NO PRELO - Extensão em Foco (2016) | Divulgação em extensão universitária: um relato sobre o levantamento de revistas de extensão vigentes no Brasil

May 27, 2017 | Autor: Maria Laís Leite | Categoria: Extensão Universitária, Publicação Acadêmica
Share Embed


Descrição do Produto

Extensão em Foco

Divulgação em extensão universitária: um relato sobre o levantamento de revistas de extensão vigentes no Brasil 1

Daniely Pinheiro Soares [email protected] Carlos Wagner Oliveira [email protected] Maria Laís dos Santos Leite [email protected]

INTRODUÇÃO

A Extensão Universitária é uma prática que possibilita que projetos extensionistas desenvolvam ações relacionadas ao conhecimento acadêmico e configura-se como uma forma de contribuir para o desenvolvimento de comunidades, pois são nelas que os projetos são desenvolvidos, e dos estudantes envolvidos, pois tais práticas fomentam o seu aprendizado, tendo como resultado o fortalecimento entre a universidade e a sociedade. Essa afirmação é comprovada a seguir, uma vez que segundo o documento elaborado no I Encontro de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade. A Extensão é uma via de mão dupla, com trânsito assegurado à comunidade académica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da práxis de um conhecimento académico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento [...] (FORPROEX, 1987, p. 11).

Desta forma é necessário que tais ações sejam divulgadas a todos, sendo demonstrados sua importância e os resultados que foram conquistados através de seu desenvolvimento, a fim de efetivá-los e incentivar que novos projetos sejam criados. E uma maneira de tornar público o relato dessas experiências é a publicação em revistas destinadas a promoção da extensão universitária, e aqui no Brasil existem diversos periódicos nessa modalidade. Minha atuação como bolsista se dá diretamente na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Cariri (UFCA), mas especificamente a Coordenadoria de Difusão e Fomento, onde trabalho como Apoio a Publicações, desde o mês de março de 2016, juntamente com outra bolsista. Minha função consiste em divulgar os 1

Caderno de Experiências

eventos e as revistas de extensão que estão recebendo submissões de trabalhos, a fim de incentivar as ações cadastradas a apresentaram o que seus projetos vêm desenvolvendo, assim como auxiliar na elaboração da Revista Extações que está sendo produzida pela PROEX. Nesse contexto demonstra-se aqui nesse trabalho como ocorreu uma das atividades que desenvolvi dentro da bolsa, que foi o levantamento das revistas de extensão universitárias disponíveis no país, que ainda estão vigentes, e sua divulgação a comunidade acadêmica da UFCA, especialmente aos envolvidos em projetos vinculados a Pró-Reitoria de Extensão.

2

A PROEX/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) é uma instituição de ensino superior criada pela Lei 12826, de 05 de junho de 2013, resultando da separação com a Universidade Federal do Ceará. A UFCA está sediada em Juazeiro do Norte e possui campus em mais 4 (quatro) cidades, Barbalha, Crato, Icó e Brejo Santo, todas no estado do Ceará. Segundo a Lei nº 12826, de 05 de junho de 2013, a UFCA tem como objetivo “ministrar ensino superior, desenvolver pesquisa nas diversas áreas do conhecimento e promover a extensão universitária, caracterizando sua inserção regional mediante atuação multicampi” (BRASIL, 2013). Além disso, visa promover a inclusão social e o desenvolvimento da região, baseando suas ações nos pilares Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura. A mesma encontra-se dividida entre diversos setores, entre eles há a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) que é responsável pelo acompanhamento dos projetos e programas de extensão universitária que são implantados nos campi da universidade, sendo essas ações voltadas às seguintes áreas: trabalho, tecnologia, educação, comunicação, cultura, meio ambiente, saúde e direitos humanos. Tendo como missão promover a interação entra a Universidade e a sociedade, resultando em um impacto positivo tanto na formação do estudante quanto na transformação da comunidade, que estão envolvidos em projetos extensionistas. Visando consolidar a extensão como componente fundamental da formação do estudante e das ações como um todo da UFCA. Segundo o Manual da Extensão Universitária da UFCA (2015, p.11), A Pró-reitoria de Extensão definiu cinco como seus objetivos principais: a) Propor políticas e coordenar a viabilização da extensão da Universidade Federal do Cariri; b) Incentivar e realizar ações para o atendimento de demandas da sociedade, especialmente das Regiões Cariri e Centro-Sul onde se localiza; 2

Extensão em Foco c) Desenvolver a articulação da UFCA para implementação de programas e ações de extensão; d) Articular parcerias com instituições externas à universidade que permitam maior alcance das suas atividades por meio da ampliação dos recursos humanos e materiais necessários à sua consecução; e) Avaliar a extensão na UFCA, em função dos indicadores dispostos no Plano Nacional de Avaliação da Extensão proposto pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão.

