OS PRIMEIROS SERES HUMANOS

Share Embed


Descrição do Produto

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS 1

Primeiro ano ensino médio : Pré-história. Situação de aprendizagem 1

O surgimento do ser humano é um tema polêmico, porque mexe com tradições religiosas e, sobretudo, porque até as mais prováveis hipóteses podem ser derrubadas por novas evidencias arqueologias ou mesmo por novos estudos dos materiais já encontrados. Charles Darwin – evolucionista (livro origem das espécies) sustenta que os seres humanos pertencem à ordem dos primatas na cadeia evolutiva e deu origem aos hominídeos. Dentre eles surgiram os gêneros Australopithecus e, posteriormente, Homo, do qual nossa espécie Homo sapiens moderno faz parte.

Usando essas ideais como ponto

de partida muitos e com base em novas pesquisas, grande parte dos estudiosos de hoje aceita a hipótese de que os primeiros ancestrais dos seres humanos se originaram na África, por volta de sete milhões de anos atrás, no entanto o grande desafio ara os pesquisadores é saber com precisão como ocorreu essa historia.

(A espécie de primata com características mais

próximas das da espécie humana de que se tem notícia é a do Ramapithecus, que existiu há 13 milhões de anos).

1. ETAPAS DO PROCESSO HISTÓRICO:

Os historiadores costumam dividir a historia em períodos, os grandes períodos da história são: 1. Pré-História - período que se estende da origem da humanidade (Ramapithecus, há 13 milhões de anos) até o desenvolvimento da escrita, por volta de 3500 a.C. 2. Idade Antiga - período do desenvolvimento da escrita até a desagregação do império Romano do Ocidente, em 476. 3. Idade Média - período da desagregação do Império Romano do Ocidente até a tomada de Constantinopla pelos turnos em 1453. 1

Material elaborado pelo Prof. Elicio Lima para sistematizar situações de ensino-aprendizagem na sala de aula. A intertextualidade desse trabalho se estabelece no dialogo entre as obras: História: Volume único: Divalte Garcia Figueiredo. 1. ed. São Paulo: Ática, 2005. História global volume único: Gilberto Cotrim. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 1995. História Sociedade & Cidadania: Alfredo Boulos Júnor. 1ª ed. São Paulo: FTD 2013. Material referenciado pelos Parâmetros curriculares Nacionais e proposta curricular do Estado de São Paulo (Feitas algumas adaptações e grifos para facilidade o processo didático ensino aprendizagem - 2016). Sequencia didática 1. Primeiro ano do Ensino Médio.

1

4. Idade Moderna – período da tomada de Constantinopla pelos turcos até a Revolução Francesa, em 1789. 5. Idade Contemporânea – Período da Revolução Francesa até os dias atuais. Alguns historiadores contestam essa divisão, concebida há mais de cem anos, ela carrega a ideias que a história se desenvolve por etapas evolutivas, de acordo com essa visão há estágios diferentes em cada sociedade humana – estágio superior e estágio inferior. Essa organização da história serviu para justificar a dominação imposta pelos povos europeus aos povos de outros continentes (África e Ásia, por exemplo). Com o argumento de levar a “civilização” e o “progresso” a esses povos, os europeus escravizaram populações, exploraram suas riquezas, impunham, enfim, seus próprios hábitos culturais, e seus costumes – eurocentrismo. Esse tipo de divisão da história é considerado ainda uma forma didática de organizar o estudo do passado da humanidade, todavia, temos de estar alerta para não fazer interpretações preconceituosas. Antes da escrita: Segundo essa divisão da história, a origem da humanidade e as primeiras formas de organização dos grupos humanos constituem o período mais longo de nosso passado. Esse período também foi dividido para facilitar o seu estudo. O critério para efetuar a subdivisão apoiou-se nos diferentes artefatos de pedras e metais encontrados e nas possíveis técnicas usadas para fabricação. O período foi então dividido em três grandes momentos:

1. Idade da Pedra Lascada ou Paleolítico:

vai desde a origem da

humanidade até cerca de 10 mil a.C. 2. Idade da pedra polida ou Neolítico: estende-se de 10 mil a.C. até 6 mil a.C. 3. Idade dos Metais: abrange os dois últimos milênios que antecederam o aparecimento da escrita, por volta de 3500 a.C. Nessa fase, alguns grupos humanos substituíram a pedra por metais, como o cobre e o bronze.

2

2. PALEOLÍTICO:

Um longo período de aproximadamente 10 milhões de anos, os nossos antepassados surgiram na África originalizados de primatas com características semelhantes, entre as principais destacam: a capacidade de ficar de pé, dedo em números de cinco e o polegar possibilitando a manipulação de objetos, assim

