O Anti-Herói Tragicômico.docx

May 30, 2017 | Autor: Nicolas Vladimir | Categoria: Film Studies, Film Analysis, Trope Theory, Cinema brasileiro, Heroes and heroines in literature, TV Tropes
Share Embed


Descrição do Produto



2


UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – DCH I
CURSO DE LETRAS - LÍNGUA INGLESA E LITERATURAS
NICOLAS OLIVER


O ANTI-HERÓI TRAGICÔMICO: COMPARAÇÃO ENTRE AS OBRAS ''DR. HORRIBLE SING ALONG BLOG'', E ''ESTÔMAGO'' PARA DEMONSTRAR O SURGIMENTO DE UM NOVO TIPO DE PERSONAGEM NAROTEIRIZAÇÃO MODERNA 



Apresentado pelo aluno Nicolas Oliver para a matéria Teatro em Língua Inglesa, ministrada pelo Professor Décio Torres, como trabalho final na matéria.





Salvador
 2016

Sumário

1. Apresentação 3
Dr. Horrible Sing Along blog 2
O enredo 5
1º Ato 5
2º Ato 6
3º Ato 6
Estômago 7
Testando a similaridade entre ambas as histórias 9
Referências 11















1.Apresentação 
Tive a ideia de realizar este trabalho há alguns anos atrás, por cerca de 2014, lendo o site TV Tropes, uma wiki virtual dos clichês e tropos existentes em quase todos os trabalhos de mídia existentes em Língua Inglesa. Após ler a página sobre a obra ''Dr. Horrible Sing Along Blog'' (Estados Unidos, Direção: Joss Wheddon, estrelando Neil Patrick Harris, Felicia Day e Nathan Fillion), do qual sou fã, me impressionei com o fato de que uma outra obra tinha um enredo bastante semelhante: o filme brasileiro de 2007, ''Estômago'' (Brasil, dirigido por Marcos Jorge, e estrelando João Miguel e Fabíula Nascimento). Boa parte dos tropos descritos em Dr. Horrible podem ser encontrados em Estômago e vice-versa, e a trajetória de seus protagonistas também. Acabei percebendo que isso não era uma coincidência, e guardei algumas notas sobre essa percepção, para usá-las posteriormente em um trabalho acadêmico: 
''Dr. Horrible e Estômago retratam a ''ascensão'' do herói dentro da sociedade, através da sua conspurcação (ou ressignificação) moral, aspecto oposto ao do herói como até tradicionalmente conhecido; o herói triunfa sobre seu inimigo, ou vilão, assumindo ele próprio características más e desprezíveis.'' (Nicolas Oliver, Notas Pessoais)
 Nessas mesmas notas, listei algumas obras que li ou li sobre durante minha vida, que moldaram minha percepção do anti-herói: 
O Inverno de Nossa Desesperança, de Steinbeck. Nessa obra, o protagonista no final assume características anti-heroicas para prevalecer sobre seus adversários; sua vitória, porém, se mostra fútil diante do que percebe como estupidez do filho. 
Machado de Assis: No conto ''Nem todas as crianças vingam'' o protagonista troca a vida da filha de uma escrava, pela do próprio filho. ''Teoria do Medalhão'' (e além desses, A Agulha e a Linha, Quase Ministro, etc…) delineia a mediocridade consciente como maneira de triunfar na sociedade. 
Keep the Arpidistra Flying (nota: traduzida com vários títulos tanto em PT-BR como PT-PT) de Orwell: O herói triunfa sobre os próprios princípios para aceitar uma vida comum.
 ''O Banqueiro Anarquista'' de Fernando Pessoa: militante anarquista se torna grande banqueiro para poder viver o que considera ser sua ideologia, através da riqueza. 
''Originals'', Dave Gibbons: Nessa obra em quadrinhos, o herói, um jovem membro de uma tribo de motoqueiros, consegue manipular as relações entre gangues para prevalecer sobre os vilões, e ''ascender'' em relação aos próprios colegas, evoluindo de membro de gangue para traficante de drogas ao final da história. (Ibidem) 
Essas histórias, além de ''Nunca Morra Sozinho, (Estados Unidos, estrelando o rapper DMX), e as biografias de Lenin, Lampião, Mussolini e Perón me fizeram perceber que existe modernamente um padrão moderno de anti-heroísmo, existente na própria realidade e apropriado pelos criadores de mídias, que ainda será explorado por muito tempo e irá demorar para se esgotar- não apenas o herói com fortes falhas para torná-lo mais humano ou manter o público interessado, mas um herói cujos meios e objetivos são tão difíceis de diferenciar do que antes se conhecia por vilão, que a grande diferença é de fato o resultado: a vitória deste anti-herói, quase anti-vilão, no final da trama, resulta na sua morte existencial diante do público e de si mesmo, ainda que tudo o que ocorreu na história sugira que ele tenha vencido. 
Dr. Horrible Sing Along Blog
Dr. Horrible's Sing-Along Blog é um dramédia em três atos, produzido em 2008 para distribuição exclusiva pela Internet. Ela conta a história de Dr. Horrible (representado por Neil Patrick Harris), um cientista do mal que deseja ser aceito como supervilão pela Liga Maligna do Mal, e além disso, conquistar a garota dos seus sonhos, Penny, uma voluntária social que frequenta a lavanderia da rua onde ele mora. O seu plano é ao mesmo tempo completado e frustrado graças ao seu arqui-inimigo, o herói oficial da cidade, Capitão Hammer. O roteiro foi escrito pelo roteirista e diretor Joss Wheddon, mais conhecido pelo público como o criador da série ''Buffy- A caça vampiros'', e mais recentemente, como o diretor dos filmes dos Vingadores para a Marvel, com ajuda de seus irmãos Zack e Jed Wheddon, e da atriz e roteirista Maurissa Tancharoen. Wheddon, já era um diretor estabelecido quando formou uma equipe para realizar a obra: tinha sido um dos co-roteiristas da primeira animação de longa-metragem (depois de Cassiopéia), Toy Story, e tinha sido o idealizador dos seriados Buffy, Angel e Firefly, entre os mais assistidos e comentados da história.