Esses objetivos casam perfeitamente com as diretrizes que a mesma segue, estando de acordo com a Política Nacional de Extensão Universitária, documento elaborado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão (2012, p. 17), sendo elas: “Interação Dialógica, Interdisciplinariedade e interprofissionalidade, Indissociabilidade Ensino-PesquisaExtensão, Impacto na Formação do Estudante e, finalmente, Impacto e Transformação Social”.

3

A PUBLICAÇÃO EM EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Como dito anteriormente os projetos de extensão possibilitam que os conhecimentos adquiridos em sala de aula sejam colocados em prática, trazendo benefícios a todos os envolvidos com as ações extensionistas. Neste sentido, a extensão serve de veículo para que o conhecimento produzido dentro da universidade seja absorvido, trabalhado, criticado na sociedade e devolvido sob a forma de novos saberes e demandas, resultando em um conhecimento construído coletivamente. Assim, a universidade, através da extensão, vai trabalhando as necessidades e realidades da sociedade e, além de gerar o novo conhecimento, vai atendendo às suas reivindicações (PROENÇA, 2004, p.1).

Essas publicações periódicas geralmente estão ligadas a instituições de ensino superior, que visam exatamente expor ao público os conhecimentos adquiridos através das ações que seus projetos promovem ou promoveram, demonstrando a todos como a extensão se faz necessária na vida acadêmica dos discentes. E foi com esse intuito que a Coordenadoria de Integração da Pró-Reitoria de Extensão da UFCA fez o levantamento desses periódicos que se encontram ativos no Brasil, para que assim a comunidade acadêmica da mesma possa estar ciente das possibilidades que possuem para divulgarem os resultados de seus trabalhos de extensão.

4

A QUE PÚBLICO SE DIRECIONA

O levantamento das revistas elaborado é direcionado aos envolvidos nos projetos de extensão, para que os mesmos possam divulgar os resultados das ações que

3

Caderno de Experiências

promovem. Tendo sido elaborado pela Coordenadora Maria Laís dos Santos Leite e os bolsistas Daniely Pinheiro Soares e Júcier Gonçalves Junior.

5 PROCEDIMENTOS ADOTADOS (METODOLOGIA) NA PRÁTICA A SER RELATADA O levantamento das revistas de extensão universitária vigentes do Brasil foi feito, durante o mês março de 2016, por mim e pelo ex-bolsista Júcier Junior, a partir de uma pesquisa anteriormente elaborada pela Coordenadora de Integração em 2014. O documento oficial foi elaborado em etapas, primeiramente foi feita a verificação das revistas que ainda estavam recebendo publicações e que se mantinham atualizadas. Depois foi feita a pesquisa por novas revistas, que não constavam na lista, sendo verificada a sua vigência e só assim incluídas no documento. Ambas as atividades de pesquisa foram feitas por meio da utilização da internet, uma vez que esses periódicos são de acesso on-line. No documento além do nome da revista, colocamos uma breve descrição sobre elas, para que a sua finalidade fosse vista ao ser utilizado. Assim a pessoa que busca uma revista que receba submissões na área que seu trabalho se encontra possa saber qual(ais) estão disponíveis. Nessa descrição encontra-se também o número de ISSN das revistas, que consiste em um código numérico que identifica de forma única a publicação em série, sejam revistas, jornais, ou qualquer outro material do tipo, independentemente do ser impresso ou digital.

Segundo o site do ISSN World, O International Standard Serial Number (ISSN) é utilizado para publicações que tenham periodicidade, ou seja, publicados mais de uma vez, dentro de um período especifico, tal como a cada ano (anual), a cada 6 meses (semestral), a cada mês (mensal), a cada 2 meses (bimestral), 2 vezes ao mês (bimensal), quinzenal, semanal, diário etc.

