O que é radioatividade

October 10, 2017 | Autor: Mariana Schavaren | Categoria: Química
Share Embed


Descrição do Produto

O que é radioatividade:
Radioatividade é a emissão espontânea de partículas e/ou radiações de núcleos instáveis buscando a estabilidade. A radioatividade ou radiatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos chamados radioativos, são capazes de emitir radiações, as quais têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, ionizar gases, produzir fluorescência, atravessar corpos opacos à luz ordinária, etc. As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são principalmente partículas alfa, partículas beta e raios gama. A radioatividade é uma forma de energia nuclear, usada em medicina (radioterapia), e consiste no fato de alguns átomos como os do urânio, rádio e tório serem "instáveis", perdendo constantemente partículas alfa, beta e gama (raios-X). O urânio, por exemplo, tem 92 prótons, porém através dos séculos vai perdendo-os na forma de radiações, até terminar em chumbo, com 82 prótons estáveis.
A radioatividade pode ser:
Radioatividade natural: É a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza.
Radioatividade artificial ou induzida: É aquela que é provocada por transformações nucleares artificiais.
Principais elementos radioativos
Rádio - Metal de símbolo Ra, número atômico 88, massa atômica 226,05, descoberto em 1898 por P. e M.Curie, é dotado de intensa radioatividade. O rádio é um metal alcalino terroso, que funde a 700 °C. Muito raro na natureza.
Tório - Metal raro de símbolo Th, número atômico 90, massa atômica 232,038,branco, cristalino, de densidade 12,1, e que funde a 1700°C, aproximadamente, extraído da torita.
Urânio - Metal de símbolo U, número atômico 92, massa atômica 238,07, e densidade de 18,7, extraído do óxido de urânio. Último elemento natural da classificação periódica, o urânio foi isolado em 1841 por Péligot. Trata-se de um sólido cinza-ferro, que funde a 1800°C e se oxida facilmente.
Polônio - Metal de símbolo Po, radioativo, de número atômico 84, massa atômica 210, que acompanha geralmente o rádio.
Exemplos de reações nucleares:
Existem duas formas de reações nucleares: a fissão nuclear e a fusão nuclear.
Fissão Nuclear, nada mais é, do que a quebra espontânea do núcleo de um átomo instável em dois menores e mais leves, como por exemplo, após a colisão da partícula nêutron no mesmo. Esse processo pode ser rotineiramente observado em usinas nucleares e/ou em bombas atômicas.
Fusão Nuclear - é o processo no qual dois ou mais núcleos atómicos se juntam e formam um outro núcleo de maior número atômico. A fusão nuclear requer muita energia para acontecer, e geralmente liberta muito mais energia que consome. Quando ocorre com elementos mais leves que o ferro e o níquel (que possuem as maiores forças de coesão nuclear de todos os átomos, sendo portanto mais estáveis) ela geralmente liberta energia, e com elementos mais pesados ela consome. Até hoje início do século XXI, o homem ainda não conseguiu encontrar uma forma de controlar a fusão nuclear como acontece com a fissão.
Efeitos da radiação no corpo humano:
A radiação nuclear pode provocar 2 tipos de lesões no corpo:
Queimaduras graves, por exposição às radiações alfa, deixando a pele do indivíduo totalmente danificada, uma vez que as células não resistem ao calor emitido pela radiação;
Alterações celulares como mutações genéticas que podem causar doenças como câncer, no caso de contato com raios beta e gama. Outras consequências da exposição à radiação são hemorragias, problemas digestivos, infecções ou doenças autoimunes.
Aplicações na área da saúde:
A terapia estuda e coloca em prática os meios necessários para aliviar ou curar os doentes. Radioterapia (uso do cobalto-60, destruição de tumores) , braquiterapia (usa Irídio-192, Césio-137, Rádio-226 para destruir tumores também), aplicadores (uso do estrôncio-90, aceleração do processo de cicatrização de tecidos submetidos a cirurgias) e radioisótopos são exemplos de terapia.
Diagnósticos: Radiografia, tomografia, mamografia feixes de raio-x e o mapeamento com radiofármacos (Iodo-131), são muito úteis na área de saúde.










Referências
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABX94AA/radioatividade-suas-aplicacoes
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/quais-sao-efeitos-radiacao-corpo-humano-energia-nuclear-621960.shtml
http://www.tuasaude.com/efeitos-da-radiacao-nuclear-na-saude/
http://www.brasilescola.com/quimica/radioatividade.htm
http://www.agracadaquimica.com.br/index.php?&ds=1&acao=quimica/ms2&i=22&id=513
http://www.mundoeducacao.com/quimica/fissao-nuclear-fusao-nuclear.htm


Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.