome: _____________________________________________________________________
Naturalidade: ___________________________ Raça: ______________________________
Idade: ___________ Sexo: __________________ Estado civil: ________________________ Graduação: _________________________________________________________________
Instituição: __________________________________________________________________
Pós-graduação lato senso:
( ) Não ( ) Sim / Qual área? ____________________________________
Qual instituição:______________________________________________________________
Pós-graduação stricto sensu:
( ) Não ( ) Sim / Qual área? ____________________________________
Qual instituição: ___________________________________________________________

1. Em qual empresa você trabalha?
___________________________________________________________________________
2. Em relação ao porte, qual a classificação da empresa em que você atua?
___________________________________________________________________________
3. Em que setor da empresa você atua?
___________________________________________________________________________
4. A empresa em que você trabalha possui um profissional especificamente da área de qualidade?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Como definiria o mercado de trabalho atual para o administrador da qualidade em Montes Claros?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. Quais setores do mercado mais contratam administradores da qualidade em Montes Claros?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. Você poderia citar algumas empresas em nossa cidade que possuem administradores da qualidade?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. Quais fatores estimulam o crescimento do mercado de trabalho na área da qualidade?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. O que impede o aumento de vagas para administradores da qualidade?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10. Que dicas você dá para aqueles que querem seguir carreira na área da qualidade?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________


AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Deus por nos permitir dar mais esse passo.
Ao Prof. Msc. Admilson Eustáquio Prates, pela honra do convívio com esse grande acadêmico e por toda ajuda prestada nessa jornada.
Aos nossos familiares que sempre nos apoiaram com esperança.
Aos Professores que tanto nos ensinaram: Elaine Mírian Mendes Veloso, Paulo de Tarso Ramos, Marcus Gonçalves Caldeira, William Borges e Marco Antônio Ramos Canela. Obrigadas pela partilha e apoio.
Aos colegas que sempre estiveram conosco, obrigadas pela força!
E, finalmente, agradecemos às Faculdades Integradas do Norte de Minas – FUNORTE pela oportunidade e por nos acolher tão bem.



Acadêmica 1º Período do Curso de Administração – Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte.
e-mail: [email protected]
Acadêmica 1º Período do Curso de Administração – Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte.
e-mail: [email protected]
3Acadêmica 1º Período do Curso de Administração – Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte.
e-mail: [email protected]
Acadêmica 1º Período do Curso de Administração – Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte.
e-mail: [email protected]

5Ver Apêndice I.



Faixa Etária

Frequência








Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.