um

desses

gêneros

de

primatas

apresentou

um

cérebro

significativamente maior dando origem ao ser humano. A combinação entre esses fatores fez com que os humanos começassem a usar pedras e madeiras como ferramentas, diferentes de outros primatas, passaram a produzir seus próprios instrumentos, feitos de pedras lascadas. Iniciaram o convívio com outros grupos (organização social) e as primeiras tentativas de comunicação com o desenvolvimento da capacidade de falar. O ser humano moderno: Estima-se que o Homo sapiens moderno (também chamado de homo sapiens sapiens) tenha aparecido entre 100 e 200 mil anos atrás. Assim, como seus ancestrais, ele é originário da África, de onde partiu para outros continentes. Por volta de 30 mil anos atrás se encontrava-se espalhado por toda a terra. Lentamente, o ser humano aprimorou cada vez mais seus instrumentos, além de pedras empregava ossos e chifres para fabricar ferramentas, como arpão farpado e anzóis, chegando a construir o arco, primeiro mecanismo composto concebido pelo cérebro humano. Surgem pequenas comunidades (grupos sociais) com poucas diferenças hierárquicas, embora todos participavam da produção de alimentos, já existia uma divisão do trabalho, baseado no sexo e na idade, as mulheres dedicavamse geralmente à coleta de frutos e raízes, enquanto os homem dedicavam-se a caça. Essa diversificação foi acompanhada do desenvolvimento das crenças e das ideias abstratas. Por essa época a morte passa a ter significados simbólicos, os sepultamentos segundo vestígios tornam-se ritualísticos. As pinturas rupestres e as esculturas são marcas da necessidade humana de registrar, de se expressas, ou seja, forma de estabelecer de comunicação simbólica.

3

3. A REVOLUÇÃO NEOLÍTICA:

Por volta de 10 mil anos a.C. a Terra passou por uma grande mudança no clima, que ocasionou uma série de modificações na vegetação e nos hábitos dos animais. Como consequência, os seres humanos tiveram de se ajustar a um novo ambiente. O cultivo de plantas e a domesticação de animais foram duas importantes atividades que comeram então a ser exercidas.

A invenção da agricultura: Nos

três

mil

anos

seguintes

consolidou-se

a

agricultura,

consequentemente houve um espantoso aumento da população, o aprendizado do cultivo provocou importantes mudanças na vida dos seres humanos, o que foi denominado de revolução agrícola. Desenvolveu-se o plantio sistemático de trigo e cevada fonte de alimento que permitiu o abandonar hábitos nômades, estabelecendo-se aldeias e o modo de vida sedentário, desenvolveu ainda, a domesticação de animais não só como alimentos, mas como uma infinidade de recursos, meio de transportes, força motriz e produção de lã. Com isso acentuou-se a divisão do trabalho, as mulheres passaram a fazer serviços mais internos e os homens trabalhos nos campos e na fabricação de ferramentas necessárias, o cultivo e o pastoreio eram coletivo, as possíveis exceções eram entre aqueles que cuidavam dos rituais sagrados, que se tornavam cada vez mais complexos.

Vilas e cidades: Por volta de 6 mil a.C., alguns grupos humanos descobriram a técnica de produção de artefatos de argila cozida (cerâmica). Na mesma época aprenderam a converter fibras naturais (linho, lã) em fios e estes em tecidos. Aos poucos começaram a trabalhar com metais para produzir instrumentos, o primeiro foi o cobre. Cerca de 5 mil anos atrás, graças à experiência com o uso do calor para a assar pão e aquecer a argila, foi possível o desenvolvimento da técnica de fusão dos metais. Desenvolveu-se o bronze, resultante da fusão do cobre com o estanho, material resistente utilizado na fabricação de utensílios, armas e ferramentas. Com o tempo especializaram-se as técnicas para trabalhas com cerâmica,

4

tecelagem e metalurgia, os indivíduos que dominavam tais técnicas tornavamse artesão. Eram esses os primeiros sinais de uma nova organização social do trabalho.

A diversidade na produção, a especialização do trabalho as

novas funções na sociedade contribuíram para que algumas comunidades de agricultores se transformassem em vilas e cidades, constituindo o fenômeno que alguns historiadores chamam de revolução urbana. O aumento da produção criou excedente e, a partir dai, podem ter intensificado as relações de trocas entre vilas e mesmo às expedições de saque e conquistas. De qualquer modo, as trocas de excedentes são os primeiros passos para a atividade comercial. O aumento da produção e a intensificação das relações sociais ocasionaram o desenvolvimento de sociedade complexas (organização e estrutura administrativas). Esses acontecimentos pertencem à idade dos metais e referem-se, em grande parte, aos povos que ocupavam a região conhecida como Crescente Fértil.

5

OS PRIMEIROS SERES HUMANOS



Série

Data

Situação de aprendizagem 1 – História- Prof. Elicio Lima

NOME:

PARA SISTEMATIZAR O ESTUDO

1.

Durante milhares de anos, os seres humanos aprenderam a

transformar a natureza em proveito próprio. Como resultado desse longo processo, vivemos hoje em um mundo que garante a muitas pessoas conforto e qualidade de vida. Entretanto, nunca foram tantos os desequilíbrios ambientais, que colocam em risco, inclusive, a própria existência da humanidade. Em sua percepção como essas mudanças e transformações afetaram a organização social e a estrutura política e socioeconômica do mundo contemporâneo?

2. Como estudamos, a tecnologias dos povos primitivas era rudimentar baseava-se no artesanato na habilidade manual. Os primeiros produtos das tecnologias na pré-história foram objetos para atender suas necessidades cotidianas, como ferramentas, armas, vasilhas, arcos, etc. A utilização da pedra representou um avanço, acelerando com a introdução do cobre e a fusão do bronze que proporcionaram novas e grandes possibilidades as tecnologias antigas –“avanços tecnológicos”. Nessa perspectiva, qual a importância da tecnologia em seu processo de desenvolvimento para atender as necessidades e os interesses dos seres humanos em cada tempo e espaço?

3. Quais as diferenças entre os povos que viveram no Paleolítico e no Neolítico? Sistematize as informações em um quadro comparativo.

4. INVENÇÃO DA AGRICULTURA: Nesse sentido, Justifique o termo revolução agrícola, considerando a importância da prática da agricultura na história da humanidade.

6

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.