Método Universal para Obtenção de Tabuadas 2 (MUPOT)

July 9, 2017 | Autor: Alberto Farias | Categoria: Mathematics, Knowledge Management, Machine Learning, Mathematics Education, Educación
Share Embed


Descrição do Produto

Método para obtenção de Tabuadas
(MUPOT)
por
Alberto Raicer de Farias

Introdução:
Durante o processo de ensino a efetuação da divisão é considerada complexa devido a grande quantidade de passos que constituem o seu algoritmo assim como a dificuldade peculiar que os alunos demonstram quando o assunto envolve recitar tabuadas. Assim, faz-se necessário elaborar um método que propicie situações de aprendizagens capazes de utilizar as tabuadas tal como a conhecemos, bem como, exercitá-las com uma frequência adequada para que seja apreendida pelos alunos, principalmente do ensino fundamental I, de maneira realmente significativa, e suficiente para permitir avanços em desenvolver habilidades relativas a problemas que envolve cálculo com números e principalmente divisão.

Objetivo:
Este artigo tem por finalidade tornar público um método capaz de gerar a tabuada de qualquer número natural por meio de uma disposição especial das tabuadas convencionais, já conhecidas e obsoletas, porém necessárias, por exemplo, para resolução de processos aritméticos advindos, principalmente, daqueles que envolvem a efetuação de divisão. Acredito que a abordagem aqui adotada, dentre as muitas possíveis, seja suficiente para que o leitor a entenda e utilize o método de maneira imediata e assim consiga superar as dificuldades inerentes ao processo de ensino e aprendizagem de assuntos relativos ao processo de efetuar uma divisão.

Método:
O método como disse consiste na disposição das tabuadas convencionais que conhecemos para formar as tabuadas de qualquer número desejado, e espero que o exemplo que se segue seja suficiente para que o leitor contemplete-o com o mesmo entusiasmo que tive quando me ocorreu esta ideia e cuja a simplicidade e a elegância do método se tornam evidentes em situações de aprendizagens, , que dele podem surgir e que podem ser explorados durante a prática pedagógica na sala de aula. Consideremos a construção da tabuada de um número natural qualquer, como por exemplo 34.

Dezena: 3 6 9 12 15 18 21 24 27 30
Unidade: 4 8 12 16 20 24 28 32 36 40

A partir desta disposição inicial realizamos o agrupamento utilizando uma barra inclinada / tal como está indicado abaixo:

Dezena: 03/ 06/ 09/ 12/ 15/ 18/ 21/ 24/ 27/ 30/
Unidade: 0/4 0/8 1/2 1/6 2/0 2/4 2/8 3/2 3/6 4/0

Tabuada: 34 68 102 136 170 204 238 272 306 340
do 34

Como podemos observar as tabuadas parciais geram tabuadas de qualquer outro número desde que a soma dos algarismos sejam feitas conforme a maneira sugerida pelo esquema acima, ou seja, as dezenas são agrupadas por uma barra / de maneira a ter 2 algarismos a sua esquerda, e os quais serão adicionados aos algarismos à esquerda do agrupamento obtido pela barra inclinada / entre os algorismos das unidades.
Perceba que a barra / tem por finalidade apenas separar, de maneira a agrupar 2 algarismos das dezenas e 1 algarismo da unidade, em que os algarismos à esquerda, deste modo agrupados devem ser adicionados entre si, enquanto que o algarismo da direita na unidade se repete para formar assim a tabuada do número desejado.
Acredito que isto seja suficiente para que o leitor vislumbre a funcionalidade deste método e que seu uso seja suficiente para sanar as dificuldades tão corriqueiras que os profissionais da educação, principalmente nos anos iniciais, tem que lidar para ensinar o algoritmo da divisão.
Desde já me coloco a disposição para esclarecer dúvidas que possam surgir sobre a aplicação da tabuada para efetuar divisão, e agradeço aos leitores que puderem apreciar este artigo com críticas ou quaisquer tipo de comentários, para que assim possa melhorar ainda mais a apresentação deste artigo.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.