No compasso do corpo e da dança

July 25, 2017 | Autor: Bruno Blois | Categoria: Dance Studies, Dance Education, Dance
Share Embed


Descrição do Produto

Aulas 16 de Março de 2014 - 07h10
No compasso do corpo e da dança
Professor Bruno Blois Nunes desenvolve método que alia desenvolvimento corporal com passos de dança de salão
Por: Max Cirne
[email protected] 

Passo a passo se aprende a dançar. Seja no forró, no bolero, no samba, no tango ou na salsa, a prática ensinada nas academias obedece a mesma cartilha. A cada nova aula, um diferente passo de dança. Mas, de que adianta exercitar e reproduzir um movimento se este, muitas vezes, não é sentido pelos dançarinos, não expressa a música ou então perde-se no tempo da batida? 

O professor de dança Bruno Blois Nunes conta que recentemente mudou sua metodologia de ensino, após perceber que as pessoas não representavam a magia das canções enquanto bailavam. "Mesmo casais que dançam há muito tempo não apresentam evolução. É preciso aprender primeiro a base", comenta. Assim, o especialista lança em Pelotas, na próxima terça-feira, seu novo método, que prioriza o desenvolvimento corporal, em um aulão aberto ao público no Espaço de Terapias Corporais Cláudia Weingärtner. 





Nunes oferece aula experimental do estilo, aberta ao
público, na próxima terça-feira (Foto: Moizés
Vasconcellos - DP)


Etapas do bailar

"É uma questão de escada", define. "É preciso subir o primeiro degrau, para seguir avançando nos próximos. O curso foca inicialmente em diferentes habilidades dos alunos, como maneira de caminhar, equilíbrio, coordenação motora, força, percepção de espaço e musicalidade", elenca. A tradicional dança de salão não é deixada de lado. Gradativamente, um passo ou outro é repassado nas aulas. Mas, para cada um deles é preciso reforçar os ensinamentos básicos. "No início é mais lúdico, depois fica mais técnico", explica.



 Profissional pelotense investiu em especialização nos
diversos estilos musicais, como o samba (Foto:
Divulgação - DP)




Os encontros com o professor objetivam ainda ampliar os sentidos dos alunos. Ao contrário da repetida marcação dos movimentos, Nunes busca o diálogo e a conexão do dançarino com a música, fazendo com que este sinta e transmita através do corpo as sensações que a canção está emitindo. Sua proposta é proporcionar, além de uma aula de dança, uma experiência sensorial. 


Trajetória no salão

Bruno é formado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e, desde o período acadêmico, envolve-se em projetos voltados à dança. Para se especializar no ramo realizou inúmeros cursos, tanto no Estado como fora dele. Entre as atividades, aulas de tango em Florianópolis e de salsa e forró em São Paulo. Essas experiências o levaram a ministrar classes em academias e em parcerias com a prefeitura do município.

Seu currículo adquiriu ainda mais destaque com a conclusão do curso de formação de professores com Jaime Arôxa, considerado um dos maiores profissionais de dança do país. Também participou de aulas com o coreógrafo da Rede Globo Marcelo Grangeiro. Começou a desenvolver esta nova proposta de dança, voltada para o corpo, quando percebeu que nos cursos somente ensinavam passos de dança e aquilo não era suficiente. 

Primeiro encontro

Como o método parte do zero, as aulas de Bruno Blois Nunes são indicadas para iniciantes. A maior dificuldade, segundo ele, pode vir a ser a persistência. "Porque o resultado não é imediato", salienta. Mas, reforça que para reproduzir com destreza qualquer passo de dança é necessário aprender a base dos movimentos. Este é o diferencial.

A aula experimental de dança, com duração média de uma hora, é diversão para qualquer faixa etária. Não é preciso se inscrever. Os interessados podem comparecer, a partir das 19h de terça-feira, no Espaço de Terapias Corporais Cláudia Weingartner, situado na rua Doutor Amarante, 342. As turmas serão definidas após o primeiro encontro. O local também oferece yoga, treinamento funcional, massagem terapêutica e habilidades cognitivas. 

Serviço

O quê: aula experimental com o professor de dança Bruno Blois Nunes

Quando: terça-feira, às 19h

Onde: Espaço de Terapias Corporais Cláudia Weingartner, na rua Doutor Amarante, 342

Entrada franca

Mais informações pelos telefones 3227-4520 e 9958-7648


Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.