O Futuro da União Europeia Em Debate. A Nova Utopia Europeia.

Share Embed


Descrição do Produto

O Futuro da União Europeia Em Debate Vivemos um momento de descrença e de niilismo, de recusa de uma referência a valores éticos, em nome da crítica ao chamado politicamente correto, mas também de violência niilista, sem sentido ou objetivo. Para alguns, esta situação tem origem no desvanecimento das grandes utopias que marcaram o século XX, seja a utopia comunista ou a do capitalismo com face humana, o da social-democracia ou da democraciacristã, mas também da crise grave de outra grande utopia do século XX – a utopia da Europa. A comunidade das nações da Europa, da unidade na diversidade, da paz democrática, parece enfrentar uma ameaça existencial. Mas será possível o progresso humano sem utopias que inspirem, mobilize e que, sobretudo, possam dar um sentido à ação política e social? Em suma, era a utopia europeia um sinal de irrealismo politico ou, pelo contrário, a alavanca sem a qual não há progresso? Ou, nas palavras de Václav Havel, referindo-se à União Europeia «sem sonharmos com uma Europa melhor nunca construiremos uma Europa melhor». A comemoração dos 500 anos da publicação da Utopia de Thomas More, em 2016, foi uma ocasião para o debate do tema, sempre recordando que para Thomas More a utopia não era uma quimera, fruto da imaginação, mas sim a resposta radical a problemas reais da sociedade do momento.

1

No momento otimista que se seguiu à queda do muro de Berlim, Francis Fukuyama desenvolveu a utopia do fim da história. Pelo menos no hemisfério ocidental, a democracia deixaria de ter alternativa e triunfaria por toda a parte, tese rapidamente posta em causa pela emergência do nacionalismo identitário. O fim da história foi acompanhado pela utopia da Europa unida, do Atlântico aos Urais, tendo como núcleo federador a União Europeia. O nacionalismo, porém, emergiu e fraturou a Europa, ao mesmo tempo que a própria União entrou em crise, pela combinação de pelo menos três fatores: a dificuldade em superar o défice democrático, a crise económica e financeira e a emergência do nacionalismo e da xenofobia entre os Estados membros – e o Brexit é um reflexo dessas três crises. A utopia não desapareceu do pensamento dos europeus e ressurge na utopia ecológica, na exigência da democracia participativa, no multiculturalismo e na hospitalidade, na qualidade de vida sem crescimento. O projeto sobre o futuro da Utopia Europeia tem como objetivo central colocar no debate a questão da Utopia no mundo contemporâneo, mas muito particularmente no contexto da crise da União Europeia. Procuraremos fazêlo através de passos pragmáticos e sobretudo abertos, tentando por aproximações sucessivas identificar quais são as utopias que hoje inspiram os cidadãos dos Estados da Europa, analisando como elas são vistas por cidadãos de outros países do mundo, até chegar a uma construção hipotética de uma Utopia construída a partir dessas Utopias. Pretendemos desenvolver o debate numa perspetiva de Europa aberta - desde o primeiro encontro, onde serão envolvidos no projeto especialistas de fora da Europa, nomeadamente do Brasil.

2

O projeto será desenvolvido com quatro componentes: 1. Um debate na Casa de Mateus, em grupo fechado, sobre o significado atual da obra de Thomas More, com uma primeira abordagem às utopias que florescem na Europa, nomeadamente a da democracia participativa, da multiculturalidade, da ecologia e do desenvolvimento sustentado. Este debate envolverá especialistas internacionais e nacionais, tanto da obra de Thomas More como de áreas como filosofia, história, literatura, política e economia. O debate reunirá cerca de 20 especialistas e terá lugar na Casa de Mateus, nos dias 1 e 2 de Abril de 2017. 2. Um seminário internacional, a organizar em finais de 2017, na Fundação Calouste Gulbenkian, reunindo e pondo em debate especialistas e académicos com ativistas da sociedade civil, em torno de temas previamente identificados. 3. A criação de uma plataforma digital no CEIS20, em colaboração com municipalidades europeias e organismos universitários e da sociedade civil, para recolher ideias e propostas sobre os temas da nova utopia europeia. Essa plataforma terá como objetivo central provocar esse debate, lançando um inquérito online, um blogue sobre o tema e divulgando o que de mais relevante sobre a matéria se publica a nível internacional. Os diferentes parceiros do projeto organizarão seminários sobre o tema: “Uma Nova Utopia para a Europa”. No caso português, estão já previstos seminários no Porto, Lisboa, Funchal e Ponta Delgada. 4. A culminar o projeto, será elaborado, pelos coordenadores, um relatório final com as principais conclusões dos debates e dos contributos recolhidos na plataforma, cuja publicação em livro se prevê que seja no 3

Investigadores Responsáveis Coordenação Científica do Projeto Isabel Maria Freitas Valente Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC) Grupo “Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização” Álvaro de Vasconcelos Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20-UC) Grupo “Europeísmo, Atlanticidade e Mundialização”

Apoio à Investigação / Debate Europeu Rooney Pinto – Participação como Doutorando

Organização

Parceiros

Apoios Institucionais

4

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.