O velho e o mar - Um pequeno olhar sobre a obra de Ernest Hemingway.

May 31, 2017 | Autor: Vivian Jukemura | Categoria: Ernest Hemingway, Literatura Norte-Americana
Share Embed


Descrição do Produto

O velho e o mar - Um pequeno olhar sobre a obra de Ernest Hemingway.
Vivian C. Jukemura
O velho é o reflexo daquilo que se esquece, enquanto velho, largado como algo qualquer dentro de um cômodo, já sem uso e desgastado. A aparência tão desgastada como Hemingway descreve o velho homem, também, nos traz a imagem daquilo que um dia foi novo e não é mais, talvez uma crítica a uma sociedade que não valoriza os seus idosos como deveriam.
A influência disso na vida do personagem é tão intensa que a única forma de se libertar dessa imagem de ser inútil e desprezado é afirmar a si mesmo que ele é um pescador. O jovem garoto, Manolin, se torna para o velho o motivador da sua busca interior, como herói ele segue então sua busca, vai para o mar, desafiando a si mesmo , tentando se livrar das rotulagens do mundo. Essa busca é que pode ser chamada de " a jornada do herói".
Os pescadores ao mar, agora, cada um em seu barco buscando o que seria o resultado de uma boa pescaria, com a luz batendo na água e toda descrição de um belo pôr do Sol. O velho, no entanto, viajava em sua jornada, tentando aproveitar o vislumbraste mar já que o mar , assim como as mulheres , é de Lua e com aquela fraca luz do Sol , já sendo tomando pela escuridão.
No Inglês o mar não tem gênero, feminino nem masculino, porém, o escritor cita como o mar pode ser influenciado pela Lua, já que ela surge logo após o velho se ver sozinho, ao longe da margem já distante. Existe uma comparação entre a mulher e o mar como sendo influenciáveis, talvez pela questão de que em outras línguas a palavra mar esteja voltada para o gênero feminino . Daí se tem , como na expressão, que as mulheres são de Lua.
Assim, a obra continua enquanto o velho questiona sua identidade no mundo, sua importância e sua verdade interior. Seremos todos aquilo que somos por fora, também por dentro? Talvez essa seria a maior busca do Sr. Santiago. A medida que a noite chegava , o velho se dava conta da pouca comida e água a disposição, pensando que podia ter levado um pouco mais, já que não sabia quanto tempo levaria para pescar o seu peixe.
O peixe tem um significado também muito importante, além de desafio, o peixe serviria para o protagonista, como a ruptura que o faria entender de vez sua posição diante do mundo, como ele é um homem, deveria como tal ser um homem e o peixe, sendo ele peixe deveria tomar sua posição de peixe no mundo. A briga dos dois, coloca à prova de que Santiago agora, surpreso de que sua essência não estava em torno de sua imagem, de velho, sente a epifania olhando dentro dos olhos do grande peixe espada que já se rendia aos poucos ao pescador.
Mesmo Santiago não conseguindo trazer seu grande trunfo para o jovem, já que seu peixe foi devorado durante toda volta à praia, para Santiago, o que importava era que finalmente, ele sabia quem ele era de verdade, diante do mundo e de si mesmo.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.