Durante a greve dos roteiristas nos Estados Unidos, quando toda a produção de filmes e seriados ficou paralisada no país, ele decidiu dar sua resposta aquilo que considerava ser a maneira fechada que o sistema de produção funcionava. Juntando 200.000 dólares do próprio bolso, e contando com uma equipe de profissionais também renomados e experientes, mas trabalhando de forma voluntária, ele produziu um pequeno média-metragem que seria produzido e distribuído fora dos circuitos regulares, e financiado e dirigido pelos próprios roteiristas, e portanto sem um ''patrão'' que pudesse ser punido pelo sindicato, e distribuído via Internet, de forma gratuita, em três atos totalizando 43 minutos de exibição: grande demais para ser um episódio regular de seriado, mas também muito pequeno para ser um filme padrão. O sucesso acabou sendo maior do que o esperado pelo próprio idealizador esperava, atingindo uma grande audiência via Internet e gerando um enorme tráfego de comentários, alegadamente o suficiente para travar alguns servidores. A obra acabou sendo premiada com um Prêmio Hugo e vários prêmios televisivos, incluindo um Emmy, considerado o prêmio mais importante da televisão mundial. 
O Enredo 
1º Ato 
Dr. Horrible, com identidade civil ''Billy'', é um supervilão cujo maior desejo é entrar para a Liga Maligna do Mal, o grupo de supervilões mais respeitado do país. Ele mantém um vlog aonde atualiza seus fãs sobre suas proezas e revela a eles sua paixão por Penny, uma garota que ele conheceu na lavanderia da rua. Sendo uma pessoa tímida, ele não tem coragem sequer de entabular uma conversa com ela. Para realizar um plano que o torne digno de entrar para a Liga, Horrible precisa roubar um material chamado ''wonderflonium'' de uma van de transporte. Enquanto ele prepara o roubo, numa rua da cidade, Penny, que estava coletando assinaturas para uma petição em favor dos mendigos do abrigo aonde ela trabalha, tenta conversar com ele, mas Billy, distraído pela sua operação, não consegue dar atenção a ela. Ele se ''transforma''' em Dr. Horrible para realizar a operação, cantando uma música sobre ter que fazer o que é preciso para se conseguir aquilo que se deseja, enquanto tenta roubar a van com o produto utilizando um controle remoto. O seu arquinimigo, Capitão Hammer, aparece do alto e esmaga o bug que permitia o controle da van, ao mesmo tempo que rouba a música de Dr. Horrible. Quando a van quase bate em Penny, Dr. Horrible consegue recuperar o controle e pará-la no último segundo, mas por Capitão Horrible ter jogado Penny num monte de lixo, ela não percebe isso e acredita que Capitão Hammer a salvou, se apaixonando por ele. Ambos começam um dueto de amor, enquanto Dr. Horrible, após apanhar do seu adversário, foge com o wonderflonium frustrado por ter apanhado e ter tido a amada roubada pelo inimigo. 
2º Ato
Dr. Horrible segue Penny e Capitão Hammer nos seus encontros. Dr. Horrible fica cada vez mais desiludido com a condição humana, enquanto Penny fica cada vez mais feliz ao perceber que um herói também pode mostrar compaixão com as pessoas comuns, quando Capitão Hammer a visita no abrigo de mendigos. Billy começa a conversar com Penny na lavanderia, virando amigo dela. Fora de cena, Dr. Horrible completa o Raio Congelante que precisava para realizar o plano para impressionar a Liga Maligna, mas o plano fracassa devido ao fato da polícia e o Capitão Hammer serem fãs do blog dele, já estando preparados para a aparição dele no evento que ele esperava arruinar. O chefe dos vilões, Cavalo Malvado, manda mensageiros dizerem a ele que se ele não cometer um assassinato, além de não entrar na liga ele poderia sofrer ''consequências''. Dr. Horrible, que não gosta de violência e ainda menos de assassinatos, não consegue saber quem poderia assassinar. Enquanto Billy está conversando com Penny na lavanderia sobre o que cada um deseja da vida, Penny diz a Billy que o namorado dela vai passar para buscá-la. Billy tenta fugir, mas Capitão Hammer entra nesse exato momento. Billy tenta fingir que não conhece o Capitão, mas quando Penny sai, ele diz a Billy que sabe perfeitamente quem ele é, e que está com Penny justamente por causa disso: Para poder ter algo que Billy quer, e negar isso a ele. Para ofender Billy ainda mais, Hammer diz que eles farão sexo naquela noite. Graças a isso, Billy decide que já tem um alvo para o assassinato: Capitão Hammer, que além de destruir os planos dele e bater nele durante anos, tinha feito aquilo. 

