Mito das Eras ou Raças

August 8, 2017 | Autor: Carolina Toniolo | Categoria: Mitologia
Share Embed


Descrição do Produto

Eras ou Raças

O mito das Eras, também denominado Raças, assim como as demais histórias apresentadas ao longo da obra "O trabalho e os dias", foi proposto por Hesíodo para explicar a decadência do ser humano no decorrer dos tempos.
Composto por cinco Eras que são representadas metais, o mito inicia-se com o mais nobre, o ouro, e termina com o menos valioso, o ferro. Entre elas, está incluída a Era dos Heróis.
Hesíodo introduz o mito descrevendo a era do Ouro, que compreende o reinado do Deus Cronos. Nessa época, os humanos viviam em perfeita harmonia com os deuses. Sua vida era pacífica e eles não estavam fadados à velhice, sua morte ocorria durante o sono. O trabalho agrícola se fazia desnecessário, uma vez que a terra produzia tudo espontaneamente.
Próximos e caros para os Deuses, os homens da era do Ouro tornavam-se, de acordo com Hesíodo (2012, p. 75), "guardiões dos humanos perecíveis {eles vigiam as sentenças e as cruéis ações, vestidos de bruma, vagando por toda a terra,}".
A segunda, denominada era de Prata, caracteriza-se pela existência de humanos que viviam cem anos como crianças, mas que faleciam logo após seu amadurecimento. Esses homens recusavam-se a servir aos imortais, cultuar e fazer oferenda aos Deuses. Assim como os primeiros homens, a era destes chegou ao fim e eles foram para o Hades, e passaram a ser chamados de "bem-aventurados mortais subterrâneos".
Assim, teve-se início a terceira Era, ou Raça de Bronze. De acordo com Hesíodo, esses homens dessemelhantes aos seus conterrâneos, possuíam fala articulada, mas eram violentos, executando os trabalhos de Ares, o Deus da Guerra. Com inúmeras brigas entre si e o desinteresse pelo trabalho agrícola, esses homens acabaram por assinar sua própria sentença: a morte.
Zeus então criou a quarta raça, esta não associada a um metal e que precede a atual era em que vivemos, a do Ferro. Chamada Raça dos Heróis, essa é a época em que semideuses e heróis como Aquiles, Ulisses e Heitor habitaram a terra. Ligados aos Deuses como nenhuma outra raça após a de Ouro, estes homens viveram entre Deuses, muitos deles sendo protegidos e guiados durante a guerra de Tróia, como os troianos e sua relação íntima com Apolo e Ulisses com Atena. Após sua extinção, os homens dessa era juntaram-se aos homens da Era do Ouro e vivem nas ilhas dos bem-aventurados.
Hesíodo afirma então que Zeus criou então outra raça de homens, esses, também de fala articulada, assemelham-se aos homens atuais e pertencem à denominada era do Ferro. "Que eu não mais fizesse parte então da quinta raça de homens, mas tivesse morrido antes ou nascido depois." (HESÍODO, 2012, p. 81).
Nesta Era, que está intrinsecamente relacionada ao mito de Prometeu e Pandora, o egoísmo impera e o desrespeito está presente até mesmo entre pais e filhos. Os homens lutarão entre si por posses, serão infiéis às suas palavras e recorrerão aos Deuses apenas quando deles precisarem. Entretanto, apesar de todo o mal enraizado e latente, o bem ainda existe no coração dos homens, convivendo de forma indissolúvel com o mal.
Diferente da Era do Ouro, aqui o homem precisa trabalhar cada vez mais para garantir o seu sustento. Diferente das demais Eras, os homens da Era do Ferro, tem sua vida findada com o nascer de seus cabelos brancos ou quando Zeus vem a ceifá-los.




Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.