Mídia e Etnia - Há espaço para o debate étnico nos meios de comunicação? O multiculturalismo é devidamente representado na mídia?

October 8, 2017 | Autor: Michel Carvalho | Categoria: Representação, Estereotipos, Mídia, Negro
Share Embed


Descrição do Produto

Mídia e Etnia Há espaço para o debate étnico nos meios de comunicação? O multiculturalismo é devidamente representado na mídia?

Michel Carvalho Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, Jornalista e Educador Social da Rede EDUCAFRO/BS

Mídia e Etnia Algumas constatações: •

Negros e negras costumam aparecer em papéis

subalternos ou depreciativos na TV; •

As peças publicitárias reservam pouco espaço para

modelos negros; •

Os negros só ultrapassam 10% de personagens numa

novela quando esta tem a escravidão como temática;



As produções brasileiras sofrem influências da ideologia

do branqueamento.

Mídia e Etnia Algumas constatações: •

Os meios de comunicação de massa reproduzem o

racismo velado presente na sociedade brasileira; •

Os estereótipos associados aos negros são reforçados

pelo discurso midiático; •

A mídia brasileira estabelece um padrão de beleza

europeu; •

Para Muniz Sodré, o racismo midiático é suscitado pela

negação, o recalcamento, a estigmatização e a indiferença profissional.

Mídia e Etnia A mídia conservadora costuma deslegitimar as bandeiras do movimento negro, como a política de cotas. Observe a capa da revista Veja de 6 de junho de 2007. No texto, a publicação chega a comparar a reserva de vagas para negros aos métodos nazistas de segregação racial

Mídia e Etnia  O jornalista Ali Kamel, diretor executivo de jornalismo da Rede Globo de Televisão, escreveu o livro Não Somos Racistas em que repudia veementemente a adoção de cotas nas universidades públicas, além de defender o mito da democracia racial.

Mídia e Etnia Campanha Educativa

A cartilha “Previna-se contra furto e roubo a pedestre na Rodoviária” feita pelo destacamento da Polícia Militar na Câmara dos Deputados e distribuída na rodoviária e no metrô de Brasília.

Mídia e Etnia Propaganda Institucional

Após ação da SEPPIR, a Caixa Econômica Federal substitui a peça publicitária sobre os 150 anos da instituição. No novo comercial, um ator negro interpreta Machado de Assis. Na propaganda original, suspensa em setembro deste ano, o escritor tinha sido interpretado por um ator branco.

Mídia e Etnia Propaganda Institucional

Campanha de divulgação do serviço de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica da prefeitura de João Pessoa (PB)

Mídia e Etnia Propaganda Institucional

Campanha de conscientização sobre o lixo no chão da SuperVia, concessionária de transporte público do Rio de Janeiro.

Mídia e Etnia Publicidade: Diz o artigo 20 do capítulo II do CBARP (Conselho Brasileiro de Autorregulação Publicitária): “Nenhum anúncio deve favorecer ou estimular qualquer espécie de ofensa ou discriminação racial, social, política, religiosa ou de nacionalidade””.

Mídia e Etnia

Propaganda Canibais da Maionese Hellmann's

Mídia e Etnia Anúncios Publicitários

Mídia e Etnia Anúncios Publicitários

EUA

POLÔNIA

Mídia e Etnia Anúncios Publicitários

Mídia e Etnia Anúncios Publicitários

Mídia e Etnia Anúncios Publicitários

Mídia e Etnia Anúncios Publicitários

Mídia e Etnia Histórias em quadrinhos H

Gibi Ronaldinho Gaúcho nº 24 – Dez/2008

Mídia e Etnia Jornal Impresso

Charge publicada no jornal Correio Lageano (SC) em 16 de fevereiro de 2007

Mídia e Etnia Charge

Mídia e Etnia Cinema O cinema norteamericano tem uma longa história de produção de estereótipos ligados ao negro, como filme Dia de Treinamento, em que o ator Denzel Washington interpreta um policial corrupto.

Mídia e Etnia Cinema Uma distribuidora italiana produziu pôsteres com imagens de 12 Anos de Escravidão com a foto de Brad Pitt em primeiro plano e o protagonista do filme, o ator negro Chiwetel Ejiofor, retratado sem destaque.

Mídia e Etnia Web É comum ver palavras que denotam preconceito racial na mídia, tanto na impressa quanto na eletrônica. Os jornalistas cometem os mesmos erros que fazem na sociedade. Veja o exemplo ao lado:

Mídia e Etnia Telenovela As novelas brasileiras repetem o processo de estereotipia. Um exemplo foi a novela A Cor do Pecado exibida em 2003 pela Rede Globo. Começando pelo título, o folhetim polemizou ao abordar a questão racial de forma superficial e caricata

Mídia e Etnia Geralmente, as religiões afro-brasileiras são abordadas de maneira negativa e discriminatória nos meios de comunicação. Os rituais dessas religiões costumam ser associados à prática do mal e da feitiçaria.

Mídia e Etnia

Nayara Justino sofreu forte rejeição do público. Além disso, foi ridicularizada nas redes sociais, comparando-a ao personagem Zé Pequeno, filme Cidade de Deus.

Mídia e Etnia Apesar de tudo, alguns marcos: A primeira protagonista negra foi interpretada pela atriz Taís Araújo na novela Xica da Silva, exibida em 1996 pela extinta TV Manchete.

Em 1996, foi lançada a primeira publicação voltada exclusivamente para o público negro, a revista Raça. Só em 2002, o jornal de maior audiência da TV brasileira foi apresentado por um negro, o jornalista Heraldo Pereira.

Mídia e Etnia Diz o Estatuto da Igualdade Racial: 1) A produção veiculada pelos órgãos de comunicação deverá valorizar a herança cultural e a participação dos afro-brasileiros; 2) Na produção audiovisual destinada à veiculação em TVs e no cinema, oportunidades de emprego para profissionais negros deverão ser destinadas, sendo vedada qualquer tipo de discriminação. 3) Entidades e órgãos da administração pública deverão incluir cláusulas de participação de artistas negros nos contratos de realização de filmes, programas ou quaisquer outras peças de caráter publicitário.

Mídia e Etnia O que fazer? 1. Políticas afirmativas para inclusão de profissionais negros na mídia;

2. Pressionar a mídia para que ela valorize a história e a cultura afro-brasileira; 3. Denunciar toda abordagem racista veiculada na mídia. 4. Incluir disciplinas que discutam questões étnicas nos cursos de comunicação.

Mídia e Etnia Referências:  A Negação do Brasil de Joel Zito Araújo  Claros e Escuros de Muniz Sodré  Mídia e Racismo de Silvia Ramos  Mídia e Etnicidades de Fernando Conceição  O Negro nos Espaços Publicitários Brasileiros de Francisco Leite e Leandro Leonardo Batista

Mídia e Etnia Email: [email protected]

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.