MOTOTAXISMO: De Solução de Problema Social à Solução de Problema de Acessibilidade

Share Embed


Descrição do Produto

MOTOTAXISMO De Solução de Problema Social à Solução de Problema de Acessibilidade

Ihering Guedes Alcoforado

INTRODUÇÃO

Existem duas abordagens politicas dominantes no estudo do mototaxismo. Uma concebe o mototaxismo como parte da solução (informal) de um problema social (emprego e renda), por meio do que se gera um outro problema. A outra abordagem concebe o mototaxismo como parte da solução (regulatória) de um problema de acessibilidade, por meio do que se gera uma outra solução e se configurando um pluralismo legal e regulatório no âmbito do sistema de transportes..

1. O MOTOTAISCMO COMO PARTE DA SOLUÇÃO (INFOMAL) DE UM PROBLEMA SOCIAL (emprego e renda)

Um exemplo de trabalho que o mototaxismo é parte da solução de problema de social (emprego e renda), ao tempo

em que gera outro problema, é o trabalho dos colombianos Martha Yánez Contreras e Jose Alejandro Villalba Vimos que reconhecem que o mototaxismo tem " [...] raíces en los profundos problemas sociales de las ciudades colombianas, convirtiéndose a su vez en un problema social de enormes dimensiones."

Os autores colombianos aludidos acima consideram no artigo EVALUACIÓN SOCIOECONÓMICA DE LA MEDIDA DEL PICO Y PLACA SOBRE EL MOTOTAXISMO EN CARTAGENA tanto forças econômicas provenientes do lado da oferta como do lado da demanda no estabelecimento, extensão e fortalecimento do mototaxismo, o qual é tratado como um sistema informal e não complementar.

Do lado da oferta do serviço, segundo os autores os fatores determinantes da opção pelo mototaxismo e sua informalidade, além da sua extensão e fortalecimento são múltiplos. Uma é a falta de emprego que debitam as "[...] características socioeconómicas de la población mototaxista", as quais segundo eles " limitan sus posibilidades de encontrar empleos en el sector formal de la economía". Ou seja, entendem ser a falta de emprego a " [...] a razão predominante sobre a prática da atividade da atividade do mototaxismo". A outra é "[...] la caída en el precio de las motocicletas y las facilidades de financiación [...]"

Do lado da demanda, o que envolve as condições para sua extensão e fortalecimento, os autores enfatizam a existência de "[...] un sistema de transporte público (formal) urbano

ineficiente caracterizado por su insuficiente capacidad para absorber a la creciente demanda, los altos tiempos de viajes y la incomodidad".

Do exposto acima, pode-se extrair algumas conclusões. A primeira é que os fatores explicativos da existência do mototaxismo em Cartagema não tem aderência a realidade da região metropolitana de Salvador. Primeiro porque o mototaxismo soteropolitano não concorre com o sistema convencional, já que opera nas suas franjas, por meio do que dá capilaridade ao sistema de transportes, permitindo que o usuário disponha de um subsistema complementar nas áreas de pé de morro e, fim de linha, assegurando acessibilidade as populações residentes nessas áreas, ou seja, alimenta o sistema formal. Segundo porque não existe em Salvador um demanda crescente, mas uma demanda decrescente. Os altos tempos de viagem não é colocado como o principal problema para os usuários do sistema em Salvador, para os quais o principal problema é a frequência.

3. O MOTAXISMO (INSTITUCIONAL) DO ACESSIBILIDADE

COMO PARTE PROBLEMA DE

DA SOLUÇÃO REGULAÇÃO A

Um exemplo de trabalho que o mototaxismo é parte da solução (Regulatória) de problema de acessibilidade é a Monografia de André Cruz, que concebe o mototaxismo como parte da solução do problema da acessibilidade

. Esta Mono parte da constatação da multiplicidade de subsistemas de transportes como resultado da evolução natural dos meios de circulação existente no trânsito. Neste contexto o (sub)sistema do mototaxismo, também se organiza da derivação intuitiva e da regulamentação informal. o que o leva a insinuar que como o transporte público, por não ser um bem econômico público puro, não tem uma necessidade imperativa de uma regulação monopolizada pelo estado.

3. COMENTARIOS FINAIS

A conclusão é que dada a complexidade do sistema, é recomendável que se abandone o frame da informalidade e, se parte a considerar que parte da normatização fique no âmbito da organização privada (auto-regulação) e, parte na esfera do Estado, configurando um pluralismo legal e regulatório no âmbito do sistema de transportes.

REFERÊNCIAS

CRUZ, André Santos, Mototáxi: uma alternativa de mobilidade urbana na cidade Salvador. Monografia de Conclusão de Curso de Ciências Econômicas. FCE/UFBA (Orientador Ihering Guedes Alcoforado) http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16037

CONTRERAS, Marta Y; GONZÁLEZ, Karina A. Determinantes de la Decision de los Mototaxistas en Cartagena (Colombia) de Infringir la Medida de Pico y Placa IN Revista Facultad de Ciencias Económicas: Investigación y Reflexión, vol. XXII, núm. 1, enero-junio, 2014, pp. 35-47 http://www.redalyc.org/pdf/909/90931814004.pdf

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.