Perfil dos consumidores de uma feira de alimentos orgânicos em Manaus – AM

May 22, 2017 | Autor: R. de Lima Erazo | Categoria: Sociology, Socioeconomics
Share Embed


Descrição do Produto

WORKSHOP AGRICULTURA FAMILIAR: FORTALECENDO A INTERAÇÃO ENSINO E PD&I PARA SUSTENTABILIDADE– Manaus/AM – 22.10 a 23.10.2015

Perfil dos consumidores de uma feira de alimentos orgânicos em Manaus – AM Consumers profile of an organic food fair in Manaus - AM ERAZO, Rafael de Lima1; PEREIRA, Henrique dos Santos2 1 – Mestrando em Agricultura no Trópico Úmido, ATU/INPA, [email protected] 2 – Professor da Universidade Federal do Amazonas, UFAM, [email protected]

Resumo A elaboração e a implantação de estratégias para o desenvolvimento da cadeia de valor dos produtos orgânicos dependem do conhecimento sobre o comportamento dos consumidores. Objetivou-se analisar o perfil e as motivações que influenciam as decisões de compra dos consumidores de uma feira de alimentos orgânicos em Manaus – AM. O comportamento de 26 consumidores foi analisado de forma direta e indireta, por meio de observação, conversação e aplicação de questionários estruturados. Quanto aos consumidores concluise que estes formam um público seleto e cativo. A maioria apresentou alta escolaridade, com uma faixa de idade superior a 40 anos, que declaram seu estado civil como casado e renda superior a R$3.000,00/mês. Para estes consumidores, os atributos dos produtos orgânicos considerados mais importantes na relação de consumo estão relacionados à tríade “saúde, meio-ambiente e sabor”. Palavras-chave: Agricultura familiar; Desenvolvimento; Sustentabilidade. Abstract The development and implementation of strategies for the development of organic products value chain depends on the knowledge of consumer behavior. This study aimed to analyze the profile and motivations that influence consumers' purchasing decisions in a fair of organic food in Manaus - AM. The behavior of 26 consumers was analyzed directly and indirectly, through observation, conversation and application of structured questionnaires. For consumers it is concluded that these are a select and captive audience. Most showed a high level of education, age over 40 years, married marital status and income higher than R $ 3,000.00 per month. For these consumers, the attributes of organic products considered most important in consumer relations are related to triad "health, environment and taste."

Keywords: Family farming; development; Sustainability.

INTRODUÇÃO Os alimentos orgânicos têm representado uma das maiores preocupações do homem moderno, que também o associa à sustentabilidade. O alimento orgânico busca atender ao homem na sua necessidade alimentar, não apresentando riscos de contaminação química ou de qualquer outra natureza tóxica, sendo produzido de maneira integrada com o ambiente (OLIVEIRA, 2011). A feira livre oferece a possibilidade de o consumidor comparar preços entre diferentes produtores da mesma mercadoria a pequenas distancias contrário ao que acontece entre supermercados, por ficarem distantes uns dos outros. Tal fato dificulta a pesquisa de preços ou a torna inviável para o consumidor. Assim, a feira acaba competindo com o supermercado, porque oferece preços mais acessíveis, e isso agrada ao consumidor (PIMENTA et al., 2008). Estudar os consumidores de alimentos orgânicos proporciona a oportunidade de tentar descobrir quais distintas motivações influenciam nas suas decisões de compra (consumo). Tais pesquisas poderão contribuir com a criação de estratégias mais adequadas por parte dos participantes da cadeia produtiva de produtos orgânicos. METODOLOGIA A cidade de Manaus possui, até a presente data, uma única feira que comercializa somente produtos orgânicos, sem exceção. Trata-se da Feira Orgânica do MAPA (Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento). A feira funciona exclusivamente todos os sábados a partir das 07h30min e vai até às 12h00min, fica localizada no bairro de Adrianópolis, zona centro-sul do município de Manaus. Por ser um local de comercialização exclusiva de alimentos orgânicos, essa feira foi escolhida como o local de estudo para a realização de um diagnóstico sobre os consumidores de alimentos orgânicos da região. Como universos amostrais foram considerados todos os consumidores dessa feira orgânica, e o recrutamento dos entrevistados foi feito por meio de amostragem aleatória simples. Dessa forma, a amostra obtida para análise foi de 26 consumidores.

razo, R.L (2014)

O intuito da pesquisa foi expressar o perfil dos consumidores de produtos orgânicos dessa feira. O comportamento e as preferências de consumo desse público foram analisados de forma direta e indireta, por meio de observação, conversação e aplicação de questionários estruturados, buscando-se assim captar o máximo de informações possíveis sobre o objeto de estudo. O trabalho envolveu, portanto, a pesquisa de campo, mediante visitas sucessivas ao local do estudo quando eram feitas as observações diretas e as entrevistas estruturadas. Os questionários aplicados aos consumidores eram compostos de informações relacionadas aos aspectos: idade, sexo, escolaridade, renda, estado civil, preocupação com a sua própria alimentação e a de seus familiares, se já ouviu falar e se consome produtos orgânicos, caracterizando assim os aspectos socioeconômicos dos mesmos e a sua percepção em relação aos produtos orgânicos, entre outros. Além destes itens, no questionário também foram registrados comentários de natureza subjetiva e impressões pessoais acerca de produtos orgânicos. As entrevistas ocorreram no mês de Agosto e Setembro de 2014. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário para os consumidores contendo 19 questões estruturadas do tipo múltipla escolha e em escalas. Os dados obtidos foram codificados, dispostos em planilha eletrônica em forma de banco de dados (Excel for Windows), distribuídos em gráficos e analisados qualitativa e quantitativamente. RESULTADOS E DISCUSSÕES Verificou-se que entre os consumidores entrevistados, 53,84% eram do sexo feminino e 46,15% do sexo masculino, o que mostra uma ligeira predominância de mulheres entre os consumidores de produtos orgânicos. Com relação à faixa etária, pode-se verificar que 53,84% apresentam mais de 40 anos, seguidos por 34,61% entre a faixa etária de 30 a 40 anos, o que mostra que a amostragem foi composta por um público adulto jovem, correspondendo à faixa da população em idade economicamente ativa e com maior poder de compra. (Figura 1).

Figura 1. Faixa etária dos Consumidores entrevistados.

Quanto ao grau de escolaridade, pode-se verificar que mais de 90% dos entrevistados apresentava formação de nível superior, com predominância de formação em nível de pós-graduação (Figura 2). Indicando assim que o público consumidor de orgânicos é um público de nível de escolaridade bastante elevada, se comparada à população em geral. Em 2010, considerando-se a população metropolitana de 25 anos ou mais de idade, apenas 10,14% dos habitantes de Manaus possuía o superior completo (PNUD, 2015).

Figura 2. Grau de escolaridade de Consumidores entrevistados.

Com relação ao estado civil dos consumidores, 30,76% declararam-se solteiros; 61,53% casados; 3,84% divorciados e 3,84% viúvos (Figura 3).

Figura 3. