O CANTO DO VASQUINHO: UMA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DA MOODLE NUMA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO MUSICAL DO 6ºANO

June 14, 2017 | Autor: João Paz | Categoria: MOODLE, Virtual Learning Community
Share Embed


Descrição do Produto

O CANTO DO VASQUINHO: UMA EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DA MOODLE NUMA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO MUSICAL DO 6ºANO Olga Tavares1 e João Paz2 Beatriz Sapage, Cláudia Sousa, António Fonseca e João Moreira 1

Escola Básica Vasco Santana; [email protected] 2 Instituto Piaget; [email protected]

Resumo Esta comunicação apresenta alguns resultados preliminares de uma investigação-acção sobre um projecto de utilização da plataforma Moodle e de ferramentas da Web 2.0 numa disciplina de Educação Musical no sexto ano de escolaridade. No quadro de uma investigação-acção, os resultados mostram uma boa percepção da Moodle e da dimensão colaborativa em comunidade por parte dos alunos. Palavras-chave: Educação Musical, aprendizagem colaborativa, sistema de gestão da aprendizagem Moodle.

INTRODUÇÃO Hoje em dia as tecnologias estão presentes em todos os sectores das actividades sociais que o ser humano desenvolve, levando a que as próprias instituições educativas tenham de reestruturar os seus princípios de orientação, pois a evolução tecnológica traz consigo novas formas de assimilar e trabalhar. Esta questão já é abordada no Livro Verde para a Sociedade de Informação em Portugal que indica que “ (…) os jovens em idade escolar devem beneficiar do acesso à informação, disponível nas redes digitais e dos poderosos instrumentos da sociedade da informação (…) (1997, p.15). No âmbito do Plano Tecnológico nas Escolas, a utilização da plataforma Moodle tem vindo a ser dinamizada nas Escolas ao nível do Ensino Básico e Secundário, com um grau de implementação apreciável (Pedro, Soares, Matos, & Santos, 2008). Neste projecto ela foi utilizada com os objectivos de tornar a disciplina de Educação Musical mais atractiva, conferir competências tecnológicas e melhorar a aprendizagem através de dinâmicas de colaboração e partilha em comunidade.

O PROJECTO Partimos do pressuposto construtivista de valorizar os processos de construção de conhecimentos, por parte do sujeito, através da utilização dos recursos e materiais que tem à sua disposição e da colaboração numa comunidade virtual (Jonassen, 2007; Palloff & Pratt, 2007). Para esse efeito foi criado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) “O Canto do Vasquinho”, com os seguintes objectivos: i) Proporcionar aprendizagens interactivas e dinâmicas aos alunos do tema em estudo; ii) Desenvolver nos alunos a capacidade de trabalhar em grupo e as competências de Educação Musical iii) Desenvolver com e para os alunos materiais de apoio, de estudo orientado e autoestudo, suportados numa plataforma de elearning; iv) Incentivar a interacção aluno/aluno e aluno/docente, para fomentar a construção do conhecimento.

Ilustração 1 - Unidade Curricular o Canto do Vasquinho

Tendo em conta as metas de aprendizagem de Educação Musical, pretende-se que com a utilização da plataforma o aluno tenha a oportunidade de produzir o seu próprio

conhecimento musical, relacionando os diferentes conteúdos leccionados. Cada Tópico terá um Guia de Aprendizagem que o orientará na realização das actividades, a realizar na sala de aula (e em casa). Os alunos procederão ao envio das tarefas, pela plataforma, para posterior avaliação/classificação e partilha com os colegas.

Ilustração 2 – Exemplo de um Tópico

Nesta comunicação vamos apresentar alguns resultados relativos às percepções dos utilizadores sobre a plataforma Moodle e a dimensão de trabalho colaborativo na comunidade virtual de aprendizagem. METODOLOGIA De acordo com Quivy & Campenhoudt (1992, p.44), qualquer investigação coerente possui uma pergunta que lhe assegura unidade. Tendo em conta a experiência de anos anteriores da docente colocou-se o seguinte problema: pode a utilização da plataforma Moodle melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem na disciplina de Educação Musical? Para esta investigação, privilegiou-se como metodologia a adoptar a investigação-ação. Desencadeada por um problema prático, realiza-se uma intervenção planificada com o intuito de melhorar a prática a partir da avaliação dos resultados dessa intervenção (Cohen, Manion, & Morrison, 2009). 1.1

Participantes

Duas turmas do 6º ano de escolaridade de uma Escola Básica 2.3 do Concelho de Odivelas num total de cinquenta alunos. 1.2

Procedimentos

Foram construídos inquéritos por questionário online utilizando o Google Forms que foram preenchidos pelos alunos via plataforma Moodle na sala de aula. Responderam ao inquérito 47 alunos, correspondendo a uma percentagem de 94% do universo em estudo.

RESULTADOS Tabela 1: Análise de conteúdo da pergunta aberta sobre os "Aspectos positivos da utilização da plataforma Moodle"

Como aspectos mais positivos da Moodle são apontados o seu valor educativo geral e o acesso aos materiais (multimédia) e actividades, para além da vertente de comunicação com a professora (e colegas).

Tabela 2: Análise de conteúdo da pergunta aberta sobre " Quais as maiores dificuldades que tiveste na utilização da plataforma Moodle?"

Salienta-se a percentagem de respostas que indica que não tiveram dificuldades (29,4%), embora sejam apontadas algumas dificuldades de acesso e, em menor grau, de ambientação inicial e orientação no AVA.

Tabela 3: Respostas à questão "O que pensas dos trabalhos realizados pelos alunos em PowerPoint ficarem disponíveis na plataforma "O Canto do Vasquinho" para poderem ser vistos e comentados?"

Nas 2 primeiras questões a distribuição das respostas mostra uma concordância com a dimensão colaborativa e as suas vantagens para a construção do conhecimento. Nas 2 seguintes, mantem-se a maioria mas já não tão claramente

CONCLUSÕES Os resultados mostram uma boa percepção da Moodle das vantagens da dimensão colaborativa em comunidade por parte dos alunos e, das vantagens da utilização da Moodle como apoio ao ensino presencial. Numa altura em que se debate a transferência da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação para o sexto ano de escolaridade, este estudo permite mostrar que é possível realizar um trabalho de qualidade a este nível e, nomeadamente, potenciar a utilização dos computadores pessoais anteriormente disponibilizados através do programa e-escola e e-escolinha.

REFERÊNCIAS Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2009). Research methods in education. Nova Iorque: Routledge Jonassen, D. (2007). Computadores, ferramentas cognitivas. Porto: Porto Editora. Ministério da Ciência e da Tecnologia - Livro Verde para a Sociedade da Informação em Portugal. Obtido a 8 de Junho de 2010 de http://www.umic.pt/images/stories/publicacoes/LivroVerde1997.pdf Palloff, R., & Pratt, K. (2007). Building Online Learning Communities. Jossey-Bass Inc Pub. Pedro, N., Soares, F., Matos, J. F., & Santos, M. (2008). Utilização de Plataformas de Gestão de Aprendizagem em Contexto Escolar-Estudo Nacional. Lisboa: DGIDC. Quivy, R. & Campenhoudt L.V. (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.