O ATUAL CRESCIMENTO DO MERCADO DAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS E SUAS TENDÊNCIAS

June 29, 2017 | Autor: G. F. Cavalcante | Categoria: Religion, Social and Cultural Anthropology, Comunicación y cultura, Mercado, Cinema E Audiovisual
Share Embed


Descrição do Produto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO


PRÉ-PROJETO DE PÓS-GRADUAÇÃO
MODALIDADE MESTRADO ACADÊMICO





O ATUAL CRESCIMENTO DO MERCADO DAS PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS EVANGÉLICAS BRASILEIRAS E SUAS TENDÊNCIAS



Proponente: GEORGE ALBERTO FERREIRA CAVALCANTE
([email protected])



Linha de pesquisa:
Mídia, Linguagens e Processos Sociopolíticos.


Recife, 23 de Setembro de 2015


RESUMO

O presente documento tem por objetivo apresentar uma proposta de Pesquisa de Mestrado a ser desenvolvida no contexto do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (CAC - UFPE) e tem a proposta de registrar os meios históricos, culturais e sociológicos que deliberaram uma potencialização do crescimento de produções audiovisuais evangélicas no Brasil nos últimos anos, como também apontar as tendências de estilos que se sobressaíram e os seus motivos de aceitação ou rejeição popular.
É importante ressaltar que tal pesquisa não visa servir como material de publicidade para quaisquer tipos de ações pejorativas ou contrarias a quaisquer ideologias, seitas ou conceitos religiosos, mas para estudar maneiras de progresso para este mercado rico que é atualmente alimentado por um pouco mais que um terço da população brasileira, incluindo evangélicos, atuais católicos carismáticos e concordantes das mesmas ideologias.

Palavras-chaves: Mídias Digitais; comunicação e consumo; religião; publicidade; representações sociais;







