O espetáculo como mensagem

June 30, 2017 | Autor: Hannah Korn | Categoria: Comunicação, Publicidade E Propaganda, Práticas De Consumo
Share Embed


Descrição do Produto













Comunicacao e Praticas de Consumo
6B















Hannah Korn

11020623





O espetáculo como mensagem

Assim como mostra no case Bradesco, que diz que se o espetáculo Cirque d Soleil fosse um banco ele seria completo, assim como o Bradesco. Na minha visão isso vai além de uma simples frase de slogan, eles realmente tem tudo a ver quando olhamos para a sociedade do espetáculo.

"O consumo da cultura de massa se registra em grande parte no lazer" (MORIN, 2011)

Com os ensinamentos em sala de aula vimos que, a vida dentro do trabalho eh uma vida completamente diferente for a dela. Quando estamos em nossos escritórios ou sala de operações não somos nos mesmos, pois há muito julgamento dentro do grupo de pessoas do trabalho e outras coisas que vc nao faz para garantir seu emprego. Ao sairmos podemos ser quem quisermos dentro de uma sociedade. A mídia "fornece" uma ideia do que vc pode ou não ser quando esta fora do seu ambiente de cotidiano. Com esse pensamento vejo uma clara aproximação entre o banco Bradesco com o espetáculo. Este visa "ensinar" , assim como a mídia, como você pode se divertem fora do seu ambiente de trabalho, e este espetáculo da' ao espectador uma diversão e felicidade que vc procura quando esta sendo vc mesmo no seu ambiente de lazer.

A felicidade, assim como seu lazer, eh ditado pela mídia. Muitas revistas e programas de TV dão dicas de como ter uma felicidade "padronizada", a receita da felicidade. E outras propagandas também utilizam esse caminho para tocar profundamente seus espectadores, consumidores ou futuros consumidores.

Obviamente isso eh uma relação vista apenas 'subliminarmente' por quem fez o plano de comunicação do branco. Então, as pessoas que não conseguem ver este ponto, veem a ação do banco junto `a imagens do Cirque de Soleil e isso realmente funciona para a segmentação de seu publico. O que o banco achou que ninguém iria perceber era seu atrativo enganoso vindo posteriormente do seu espetáculo de escândalos pelo banco não ter tido gasto nenhum em trazer o Cirque para o Brasil, pois este foi pago com dinheiro de impostos do banco. O serviço oferecido para os clientes Bradesco prime era nada além de sua obrigação, visto que não se gastou nada com o espetáculo, poderiam ter oferecido uma condição melhor e com mais vantagens `a seus clientes vips. Pra quem não tinha esse privilegio, pagava sua entrada com os Tickets for fun, que estava junto com o Bradesco nessa jogada vergonhosa para o centro cultural. Mais uma vez, o Brasileiro consegue enganar o povo e sair por cima como "O melhor banco do Brasil".

Dentro da teoria do espetáculo estudado em classe, vemos exatamente a forma como o banco aborda suas estratégias, o formato e o conteúdo, no qual mostram muito porem, tem pouco. Sua forma estrutural visa em mostrar para o Brasileiro, em sua nova campanha, em plena copa, que o seu banco eh BRA assim como o BRAsil, intercala o espetáculo visto na relação entre as duas coisas: o que tem de melhor no pais e' o que julgamos felicidade assim como o banco te proporciona. Todas as pequenas coisas boas da vida que, fora do trabalho são consideradas e de certa forma, ensinadas pela mídia, esta presente em suas ultimas ações. Tentando ensinar para seus cliente o que e' felicidade e o que e' bom pra voce e, logo, e' bom para o banco. Assim como qualquer veiculo de mídia ensinaria para assim "vender seu peixe".

Para os próximos anos de ações vindo do Bradesco, vejo um abismo cultural e minimalista, referente a todo estado espiritual mínimo que conseguem se aproximar da camada mais frágil da sociedade, em que qualquer expressão de sentimento o faz se sentir tocado e representado. Um conjunto de imagens que mostrem o espetaculo da vida e da felicidade, sem conteúdo e vazio, para as pessoas, que só conseguem enxergar o espetáculo em si e compram essa ideia.




Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.