O SOLA SCRIPTURA REDESCOBERTO

July 15, 2017 | Autor: J. Ferreira de Fr... | Categoria: Reformation History, Filosofia, Teologia, História da Igreja
Share Embed


Descrição do Produto

www.centrodeestudospresbiteriano.blogspot.com O SOLA SCRIPTURA REDESCORBERTO: Martinho Lutero - “Minha mente está cativa à Palavra de Deus”. Pr. João Ricardo Ferreira de França.* Martinho Lutero “nasceu no dia 10 de novembro de 1483 na pequena cidade de Eislebn. Seu pai, de origem camponesa livre, emigrou de muito longe para essa cidade” também somos informados que o seu pai era minerador “e que chegou a ficar consideravelmente rico”. [ CAIRNS, 2008, p. 259.] Lutero fora destinado ao direito, este era o plano de seu pai, mas “voltou-se para o mosteiro, no qual, após muitas lutas, desenvolveu uma nova compreensão de Deus, da fé e da igreja” [ GEORGE, 1994, p. 53] Lutero eclodiu a Reforma Protestante quando afixou as suas teses na igreja de Wittemberg; a sua série de estudos teológicos na Carta de Paulo aos romanos o levou para a doutrina do Sola Fide – somente a fé.

Juntamente com seus ataques as

indulgências o levaram para Leipzig em Julho de 1519. [ Ibid, p.81] No debate que tive lugar em Lipizig Matinho Lutero teve como seu opositor o grande historiador da Igreja Romana John Eck. Este último insistira que Lutero estava defendo as ideias de um herege para a Igreja que era o John Huss. Matinho Lutero retrucava de dizia que não! Depois, de um breve intervalo, Lutero foi estudar as ideias de Huss e ficou surpreso, pois, o que ele estava ensinando era exatamente o que Huss havia também ensinado e a igreja no Concílio de Constança havia condenado tal ensino. Lutero chegou a declarar que as Escrituras eram “normas, normans (norma determinadora)” [GEORGE, 1994, p. 82.] e por isso, ele declarou que a “sua i

consciência estava cativa à Palavra de Deus”, isso na Dieta de Worms, quando

questionado se iria renunciar seus escritos e tratados, então ele prosseguiu dizendo: Amenos que ele fosse convencido pela Escritura e pela razão clara, que ele não aceitava a autoridade dos papas e concílios, visto que eles se contradiziam uns aos outros, ele não abjuraria nada. Fazer isso não seria correto e nem seguro. E ele acrescentou: ‘Que Deus me ajude. Amém!’. Em outra versão dessas palavras finais, que pode ser acurada, nós ouvimos dizer: ‘Aqui permanece. Eu não posso fazer diretamente’. Ele falava em alemão e, quando questionado, repetia sua afirmação latim.

[ LATOURETTE,

2006, p.969-670.]

©Pr. João Ricardo Ferreira de França.

Recursos para a igreja de Deus: História da Reforma Com essa declaração Lutero surge o conceito da reforma protestante conhecido como o Sola Scriptura. Deve-se ressaltar que a doutrina do somente as Escrituras conforme ensinada por Lutero consistia na “ideia segundo a qual as Escrituras são a única autoridade para o pecador procurar a salvação[...]” [CAIRNS, 2008, p. 260.], em outras palavras, a doutrina da suficiência das Escrituras não afetara a sua concepção eclesiástica e nem litúrgica; todavia, percebe-se que foi graças a esta concepção que a Escritura tornara-se a pedra de toque para a avaliação de toda a doutrina. ___________________________ * O autor é Ministro Presbiteriano formando em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte (SPN) em Recife – PE. Foi professor de Grego e Hebraico no Seminário Presbiteriano Fundamentalista do Brasil (SPFB) em Recife – PE. Atualmente é Pastor da 1ª Igreja Presbiteriana de Piripiri – PI. Casado com Géssica A. Soares Nascimento de França e pai do pequeno Lucas Luis Nascimento de França. É fundador do Centro de Estudos Presbiteriano (www.centrodeestudospresbiteriano.blogspot.com ).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 1. CAIRNS, Eearle. E. O Cristianismo através dos Séculos – Uma História da Igreja Cristã. Tradução: Israel Belo de Azevedo; Valdemar Kroker. São Paulo: Vida Nova, 2008. 2. GEORGE, Thimothy. Teologia dos Reformadores. Tradução: Gérson Dudus; Valéria Fontana. São Paulo: Vida Nova, 1994. 3. GONZÁLEZ, Justus L. Uma História Ilustrada do Cristianismo. Tradução: Itamir Neves de Souza. São Paulo: Vida Nova, 2011, p.38. 4. LATOURETTE, Kenneth Scott. Uma História do Cristianismo, Volume 2. Tradução: Heber Carlos de Campos. São Paulo: Hagnos 2006, p.969-670.

©Pr. João Ricardo Ferreira de França. Piripiri – PI, junho 2015

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.