APRESENTAÇÃO
O chamado conceito de Mercado Gospel, ou Mercado Evangélico explicitamente dito, vai mais além do que a maioria dos conceitualistas imagina. O Gospel hoje é mais que um conceito de religião, é uma tendência de mercado, e como mercado possui publico alvo, necessidades de mercado e produtos.
Até poucos anos atrás seria muito comum achar que o mercado audiovisual religioso brasileiro não sairia do papel quando se tratava de Produções para cinema, tv e conteúdo para internet, o assunto não era diferente se quando se falava de música evangélica há décadas atrás quando o cantor e produtor Luís de Carvalho gravou o primeiro vinil com músicas evangélicas (1958) intitulado "Musical Boas Novas" introduzindo o violão ao culto evangélico, seu álbum "Meu Tributo – A Deus toda Glória" rendeu-lhe um disco de ouro pela vendagem de 200 mil cópias.
A incredibilidade no mercado audiovisual evangélico se dava por alguns conceitos de prevenção de algumas igrejas que em sua maioria visava proteger os fieis de publicidades e conteúdos audiovisuais pertinentes a conceitos antirreligiosos e grosseiramente sensuais e pelo número maior de católicos praticantes da época que muitas vezes repudiava o conteúdo antes mesmo de conhecê-lo pelo tratamento de "conteúdo protestante".
A produção e difusão audiovisual evangélica tiveram nas suas ultimas décadas uma potencialização impressionante, além é claro do crescimento do publico alvo, conforme revela pesquisa do IBGE que informam que do ano 2000 ao ano 2010 o número de evangélicos no Brasil cresceram cerca de 62.9% (sessenta e dois virgula nove por cento), acreditamos que isto se deu por mudanças e adaptações do mercado as filosofias religiosas e das igrejas aos conceitos de mercado e procura, mas isso não foi a única coisa que cooperou para o aumento da busca por conteúdo audiovisual evangélico no Brasil, as mudanças politicas e educacionais globalizadas trouxeram uma visão opinião americana que a população da época do regime militar não conhecia, criando uma metodologia de liberdade de expressão até então estava desatualizada mas que expressava a clareza de suas representações sociais no mercado brasileiro.
Quando falamos de Produção Audiovisual Evangélico generalizamos aqui Produções de CDs e DVDs, Filmes para Cinema televisão, Internet, conteúdo impresso como quadrinhos e até Jogos Eletrônicos, mesmo que ainda em sua iniciante minoria, criados para este nicho especificamente.
Produzir um filme que saiba comunicar corretamente uma boa ideia não é um mérito simples, diferente de como disse o cineasta baiano Glauber Rocha no inicio dos anos de 1960, quando propôs um novo tipo de cinema brasileiro que registrasse a maior parte das deficiências sociais, "Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça", no meio evangélico não funciona totalmente assim, deve se pesar a razão e compromisso bíblico para se construir um material aceitável para este publico, é importante também que a empresa ou responsável por esta produção tenha uma vida publica irrefutável porque, neste nicho, mais importante que os fins são os meios, qualquer coisa fora disto pode ser considerada heresia ou uma ofensa à fé.
Do mesmo jeito que as mudanças do mercado audiovisual comum obedecem aos conceitos de busca e procura o mercado audiovisual evangélico também, porém podemos afirmar que na área evangélica além das mudanças de mercado existem expansão de conceitos filosóficos que exercem poder sobre tendências religiosas e seu consumo. O mercado audiovisual é apenas ponta deste iceberg que abrange moda, alimentação e serviços.