Além do nome da revista e sua descrição, também é disponibilizada o link de acesso as mesmas, assim não será preciso ficar buscando na rede, facilitando ao usuário a sua utilização. A elaboração desse documento durou cerca de um mês, desde a pesquisa para saber quais ainda se encontram funcionando até a divulgação do mesmo, que foi feita

4

Extensão em Foco

através do grupo no facebook e no site da mesma, sendo disponibilizado, de forma digital, na biblioteca virtual da Pró-Reitoria de Extensão da UFCA. Todo esse trabalho foi feito visando mostrar aos extensionistas as opções que possuem para divulgarem os resultados se duas ações, incentivando-os a publicarem cada vez mais seus trabalhos, trazendo benefícios tanto para eles quando para a sociedade.

6 RESULTADOS ALCANÇADOS COM A PRÁTICA ATÉ O MOMENTO; Como resultado obteve-se um documento com a listagem de trinta e três revistas, organizadas em uma tabela com três colunas, com os campos: Periódico, onde se encontra o nome da revista em questão; Descrição, onde está um breve resumo com informações sobre a mesma, como por exemplo, a área temática, a instituição a qual está ligada, o público alvo, o tipo de publicação (mensal, semestral anual, bimestral, trimestral, etc.), entre outras coisas, e o ISSN/e-ISSN da mesma; e Endereço Eletrônico, onde ficam os links de acesso das revistas. Como pode ser vista nas imagens a seguir:

5

Caderno de Experiências

Imagem 1 - Print do Arquivo do Levantamento das Revistas de Extensão

Fonte: autora

7. O QUE SE APRENDEU COM A EXPERIÊNCIA Em todas as universidades existem atividades de extensão, porém nem todas possuem muitas publicações sobre as ações desenvolvidas pelos projetos. Esse é o caso da Universidade Federal do Cariri, que possui 83 ações cadastradas apenas esse ano de 2016, mas que não há divulgação de seus resultados através de revistas. Por esse motivo a Pró-Reitoria de Extensão elaborou essa lista de publicações periódicas, para que os discentes envolvidos em projetos de extensão possam ser incentivados a escreverem e submeterem trabalhos demonstrando a importância de suas ações à comunidade trabalhada e para si própria, evidenciando a Extensão. Com esse trabalho assimilei a importância da divulgação das ações desenvolvidas pelos projetos extensionistas, assim como, tomei noção da quantidade de revistas que podem ser utilizadas para que haja essa publicação de materiais. A experiência me proporcionou um novo olhar sobre o papel da Extensão.

6

Extensão em Foco

8. RELAÇÃO DA PRÁTICA COM OS CONCEITOS DE EXTENSÃO Diante das diretrizes, seguidas pela PROEX, apresentadas anteriormente pode-se dizer que minha atuação está ligada inteiramente a questão da Interação Dialógica, pois a intenção é que possamos fazer com que os projetos divulguem o que estão desenvolvendo, como também os resultados que já alcançaram, para que todos tomem conhecimento sobre suas ações, visando gerar um diálogo entre si e a comunidade em geral.

REFERÊNCIAS BRASIL. Lei nº 12.826, de 5 de junho de 2013. Dispõe sobre a criação da Universidade Federal do Cariri - UFCA, por desmembramento da Universidade Federal do Ceará UFC, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 5 jun. 2013. Disponível em: . FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: FORPROEX, 2012. ISSN, International Standard Serial Number. Para que serve o Código ISSN? Disponível em: . I ENCONTRO DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS, 1987, Brasília. Conceito de extensão, institucionalização e financiamento. Brasília: Universidade de Brasília, 1987. Disponível em: . PROEX, Pró-Reitoria de Extensão. Levantamento das revistas de extensão universitária no brasil. Juazeiro do Norte: PROEX, 2016. Disponível em: < https://drive.google.com/drive/u/0/folders/0BxCs82FPtM98SUlYUF9oWmR4TEE>. PROENÇA, Rosana Pacheco da Costa. A publicação em extensão: algumas reflexões. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, v.1, n.1, 2004. Disponível em: . UFCA, Universidade Federal do Cariri. Manual de Extensão Universitária da UFCA. Juazeiro do Norte: Pró-Reitoria de Extensão, 2015. Disponível em: .

7

Caderno de Experiências

AGRADECIMENTOS (A CRITÉRIO DOS AUTORES, PREFERENCIALMENTE INSTITUCIONAIS) Agradeço aqui a Pró-Reitoria de Extensão que me concedeu a bolsa de Apoio à Publicações, e que vem me dando suporte e tudo que necessito. Agradeço também a Maria Laís por me proporcionar a experiência de elaborar o Levantamento das Revistas de Extensão Vigentes no Brasil, que está relatado nesse trabalho.

8

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.