OCORRÊNCIA DE Callithrix flaviceps (Thomas, 1903)(PRIMATES, CALLITRICHIDAE) NA APA PEDRA ITAÚNA, ÁREA URBANA DE CARATINGA, MINAS GERAIS, BRASIL.

July 14, 2017 | Autor: D. Abdullah عبد الله | Categoria: Primatology, Primates, Neotropical Primates
Share Embed


Descrição do Produto

OCORRÊNCIA DE Callithrix flaviceps (Thomas, 1903)(PRIMATES, CALLITRICHIDAE) NA APA PEDRA ITAÚNA, ÁREA URBANA DE CARATINGA, MINAS GERAIS, BRASIL. Rocha, D. E. & Santos, P. S. 1 Centro de Estudos em Biologia/Ciências Biológicas-Centro Universitário de Caratinga (UNEC/Unidade II), Rua Niterói s/n, bairro das Graças, CEP 35300-345, Caratinga, Minas Gerais, Brasil. [email protected] 1

Callithrix flaviceps (sagüi-da-serra) é uma espécie naturalmente rara e endêmica, restrita a um trecho de Mata Atlântica do sudeste do Brasil, no sul do Espírito Santo e leste de Minas Gerais, sendo considerada em perigo de extinção no país (Lista IUCN, CITES, Lista da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção). As causas que ameaçam a espécie são a destruição do seu hábitat e o padrão restrito de distribuição. Na região leste de Minas Gerais a espécie é conhecida na RPPN Feliciano Miguel Abdala e em mais quinze fragmentos próximos ao Município de Caratinga. Na área urbana deste município são encontradas três áreas de proteção: APE Ribeirão da Lage e duas APA’s: o Parque Municipal de Caratinga (Unidade IV do UNEC) e Pedra Itaúna. A área apresenta clima sazonal (AW tropical sub-quente, semi-úmido) sendo composta de vegetação semi-decídua secundária, degradada e bastante heterogênea. Uma nova população C. flaviceps foi registrada em área urbana de Caratinga, sendo o objetivo deste trabalho estimar o tamanho desta população e obter dados ecológicos (dieta e comportamento) da espécie na região da APA Pedra Itaúna, um fragmento particular com 534 hectares localizado em topo de morro, com altitude máxima de 1097m localizado no bairro Santa Zita, próximo ao centro da cidade. O trabalho iniciou-se em abril de 2006 e foram observados grupos variando de 3 a 16 indivíduos, podendo tratarse de grupos distintos uma vez que foram localizados no mesmo dia em lados opostos do fragmento e que a capacidade de deslocamento diário da espécie é em torno de 1.200m. Foram observados indivíduos adultos e sub-adultos e como dados preliminares verificou-se que estes gastam boa parte do tempo em comportamento social de grooming e com deslocamento. A alimentação dos espécimes constitui-se de larvas de Tenebrio sp., frutos de Passiflora sp.(Passifloraceae) e goma de uma espécie ainda não determinada de Fabaceae. O registro destes grupos reforça a importância dos fragmentos particulares na preservação da espécie, a necessidade de mais estudos sobre a sua distribuição e de programas de educação ambiental com os proprietários e comunidade local.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.