O Indivíduo em Marx

June 3, 2017 | Autor: M. Hoffmann Oliveira | Categoria: Ontology, Marxist theory, Karl Marx, Marxismo, Ontologia
Share Embed


Descrição do Produto

“[...] no seio da sociedade comunista, a única onde o desenvolvimento original e livre dos indivíduos não é uma frase oca, este desenvolvimento é precisamente condicionado pela interdependência dos indivíduos, interdependência constituída em parte pelas premissas econômicas, em parte pela solidariedade indispensável ao livre desenvolvimento de todos e, enfim, pela forma universal da atividade dos indivíduos na base das forças produtivas existentes.”

O INDIVÍDUO EM MARX

pela obra de Marx, o indivíduo é observado tanto nas formações sociais materiais (propriedade privada, divisão do trabalho e classes sociais) quanto nas formações sociais ideais (arte, ciência, religião, moral, política e direito). O desenvolvimento de cada uma destas categorias e formações sociais abre caminho para explicações até antes impensadas, o que permite a elucidação de realidades contemporâneas e o diálogo com outras abordagens teóricas mesmo que antagônicas. Ao realizar um resgate abrangente e profundo de um clássico tão atual, o presente estudo interessa, portanto, às mais diversas disciplinas das ciências humanas.

Karl Marx Prof. Gilda Portugal Gouvea

Manoela Hoffmann Oliveira

manoela hoffmann oliveira é pesquisadora, tradutora, marxista. Sua intensa ocupação com a obra de Marx iniciou-se na graduação (Ciências Sociais, USP) e resultou em sua dissertação de mestrado (Sociologia, Unicamp). Desde então a autora dedica-se ao desenvolvimento da perspectiva marxiana em estudos sobre literatura, assunto de seu doutorado (Unicamp, FU Berlin) e pós-doutorado (USP, FU Berlin).

ISBN 978-85-7939-313-6

,!7II5H9-djdbdg!

O INDIVÍDUO EM

MARX

Manoela Hoffmann Oliveira

Estudantes de sociologia, quando apresentados aos seus “pais fundadores”, Marx, Durkheim e Weber, formam algumas certezas, muitas delas equivocadas. Este livro de Manoela Hoffmann Oliveira vem desfazer de forma brilhante um destes equívocos: corrige a ideia de que Marx não trabalhou na sua construção teórica a categoria de indivíduo. Para realizar este estudo, a autora fez uma leitura rigorosa de vários escritos de Marx, uma vez que a categoria indivíduo na sua ampla significância não está exposta em um único texto ou período da sua produção, mas está disseminada ao longo de toda sua obra, evidenciando-se como um dos elementos fundamentais de sua teoria, a começar porque o indivíduo é central para a perspectiva marxiana do comunismo e da emancipação humana, já que ela implica no livre desenvolvimento da individualidade. Por meio da análise da atividade humana (trabalho) e de categorias como objetividade, naturalidade, generidade, consciência, sensibilidade, subjetividade e historicidade, a autora demonstra como o indivíduo é articulado no pensamento de Marx, explicitando ao mesmo tempo as categorias determinantes para a constituição da individualidade, esta que existe não somente enquanto polo do ser social, mas configura justamente a sua forma mais elevada – razão pela qual a autora dá grande relevância ao processo histórico de individuação chegando até o indivíduo no interior do movimento do capital. Caminhando

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.