Generalizando, o contexto que coopera para o crescimento audiovisual evangélico no Brasil é formado de conceitos religiosos e políticos, globalizados ou não, e se dividem normalmente o publico alvo em três tendências principais: os Tradicionais, os Conservadores e os Progressistas.
Entende-se que os Tradicionais seguem a tendência de se manter entre conceitos e comportamentos da tradição, nestes conceitos podemos identificar igrejas Luteranas, As Batistas Tradicionais e outras que se dividem entre o tradicionalismo e o conservadorismo como a Deus é Amor e a Congregacional Cristã do Brasil.
Os conservadores são vistos como as igrejas que tendem a conservar os conceitos tradicionais atualizando-os com as mudanças de mercado e ideologias politicas e educacionais da atualidade, até duas décadas atrás os conservadores eram a maioria no Brasil hoje os números estão acirrados com os Progressistas. Os conceitos descentralizados dos Conservadores tendem a expandir filosofias comportamentais e artísticas ligadas a região territorial onde se firma.
Progressistas são analisados como o grupo que traz mais conceitos filosóficos de impacto diante das teorias tradicionais e mais próximas dos comportamentos seculares, o mercado progressista sério tende a respeitar mais estes conceitos e é fundamentado sob a ideologia de visão filosófica fundamentada na Bíblia Sagrada, dentre este destacamos os chamados Neopentecostais que trazem filosofias de comportamento como Rock Metal, Hip-Hop, Reggae entre outros, pois os progressistas focam em grupos formados ou que já possuam seus conceitos formados.
Entende-se que a Religião, mais que um mero conjunto de escolhas comportamentais, é uma das partes da cultura intelectual, psicológica filosófica e social que compõe o ser humano não só em sua forma individual, mas também coletiva e por esta causa é que se acredita não poder subtraí-la da humanidade. Os primeiros filmes religiosos feitos para o cinema foram: "Passion Du Chris" de Lear e "La Passion" dos irmãos Lumière ambas produções datam 1897 eles mesmos datam a origem da sétima Arte. Na área musical até os anos 50 os estilos musicais usados nas igrejas do Brasil eram em sua maioria europeias e tradicionais da América do Norte, não era comum o uso da bateria unida, mas o tarol e o bumbo eram separados para marcação de marchas, por serem estilos musicais que inspiram o fortalecimento de coletivo, como era divulgado. Na sinopse do livro "Descobrindo o Religioso no cinema" Roberto Francisco Daniel (o padre Beto) explica:
"O telespectador de qualquer meio de comunicação de massa não é um ser ou um objeto passivo diante das imagens em movimento oferecidas pela tv, vídeo ou cinema. Muito pelo contrário, aqui encontramos uma relação produtiva de interação, por meio da qual o ser humano é capaz de ampliar seus horizontes, refletir sobre si mesmo e o mundo. Através das imagens de um filme, o ser humano não inicia uma fuga do mundo, mas pelo contrário, um encontro com as várias dimensões da vida. Exatamente por isso, a produção cinematográfica, o filme, pode se tornar um momento religioso ou místico."
Entendemos que a produção audiovisual tem a capacidade de libertar pensamentos, mas também pode conduzir ideologias, pode oferecer uma experiência de aprendizado mesmo tendo o potencial de privar o conhecimento.
É claro que o telespectador não é um objeto imóvel, por isto um conteúdo audiovisual religioso tenta prever todas as perguntas possíveis e tenta conduzir o telespectador perante a linha de fé que abrange sua experiência religiosa ou que pode ser vista de forma entendível ou plausível de compreensão.
A produção Audiovisual através da web não só democratiza como também delibera uma produção de diversidade de conteúdos capacitando ideias e linhas de pensamento ter espaços de abrangências incomparáveis.


