Orientações gerais para os ensaios (Grupo It ou Garotas do Contrera e Cia.)

September 23, 2017 | Autor: Rodrigo Contrera | Categoria: Teatro, Teatre
Share Embed


Descrição do Produto

Orientações gerais para os ensaios
LEIAM MESMO ATÉ O FIM
Oi, pessoal
Preciso desde já dar umas orientações para o pré, durante e pós-ensaios para o curta.
- Quem não puder filmar nos dias combinados (alguns dos quais ainda serão definidos), não irá filmar e não irá participar do curta, simplesmente. Não adianta reclamar. Não aceito qualquer tentativa de mudar nada. O Grima definirá os dias e os locais nós iremos determinar. O Grima tem 31 anos de experiência com profissionais de PRIMEIRO NÍVEL (Augusto de Campos, Arnaldo Antunes, Maria Bonomi, etc.) e não aceitarei de forma alguma que os envolvidos brinquem com horários ou outros aspectos envolvidos no curta. Depois passo currículo do Grima para saberem realmente com quem estamos trabalhando.
- Não há qualquer problema em não fazer o curta. Haverá muitas outras oportunidades, e desenvolvo muitos projetos com os profissionais do grupo – cada um sabe. Jamais faltará oportunidade para quem quer que seja. É preciso que sejamos profissionais no sentido de sabermos desistir quando não for mesmo possível nesse aspecto.
- O Grima sempre trabalha sozinho. Peço que não o interrompam ou o abordem sem que ele tenha a iniciativa. Ele é livre para fazer o que quiser e irá, de forma objetiva, dizer o que quer, de forma a todo mundo entender. Basta seguir suas orientações. Não o interrompam e DE FORMA ALGUMA questionem o que ele disser ou fizer. Muito menos tentem usar a ocasião para aprenderem outras coisas. Simplesmente atenham-se às suas funções no curta.
- Não serão aceitos atrasos para os ensaios. Irei começar, com quem estiver, na hora marcada. Não são necessárias todas as pessoas envolvidas na cena, necessariamente. Mas é conveniente e muito desejável que isso aconteça.
- GOSTARIA (escrevo em caixa alta mas é para ser lido como um sussurro) que não comentassem nada, tão logo cheguem aos ensaios. Claro, cumprimentos e tudo o mais, ok. Mas sem papos paralelos – ESPECIALMENTE se não tiverem a ver com o curta. Amigos (existem diversos) por favor reservem comentários para depois do ensaio.
- De preferência eu não gostaria de explicar nada na hora do ensaio. As explicações estão no grupo e é MUITO INTERESSANTE que todos os envolvidos as leiam. Não é obrigatório, contudo.
- Quando eu não defini alguma coisa – quem vai fazer qual papel, por exemplo – é porque estou em dúvida ou escolhendo. Por favor não me peçam definições antes do momento – que eu determino. NUNCA escolho com base na amizade com alguém. Escolho porque o papel mais se adeqúa a tal pessoa. Papel com poucas falas não é necessariamente pior do que outro com mais falas.
- Iremos fazer leituras. LEVEM O TEXTO IMPRESSO (no caso, a cena em que vocês estão). É MUITO INTERESSANTE que leiam antes o roteiro completo. Na hora, pedirei para cada um – com o seu papel ou não – faça determinada fala. No começo, sem atribuição de subtexto. Depois, gradualmente, atribuindo subtexto. Subtexto é o que realmente se quer dizer.
- Durante a leitura, eu posso interrompê-la, mas sempre para orientar melhor um ou outro ator/atriz. Se eu começar a falar demais, interrompam-me. Quando é necessário orientar melhor uma ou outra atriz, farei isso em particular. De preferência, depois do ensaio coletivo.
- Eu jamais pedirei a alguém de vocês algo que eu saiba que esse alguém não consegue oferecer. Eu dispenso horas e horas de conversas com cada um, cada uma, e o resultado é que devo saber exatamente o que cada um, cada uma, pode – e não pode, ou não quer. Nunca exigirei algo que possa levar a atriz/o ator a algum dilema de ordem existencial. Eu só peço algo que eu sei que esse ator/atriz pode realmente oferecer durante a filmagem e o ensaio.