3º Ato
Capitão Hammer diz a Penny que usou sua influência (ou força) para fazer o prefeito conceder aquilo pelo qual ela buscava assinaturas: um terreno para a construção de um novo abrigo para moradores de rua. Começa a ser preparado um grande evento, aonde uma estátua dele será revelada ao público. Enquanto isso, Billy desparece completamente da vida de Penny, enquanto está ocupado montando novas armas contra Hammer: ele remonta o Raio Congelante, destruído na briga anterior, e transforma um Raio Paralisante que possuía antes num Raio da Morte. No dia do evento, Capitão Hammer faz um discurso aonde, além de exaltar a si mesmo enquanto trata os mendigos como inferiores, fala para todos que fez sexo com Penny. Penny, envergonhada, sai discretamente para um canto, enquanto a multidão canta com Hammer. Dr. Horrible aparece, tendo montado seu Raio Congelante no lugar da estátua, e congela o Capitão. Ele entra no teatro e começa a atirar para o ar, enquanto intimida a multidão e questiona a falta de amor próprio dela em exaltar um herói que ela percebe que não a respeita. 
Quando um hesitante Dr. Horrible vai atirar contra Hammer, o Raio Congelante desliga e Hammer descongela, dando um soco que atira Dr. Horrible através da sala. Hammer pega o Raio da Morte caído no chão e se prepara para atirar contra Horrible, que o aconselha a não fazer isso devido ao fato do choque ter danificado a arma. Hammer o ignora e atira, causando uma explosão que o atira tão longe quanto ele atirou Dr. Horrible. Ele sai correndo da sala, chorando, após sentir dor pela primeira vez na sua vida. Dr. Horrible sorri com o fracasso dele, mas por pouco tempo. Ele percebe que um dos fragmentos da arma tinha atingido Penny no peito. Horrible tenta confortá-la enquanto ela diz que ''Capitão Hammer iria salvá-los, e morre. A mídia presente passa a perguntar a Dr. Horrible porque ''ele matou a moça''. Segue-se uma montagem mostrando que Dr. Horrible passou a poder cometer crimes sem medo de seu rival, ganhou os fãs dele para si mesmo, passou a ser reconhecido como um dos maiores vilões tanto pela mídia como por outros colegas, e no final, sendo aceito por Cavalo Malvado e outros supervilões na mesa da Liga Maligna. Uma imagem final dele como Billy sugere que ele não está tão feliz com o que aconteceu, mas não tem poder para mudar isso. 
Estômago 
Se trata da primeira longa-metragem do diretor Marcos Paulo, atualmente no seu quarto filme. Foi bastante premiado, tendo ganho inclusive o prêmio de melhor filme estrangeiro no festival de Raindance, na Inglaterra. O filme conta, de forma intercalada, a história de Raimundo Nonato, um migrante nordestino que chega sem dinheiro algum numa cidade não nomeada. O filme intercala dois momentos: a vida de Raimundo na cadeia, aonde ele está preso no presente por ter cometido algum crime ainda não revelado, e a vida de Raimundo na cidade, aonde ele começa como basicamente um escravo de seu Zulmiro, o dono de um boteco aonde ele come duas coxinhas fiado e passa a trabalhar para pagar sua primeira dívida, e depois, o direito de poder morar num quartinho atrás do boteco. Ambas os momentos mostram a ascensão de Raimundo dentro de uma hierarquia estabelecida. No mundo ''real'', o talento inato de Raimundo para a cozinha, que é despertado após seu Zulmiro colocá-lo para fazer salgados, faz o boteco virar um lugar bem frequentado, atraindo a atenção da garota de programa Íris, uma apreciadora da boa mesa que passa a se relacionar com Raimundo em troca de salgados com uma condição: eles jamais devem se beijar na boca. No mundo ''irreal'', da cadeia, Raimundo é obrigado a dormir no