JUSTIFICATIVAS DO TEMA

Através da visão Cristã a Bíblia é considerada pela Igreja como divinamente inspirada e indiscutivelmente sagrada, pois através dela Deus revela sua Divina vontade à humanidade, através dela é onde se entende que:
Que a trindade Divina formada pelo Deus Pai, Deus Filho (Jesus) e pelo Deus Espirito Santo, os quais trabalham em uma unidade tão profunda formando o que chamamos de Deus Todo Poderoso . – baseado no evangelho de Mateus 3:16 e 17 e demais versículos.
A humanidade é obra criativa de Deus através do primeiro homem Adão, o qual recebeu o poder de livre escolha (para decidir servi-lo de boa vontade ou não), e que esta humanidade foi feita por Ele para cuidar de toda sua criação e para sua glória. – baseado no evangelho de Gênesis 1:27 e demais versículos.
Que os seres humanos perderam sua objetividade da obediência ao se deixar enganar pela antiga serpente se afastando de Deus e com isso saiu de sua posição privilegiada no paraíso – baseado no evangelho de Romanos 3:23 e demais versículos.
Que para reverter à condição dos seres humanos Deus realizou o maior sacrifício imaginável do criador para com a criatura, descendo em forma de homem e mostrando a maneira correta da sobrevivência intima e coletiva para com Deus, manifestando a autoridade dada ao homem desde o inicio dos tempos realizando sinais e maravilhas, mesmo sabendo que por isto seria rejeitado, humilhado e cravado em um madeiro até a morte, – baseado no evangelho de João 1:1-14 e demais versículos.
"Que após seu martírio ressuscitou e declarou a missão do 'IDE E ANUNCIAI" a boa nova do perdão de Deus para a toda humanidade além de seu amor e sacrifício – baseado no evangelho de Marcos 16:15 e demais versículos.
E por fim foi assunto aos céus aguardando que todos os escolhidos tenham a oportunidade de arrependimento de seus pecados para leva-los de volta uma nova terra sem mortes, dor e sofrimento. - baseado no livro de Apocalipse 3:11-14 e demais versículos.
Estas são as bases principais do Evangelho e são os motivos da fé da igreja, porém mesmo sendo a base teórica principal do cristianismo algumas igrejas, na maioria de tendências progressivas, invalidam ou acrescentam partes quem discorda ou embasa suas ideologias, cultura e costumes introduzindo na doutrina eclesiástica, algumas temáticas consideradas anátemas como a bigamia, a pedofilia, o homossexualismo e até a necromancia e feitiçaria.
No campo audiovisual o foco principal para se alcançar um maior publico seria deter-se nas bases principais das doutrinas cristãs, posso comentar que talvez este tenha sido o erro do filme "a ultima batalha", uma produção brasileira de 16 de abril de 2005, iniciada pelo dentista e adventista do 7º dia João Stéfan, que centralizou a maior parte do discurso do seu longa-metragem na salvação da guarda do sábado o que fez faltar verbas para conclusão e efeitos especiais, outro problema que gerou mais receita foi o áudio de baixa qualidade que teve que ser refeito, isto fez que todos os atores dublassem sobre o video.
É bom deixar registrado que "Religare" (religação) e "Gion" (Deus o Senhor) são as palavras do latim que formam a palavra Religião e por esta causa que seu sentido é "Religar a humanidade a Deus", porem conceitos religiosos são ideologias e crenças e até filosofias de integração psico-sacro-sentimental que podem ou não focar em um Deus Criador que deseja ser ligado de volta ao homem, e é baseada nestes entendimentos iniciais que se pode definir que religião é uma coisa, conceitos religiosos são outra.
Remí Klein reflete em seu artigo: "Quando A Religião Se Faz Arte E Educação", sobre o uso do Audiovisual na educação Religiosa como proveitoso.
"O próprio senso estético e crítico com que os estudantes olharão as obras da sétima arte será refinado a partir de suas próprias perguntas e seus próprios valores. O cinema deixa de ser mero entretenimento, atingindo (e dialogando com) uma dimensão mais profunda da vida de cada estudante." ... "Neste sentido, quanto às possibilidades do uso de artefatos culturais nas aulas do Ensino Religioso, Therezinha Motta Lima da Cruz sintetiza esta proposta como "um método em duas mãos": a) perguntando pelo problema humano que pode ser identificado no que a cultura produz (literatura, publicidade, filme, folclore, humorismo, música, comportamento...) e investigando como as religiões respondem; b) observando o religioso e perguntando por seus fundamentos humanos.".
A produção audiovisual é sem dúvida uma das criações mais interessantes e aceitáveis de toda história, através dela podemos não só entreter, mas informar, educar e nos comunicar.
A Internet tem sido hoje um dos principais meios de transferir ideologias através de uma produção audiovisual, alcançando um grande público, por ser democrática tem se tornado atualmente o canal mais acessível através das facilidades da produção de mídias digitais a partir de uma câmera. Já existem noticias de canais do Youtube de grupos de produção audiovisual evangélica independente que produzem em ótima qualidade com orçamento de apenas R$600,00 (seiscentos reais) ou até menos.
O foco de maior relevância para este objeto de estudo é através de uma pesquisa aprofundada a partir do seu publico alvo e de conhecimento de suas necessidades, ampliar a produção audiovisual para este nicho e agregar novos produtos ao mesmo que trabalhem com mais precisão sua comunicação e consumo do produto audiovisual.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A RELIGIÃO NA ARTE E EDUCAÇÃO
Segundo a analise aprofundada de Iuri Andréas Reblin e Remí Klein neste artigo a introdução do expectador diante de uma obra audiovisual pode transcender o mero espaço-tempo, capacitando o expectador a mergulhar em mundos de realidades e fantasias diferentes da sua e até desperceber sua existência física perante uma tela de cinema ou as pessoas ao seu redor. E explica de forma simples usando as palavras de James Dudley Andrew:
O processo estético do cinema compartilha uma profunda realidade psicológica e satisfaz nosso desejo de entender o mundo e uns aos outros de um modo poderoso, mas necessariamente parcial. A estética do cinema baseia-se em sua verdade e necessidade psicológica. E assim o cinema é a maior das artes, pois vai ao encontro dessa necessidade, mostrando-nos o processo de transformação do mundo. As outras artes podem mostrar-nos apenas o resultado final de tal transformação, o mundo artístico humanizado. No cinema, os seres humanos dizem uns aos outros o que a realidade significa para eles, mas o fazem através da própria realidade, a qual cerca o seu mundo como um oceano.
Que explica que o audiovisual na aplicação do conhecimento religioso permite uma experiência mais que marcante e real na existência do individuo, como também pode trazer o fundamento visual de suas crenças e ideologias.

