PADRONIZAÇÃO E MELHORIAS DA INFRA-ESTRUTURA DO PARQUE NACIONAL DAS EMAS (GO/MS) COMO FORMA DE INCLUSAO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

June 4, 2017 | Autor: A. Alves de Aquin... | Categoria: Educação Ambiental
Share Embed


Descrição do Produto

Faco, R.A.; Aquino, A.A.; Antunes, D.M.M.; Neiman, Z. Padronização e melhorias da infra-estrutura do Parque Nacional das Emas (GO/MS) como forma de inclusão de portadores de necessidades especiais. Anais do VII Congresso Nacional de Ecoturismo e do III Encontro Interdisciplinar de EcoturisJ. B.; Andrade R. de L.; Silva, mo em Unidades de Conservação. Revista Brasileira de Ecoturismo,Pinto, São Paulo, v.2, n.4,J.2009, p.331.

C.E..

PADRONIZAÇÃO E MELHORIAS DA INFRA-ESTRUTURA DO PARQUE NACIONAL DAS EMAS (GO/MS) COMO FORMA DE INCLUSAO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS Regiane Avena Faco¹; Adriano Alves de Aquino¹; Débora de Moura Mello Antunes¹; Zysman Neiman² ¹ Discentes UFSCar Campus Sorocaba; ² Docente UFSCar Campus Sorocaba E-mail: [email protected] Conforme enfatiza o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a visitação às áreas protegidas é uma importante estratégia de preservação dos recursos naturais. Neste contexto, o Ecoturismo, como segmento especializado, atualmente tem se tornado uma importante fonte de obtenção de recursos, conservação e Educação Ambiental, além de se constituir numa ferramenta de desenvolvimento econômico das comunidades do entorno dessas áreas. Assim, visando o acesso a todos os indivíduos, a inclusão de portadores de necessidades especiais tem sido um desafio ao segmento de Ecoturismo, principalmente no que se refere às possibilidades de visitação às áreas naturais. Como uma prática do chamado Turismo Sustentável, deve-se prever a inclusão de toda a população nesta atividade e, segundo censo do IBGE de 2000, o país possui cerca de 14,5% da população com algum tipo de deficiência. Atento a essa questão, organizou-se uma equipe de técnicos do Parque Nacional das Emas (GO-MS)(PNE), com a colaboração de alunos de turismo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, para, reunidos, discutir e sugerir algumas alternativas que atendessem a esse público, sendo que após as quais foram elencadas algumas estratégias para que o parque atraísse uma gama maior de visitantes, incluindo nesse rol os portadores de necessidades especiais. Foi realizada também, uma palestra no curso de formação de monitores ambientais na qual foram apresentadas diversas sugestões relacionadas às necessidades de adequação da infra-estrutura tanto no que diz a inclusão de portadores de necessidades especiais quanto a outras questões que vão desde as lixeiras para coleta seletiva, até a reformulação das zonas de uso intensivo (utilizadas para a recepção de turistas e pesquisadores), com implantação do museu e centro de visitantes, ambos contendo atividades auxiliares na Educação Ambiental e informações pertinentes. Debateram-se, também, melhorias de acesso às áreas de uso extensivo, principalmente as que, por sua riqueza de recursos, permitam um contato humano controlado, possibilitando assim, a contemplação de fauna e flora do cerrado. Assim, a expectativa é que a parceria entre o PNE e a UFSCar dê continuidade a estes estudos, para que seja possível atingir o objetivo de inclusão, assim como tornar o trabalho de conscientização ambiental no bioma cerrado mais efetivo.

Palavras-Chave: Parque Nacional das Emas, Acessibilidade, Ecoturismo

Página 331

R e vi st a B r as i le i r a d e E c o t u r i s mo , S ã o P au lo v .2 , n .4 , 2 0 0 9

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.