pior lugar da cela, pois existe uma hierarquia interna, aonde, a depender da função que o preso cumpra dentro do sistema, ele tem um colchão ou beliche melhor do que os que estão abaixo; o chefe da cela é um preso conhecido por Bujiú, que dorme no beliche mais alto. Durante uma conversa dos presos, eles reclamam que a comida está cada vez pior depois que o cozinheiro original deles foi transferido. Quando Raimundo diz que foi cozinheiro profissional, e demonstra sua habilidade, um dos prisioneiros é obrigado por Bujiú a trocar de lugar com ele, e Raimundo passa a ser conhecido na cadeia por ''Alecrim''. No mundo ''real'', a habilidade de Raimundo chama a atenção de Seu Giovanni, o proprietário de um restaurante gourmet nas proximidades, que convida Raimundo para trabalhar com ele.
Ganhando um salário e estando em contato com profissionais, Raimundo evolui e aprende com o novo mestre sobre a alta culinária, ingredientes refinados, e segredos internos da restauranteria. No mundo ''irreal'', por sua vez, Alecrim passa a se relacionar mais com os colegas, e tenta realizar junto com eles uma maneira de impressionar o chefe: preparando para ele uma farofa especial de formigas, catadas por eles na cadeia. Bujiú gosta da comida, mas quando Raimundo revela a ele os ingredientes, Bujiú bate nele e lhe dá uma descompostura, enquanto os outros presos se eximem. No mundo ''real'', Raimundo faz propostas de casamento para Iris, que se mostra reticente, e quando ela o leva para assistir uma apresentação de strip-tease numa casa noturna onde ela trabalha, ele, bêbado, começa uma confusão que o faz ser desacordado pelos seguranças. 
No mundo irreal, apesar do incidente da farofa, Bujiú dá a Raimundo uma prova de confiança: preparar para um grande chefão do crime, o ''Etecetera'' que está chegando na cadeia, um jantar de gala. Bujiú dá a Alecrim todos os poderes para realizar a recepção, transformando-o basicamente no seu número dois e ''alugando'' com os carneireiros a cozinha da cadeia. No mundo real, Raimundo, após conseguir a promessa de Zulmiro de que seria seu padrinho de casamento, sai em busca de Íris, e não a encontrando nos locais habituais, acaba indo para o restaurante de seu Giovanni, que percebe aberto. No mundo ''irreal'', Alecrim faz de tudo para que a recepção seja um sucesso: pede a Bujiú que faça entrar na cadeia os melhores ingredientes e bebidas, enquanto supervisiona o trabalho de outros presos treinados para servirem como seus cozinheiros. Apesar de alguns incidentes, o jantar acaba sendo um sucesso. Alecrim ganha ainda mais respeito de Bujiú, e passa a ser bem-visto também por Etecetera e seus parceiros: até mesmo os guardas presentes estão deliciados com a comida servida por ele. No mundo irreal, Raimundo entra no restaurante e vê Iris e seu Giovanni num jantar a dois. Iris se mostra tão deliciada pelo talento de seu Giovanni, que dá a ele o que nunca deu a Raimundo: um beijo, de língua. Estarrecido pelo que viu, Raimundo vai para a adega de seu Giovanni, e bebe o vinho importado que ele tinha reservado para seu aniversário de 55 anos. No mundo irreal, Alecrim manda ser servido um feijão especialmente para Bujiú, que come sozinho depois de todos estarem satisfeitos. Bujiú diz a Etecetera que Alecrim é tão bom que sabe servir o que ele gosta mesmo sem ele pedir, e passa a comer um prato inteiro do feijão. No mundo real, o filme mostra Raimundo na cozinha do restaurante, fritando um pedaço de carne não especificado. Um corte rápido mostra Bujiú sendo levado ao hospital, em estado grave, enquanto a voz de Alecrim/Raimundo, diz que a morte de Bujiú sairá impune, porque os médicos não analisarão o veneno que ele pôs no feijão, e simplesmente dirão se tratar de uma virose; um outro corte mostra o quarto de seu Giovanni, aonde ele está morto junto com Iris; do corpo de Iris, está faltando um pedaço do glúteo. O corte final do filme consiste de Alecrim no antigo beliche de Bujiú, pensando para si mesmo que seria bom ter uma mulher de novo depois de todo o tempo na cadeia, e que Etecetera, além de confiar nele ainda mais que Bujiú, possuía uma cela inteira toda para si mesmo. 
