Os Arquétipos Anima e Animus

July 6, 2017 | Autor: Sonia Vaz | Categoria: Educación, Psicología, Psicología clínica
Share Embed


Descrição do Produto

Os Arquétipos Anima e Animus
É preciso estabelecer quais são as diferenças entre energia psíquica masculina e energia psíquica feminina para o bom entendImento dos conceitos anima e animus.
Essas diferenças não a podemos localizar apenas com base na cultura de uma sociedade.
Teremos de visualizar tais diferenças de um modo mais amplo, num contexto que possa abarcar as várias culturas.
Para isso, podemos pensar no funcionamento do Universo.
Quando ele se contrai de modo a "puxar" tudo que há ao seu redor para um único ponto, temos aí um movimento feminino de agregação, de união, onde a análise se faz com base na unidade.
E quando o mesmo Universo se espalha causando a distancia entre todos os corpos celestes, temos aí um movimento de amplitude, de separação, um movimento masculino, onde a análise se faz de modo fragmentado, por partes e com amplitude.
Invocando uma outra imagem, pode-se dizer que os raios solares e a chuva que cai do céu são masculinas e que a Terra assim fecundada é feminina.
Desse modo podemos apreender que a energia psíquica masculina é ação, é consciencia focada e com metas definidas procurando fecundar, procurando espalhar sementes, buscando a concretização e a manifestação.
A energia psíquica feminina é receptora, é o acolhimento à todos os tipos de semeadura, solo fértil e de imenso poder criativo e de imensa capacidade de acolhimento às diferenças, pois tudo que se "semeia" dá, ela não escolhe cor, raça, credos e não possui discernimento moral entre feio e bonito. Sua prioridade é a unidade enquanto que no masculino a prioridade é a expansão e a fragmentação.
Não existe melhor ou pior, existe sim uma composição entre ambas as energias que juntas promovem o fluxo da vida.
Lunardon Vaz

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.