Passeio Noturno como ferramenta para difundir o papel dos zoológicos modernos

May 30, 2017 | Autor: Caio Araújo-Bissa | Categoria: Educação Ambiental, Zoos and Aquariums
Share Embed


Descrição do Produto

PASSEIO NOTURNO COMO FERRAMENTA PARA DIFUNDIR O PAPEL DOS ZOOLÓGICOS MODERNOS1

Caio Henrique de Araújo Bissa; Kátia Gisele de Oliveira Rancura; Flávia Taconi Venâncio Campos; Inaiá Sedenho Manoel; Renato Abbade Silva, Lilian Rocha de Oliveira; Bruno Henrique Aranda

Desde a sua criação, os objetivos dos zoológicos têm se modificado. Inicialmente, essas instituições possuíam somente o caráter recreativo, servindo como um espaço de lazer para a população. Hoje, além desta função, os zoológicos realizam importantes trabalhos de pesquisa, conservação e educação ambiental. Ainda assim, são comuns as críticas quanto à existência destas instituições. Na maior parte das vezes, essa visão é resultado da falta de conhecimento quanto ao papel que zoológicos e aquários desempenham atualmente. Este trabalho teve como objetivo avaliar se a visita monitorada “Passeio Noturno”, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo (FPZSP), contribui efetivamente para divulgar e esclarecer aos participantes sobre os reais objetivos dessas instituições e também visou identificar o perfil dos participantes desta atividade, no intuito de aprimorá-la, estabelecendo estratégias mais eficazes para a transmissão da mensagem pretendida. O Passeio Noturno é uma atividade que ocorre quinzenalmente na Fundação e consiste em uma visita monitorada por biólogos do Programa de Educação Ambiental do Parque aos animais de hábitos noturnos. A atividade conta com a aplicação de diversas técnicas de enriquecimento nos recintos das espécies que compõem o roteiro do passeio, apresentações didáticas e demonstrações de condicionamento animal. Neste estudo, foram analisados questionários enviados por e-mail aos participantes do Passeio Noturno durante o 2º semestre de 2013 e o 1º semestre de 2014. Tais questionários eram encaminhados antes e depois da visita, e continham perguntas abertas e fechadas, que versavam sobre os aspectos citados anteriormente. Quanto ao perfil do público que participa da atividade, de acordo com os retornos obtidos, ele é composto em sua maior parte por famílias (83,3%), cujos membros adultos possuem Ensino Superior completo (89,4%). Com relação aos objetivos dos zoológicos, a maioria (80%) afirmou ter mudado sua visão em relação ao papel dos zoológicos após realizar a visita, sendo que as principais razões para que isto tenha ocorrido foram a demonstração dos cuidados que os técnicos têm com os animais (23,5%) e o trabalho de conscientização do público realizado durante a visita (9,8%). Quanto àqueles que não mudaram sua visão após a visita, estes informaram que já compreendiam quais eram as funções destas instituições e, portanto, apenas mantiveram sua impressão inicial. Com base nestas informações pode-se concluir que o Passeio Noturno da FPZSP tem se apresentado como uma ferramenta educativa com grande potencial para difundir a importância dos zoológicos entre os visitantes que participam da atividade.

Palavras-chave: Educação ambiental, Passeio Noturno, papel dos zoológicos Referência: ARAÚJO-BISSA, C. H.; RANCURA, K. G. O. ; CAMPOS, F. T. V. ; MANOEL, I. S. ; SILVA, R. A. ; OLIVEIRA, L. R. ; ARANDA, B. H. . Passeio Noturno como ferramenta para difundir o papel dos zoológicos modernos. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO APLICADA À CONSERVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE, 3, 2014, São Paulo. Anais..., São Paulo, 2014. 1- Resumo apresentado no III Encontro Internacional de Educação Aplicada à Conservação e Sustentabilidade em 2014.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.