Testando a similaridade entre ambas as histórias 
Para provar minha teoria de que Estômago e Dr. Horrible tem enredos bastante similares, usei meu perfil no TV Tropes para copiar os tropos listadas na página sobre Dr. Horrible, e as adaptei para o enredo de Estômago, criando uma nova página no processo. Com a página feita, eu pude constatar que cerca de 90% dos tropos existentes em Dr. Horrible combinavam com aqueles de estômago, com poucas mudanças nos tropos originais, demonstrando que ambos os trabalhos são ''geneticamente''' muito similares tanto em enredo como em forma de produção. Ambos são trabalhos autorais nos quais os processos de produção podem ser considerados como tendo eles próprios significado e conteúdo Artísitico: seus diretores, que também foram seus co-criadores, produtores e co-roteiristas, tinham uma sólida experiência prática e bases teóricas fortemente inovadoras. Mesmo cumprindo várias funções, também deram espaço para os técnicos e artistas envolvidos a ''co-escreverem'' os trabalhos com sua expressão pessoal: a linguagem corporal de Neil Patrick Harris e João Miguel na execução dos seus personagens pode praticamente ser considerada um roteiro não-escrito sendo significantes o suficiente para serem considerados narradores implícitos. Dr. Horrible e Estômago podem ser considerados exemplos perfeitos de filmes, porque neles a, produção, direção, atuação e até mesmo os efeitos sonoros são partes igualmente essenciais para construir a mensagem contida nos mesmos.
No caso óbvio de Dr. Horrible, por ser um musical e, no caso específico de Estomago, porque a música é uma expressão espiritual de sentimentos conflitantes de solidão, realização e desespero experimentado por Nonato/Alecrim. Composta pelo músico Giovani Venosta, que permite ao público ''provar'' os sentimentos de Nonato/Alecrim à medida que ocorrem, e, além disso, na ausência de uma forma de cinema com aroma e sabor, expressar o talento Nonato's em ação sob a forma de um canto feminino da natureza deliberadamente sexual, pois a culinária é a maneira Nonato/Alecrim seduzir e depois enganar, aqueles que se aproximam dele. Pode-se dizer que o Dr. Horrible e Nonato seguem a Jornada de Campbell no sentido inverso: vítimas da irrelevância social e execração pública, e ansiando desesperadamente por amor e consideração, eles seguem com dedicação, mas também amargura, um caminho que eles consideram que irá levá-los a uma posição de segurança: o direito de serem pessoas normais na sociedade, que no seu caso só podem ser alcançados sendo perfeitamente bem-sucedidos na carreira que escolheram. No caso de Dr. Horrible, literalmente ser um vilão, e, no caso de Nonato/Alecrim, procurar ou aceitar ser o braço direito de alguém em uma estrutura de poder: em primeiro lugar na cozinha de Seu Giovani, onde ele só queria ser bom o suficiente para ser considerado digno de se casar com o amor de sua vida, e depois na cadeia, onde ele fingiu servir humildemente, talvez desde o início, os outros prisioneiros e o chefe de sua cela. Uma lista esquemática de ambos os trabalhos pode ser feita, onde se pode encontrar: 
 