- Não achem que basta ensaiar que tudo bem. Vocês têm de ler o texto em casa INFINITAS VEZES até dominarem-no FIELMENTE EM SEUS SUBTEXTOS. Eu sempre noto quando algo é ou não é feito a respeito. Me desagrada muito quando a pessoa se restringe às minhas orientações ou às conversas que tenho com ela – até pelo processo em si.
- Se tiverem problemas ao encarar a câmera, falem comigo ou com o Brunno, meu assistente. Nós ajudaremos vocês a superarem esse bloqueio.
- Logo colocarei aqui um texto do Tarkovski sobre como é filmar com atores/atrizes. Leiam-no com atenção. Eu concordo com ele. O ator/atriz é livre para buscar sua melhor expressão, sempre, mas no caso de cinema ou vídeo o ator/atriz deve entender que a linguagem é o diretor quem determina. Neste caso, sou eu e o Grima. Compreendam: pelo que sei, o Grima nunca trabalhou com alguém. Este é o primeiro caso em que isso acontece. Por isso, sugiro muito cuidado e respeito.
- Os ensaios são feitos para durarem não muito tempo. Se durarem muito, me avisem com antecedência de qualquer problema de horário.
- Durante as filmagens, NÃO POSSO ME PREOCUPAR com horários, seja de quem for. Sugiro que os atores/atrizes envolvidos não marquem nada mais (antes ou depois) para o dia da filmagem.
- O Brunno será meu assistente. Ele é meu amigo pessoal e uma ótima pessoa. Não quero que conversem com ele sobre assuntos fora do ensaio DURANTE O ENSAIO. Ele irá se restringir a seguir minhas orientações fazendo uso de SUA SENSIBILIDADE, QUE É ENORME. Confiem nele como confiam em mim.
- O Vítor será o produtor. Ele não interferirá em NADA que diga respeito à criação – minha, do Grima, de vocês ou de quem mais estiver envolvido.
- Não se dirijam ao Grima sem minha interferência. Ele irá dirigir e conduzir os trabalhos como um todo, mas eu sou o diretor de atores/atrizes. SE tiverem alguma dúvida e eu estiver ocupado ou atuando – dificilmente, pois minhas cenas são isoladas –, falem calmamente com o Brunno.
- NÃO ACEITO PALAVRAS OU EXPRESSÕES DURAS, SEJA DE QUE TIPO FOREM. Tudo tem que ser feito em calma e com muita sensibilidade.
- A Raquel Lara será a figurinista. Será seu primeiro trabalho como tal, e tem completa independência. Podem conversar sobre o figurino com ela sempre que isso for necessário. Ela é uma pessoa muito próxima a mim. A sensibilidade da Raquel é tamanha que não consigo imaginar qualquer conflito que possa envolvê-la durante o processo.
- No set, quem manda é o Grima. Mas vocês, como atrizes/atores, dirigem-se a mim e ao Brunno.
- Tenho participado de filmagens diversas e me incomodam os ruídos – conversas, brincadeiras, etc. – que surgem durante o processo. Não quero isso de forma alguma. Por um motivo bem claro: as conversas distraem. Por outro lado, jamais vocês me verão perdendo a paciência. Vão desguarnecidas/os de defesas, e concentrem-se em seus papéis. Minha intenção sempre é e será fazê-los/as brilhar.
Creio que com isso eu resumo algo a respeito do processo de ensaios e filmagens.
Espero que gostem e aprovem. Caso tenham alguma discordância ou observação, digam-me inbox, preferencialmente. Não gosto de debates. No pior dos casos, ouço os argumentos de uns e outros e depois decido.
Vocês sabem também que não gosto de falar alto em nenhuma situação. Por isso peço-lhes que sejam sempre bem discretos/as. Não quero com isso diminuir qualquer espontaneidade, mas preservar a energia – baixa e sensível – do set. TUDO FAZ PARTE DO PROCESSO. TUDO. MESMO.
Obrigado,
Beijos e abraços
Contrera




Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.