DADOS DO IBGE
Registra que no Brasil entre os anos 2000 e 2010 houve uma pequena queda entre os números de católicos e um alto crescimento entre os números de Evangélicos, Espiritas e os considerados Ateus, isto se deu por conta do crescimento do movimento Pentecostal e Neopentecostais que permitiram uma abertura maior no gargalo de entrada de pessoas externas a religião pela aproximação de culturas e costumes brasileiros.
"Em paralelo, consolidou-se o crescimento da população evangélica, que passou de 15,4% em 2000 para 22,2% em 2010. Dos que se declararam evangélicos, 60,0% eram de origem pentecostal, 18,5%, evangélicos de missão e 21,8 %, evangélicos não determinados. A pesquisa indica também o aumento do total de espíritas, dos que se declararam sem religião, ainda que em ritmo inferior ao da década anterior, e do conjunto pertencente às outras religiosidades."
Compreende-se que o crescimento do grupo de evangélicos de 62,7% em 10 anos pode ser frutos de movimentos de expansão, abertura de novas denominações e adaptações de pregações que trouxeram um foco mais apontado necessidade do público religioso.

OBJETIVO GERAL
Analisar o crescimento do mercado de produtos audiovisuais evangélicos e os seus méritos, fornecendo identificação das atuais travas que impede o seu maior desenvolvimento e fomentação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar as dificuldades deste mercado e fornecer soluções e novas ideias.
Registrar os fatores históricos e sociológicos que cooperaram para o crescimento deste mercado explicando os motivos de sua evolução.
Diferenciar as Produções Audiovisuais Religiosas em suas tendências filosóficas de bases Tradicionais, Conservadoras e Progressistas.
Entender os limites ideológicos de cada tendência religiosa na produção do audiovisual e suas metodologias, e quando existir, de expansão mercadológica dos mesmos.
Reconhecer os riscos de investimentos numa produção audiovisual religiosa e as possibilidades de ganhos e de crescimento.

METODOLOGIA E ESTRATÉGIA DE AÇÃO

Inicialmente, será realizada uma pesquisa visando a identificar trabalhos e/ou outras pesquisas e fontes científicas relevantes ao tema proposto de forma exploratória e interativa a fim de sintetizar informações relevantes.
O crescimento da comunicação e consumo de conteúdo audiovisual evangélico, também se dá pelo aumento do acesso à tecnologia (hardware e software) e a disponibilidade de conhecimentos acessíveis pela web.
Para que está pesquisa obtenha maior aproveitamento, é necessário fortalecer a pesquisa com teste de divulgação de conteúdo preparado e divulgado na web e tv (rede Brasil de Comunicação) para registrar a opinião publica referente ao feito presencialmente das igrejas e nas redes sociais.
Cronograma de Atividades (Período de 24 meses)
Atividades

Ano:
2016
2017
2018

Mês:
mar
jun
set
dez
mar
jun
set
dez
mar
Créditos das disciplinas.
X
X
X
X





Aprofundamento da revisão bibliográfica inicial
X
X
X
X





Mapeamento de bibliografia relevante.

X
X
X





Refinamento do Problema de Pesquisa.

X
X
X





Elaboração do Projeto de Pesquisa.


X
X
X




Pesquisa publica através de redes sociais e em igrejas



X
X




Produção de Conteúdo Audiovisual Evangélico para web e Televisão.



X

X

X

Aplicação do estudo de caso.




X
X



Produção de artigos científicos.


X
X
X
X
X
X
X
Exame de Qualificação.







X

Defesa da Proposta de Dissertação.








X








REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

DANIEL, Roberto Francisco (padre Beto). Descobrindo o religioso no cinema, Editora Edusc, 1999.
MONZANI, Josette. Gênese de Deus e o diabo na terra do sol, Editora Annablume, 2006.
ANDREW, James Dudley. As principais teorias do cinema: uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989
CRUZ, Therezinha Motta Lima da. Para uma Metodologia do Ensino Religioso Ecumênico. In CARDOSO, Socorro, KLEIN, Remí (Orgs.). Ensino Religioso Escolar: em busca de uma proposta ecumênica. São Leopoldo: CELADEC, 1996. (Caderno de Estudo 31)
REBLIN, Iuri Andréas e KLEIN, Remí. Quando A Religião Se Faz Arte E Educação: Interfaces com o Imaginário e Possibilidades De Trabalho Com O Cinema No Ensino Religioso. Publicado setembro de 2013. Disponível no site http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/religare/article/view/17476/9975
MELO, George José Rodrigues de. A BÍBLIA NO CINEMA. Publicado em 2013. Disponível no link http://www.unicap.br/coloquiodehistoria/wp-content/uploads/2013/11/5Col-p.445-456.pdf
GUERRA. Fernanda. Mercado de cinema e TV retoma produções com temas bíblicos. Publicado em 20/04/2014. Disponível no site http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/viver/2014/04/20/internas_viver,499918/mercado-de-cinema-e-tv-retoma-producoes-com-temas-biblicos.shtml
IBGE, Comunicação Social, Censo 2010: número de católicos cai e aumenta o de evangélicos, espíritas e sem religião, publicado em 08 de maio de 2002. Disponível em http://censo2010.ibge.gov.br/noticias-censo?view=noticia&id=3&idnoticia=2170&busca=1&t=censo-2010-numero-catolicos-cai-aumenta-evangelicos-espiritas-sem-religiao


Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.