Dr. Horrible Sing Along Blog
Estomago
Identidade Normal
Billy
Raimundo Nonato
Identidade ''Maligna''
Dr. Horrible
Nonato ''Canivete'' (auto-atríbuida, momentânea), Alecrim (atribuída pelos pares, duradoura)
Mulher Amada
Penny, uma assistente/voluntária social de coração puro
Iris, uma prostituta amante da gastronomia, e de demonstrações de poder
Rival/Arqui-inimigo
Capitão Hammer
Seu Zulmiro/Seu Giovanni/Bujiú
Mentor/Figura de admiração
Cavalo Malvado
Seu Giovanni (mesmo após homicídio: 'seu Giovanni…este merece o beliche de cima…'')
Talento
Gênio cientifico multidisciplinar (''… com um PHD em Horribilidade'')
Chef de cozinha inato; memória enciclopédica (citava de cabeça coisas aparentemente ouvidas uma única vez) manipulação social (fazendo uso de seus outros talentos e de uma aparência de fraqueza)

Aspiração
Ser considerado digno de ser aceito na Liga Maligna do Mal, através de um ato de desobediência civil sem fatalidades. / 2o Ato em diante: Matar seu rival e amedrontar a população, recuperando o respeito da Liga.

Conseguir um trabalho assalariado para poder se casar com a mulher amada. / Matar através de enganação qualquer chefe do submundo acima dele na cadeia de poder.
.
Situação Inicial
Amante platônico de Penny, aspirante a Liga Maligna do Mal com desgosto por mortes e violência desnecessária.

Imigrante nordestino destituto e sozinho numa grande cidade. / Prisioneiro de hierarquia mais baixa dentro da prisão.

Momento de ''ascensão''.
Causa a morte acidental de Penny e o colapso mental de seu arqui-inimigo. Se torna um criminoso sem escrúpulos que oprime e intimida abertamente as pessoas.
Mata Iris e seu mentor/explorador Seu Giovani. / Mata Bujiú através de meios discretos.

Resultado
É admitido na Liga Maligna do Mal como membro, sendo chamado pela mídia de ''Pior (Melhor) Vilão de Sempre''/Fica traumatizado pela morte de Penny.

Se torna o novo chefe da cela e um subordinado ao chefe do submundo Etecetera. / Se torna um completo sociopata, imaginando seriamente a possibilidade de matar qualquer chefe do submundo acima dele no sistema prisional.


O trabalho realizado no site TV Tropes, junto com esta lista esquemática, permite concluir que Estômago e Dr. Horrible, sendo obras realizadas por equipes de países diferentes que não se conheciam entre si, são resultados semelhantes para questões parecidas: a busca da liberdade autoral por parte dos idealizadores e criadores, e a indignação com um sistema de mundo aonde, mesmo possuindo a marca do gênio, uma personalidade anômica será sempre esmagada pela fria indiferença da sociedade pelos seus sentimentos. Dr. Horrible e Alecrim vencem se aliando com a maldade existente nos seus mundos, porque esse heroísmo sem dignidade (e nem heroísmo de fato) é a única possibilidade de vitória num mundo perverso, aonde Billy e Nonato, por ao mesmo tempo desejarem o que não tem poder para terem, e por terem sensibilidade e escrúpulos demais, só podem ser vítimas.
Referências
OLIVER, Nicolas. Notas Pessoais. 2012.
DR HORRIBLE Sing Along Blog. Direção: Joss Wheddon. Roteiro: Joss Wheddon/Maurissa Tancharoen. Estrelando: Neil Patrick Harris, Nathan Fillion. Produção: Joss Wheddon, Michael Moretz, David Burns. Estados Unidos.
NEVER Die Alone. Direção: Ernest Dickerson. Roteiro: Donald Goines, James Gibson. Estrelando: DMX, Michael Ealy, David Arquette. Produção: DMX, Cameron Casey, et al.
ESTÔMAGO. Direção: Marcos Jorge. Roteiro: Fabrizio Donvito, Marcos Jorge, Lusa Silvestre, Cláudia da Natividade Estrelando: João Miguel, Fabíula Nascimento, Babu Santana
TV TROPES. Entrada ''Dr. Horrible Sing Along Blog'' no site ''http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/WebVideo/DoctorHorriblesSingAlongBlog''
TV TROPES. Entrada ''Estomâgo'' no site http://tvtropes.org/pmwiki/pmwiki.php/Film/Estomago







Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.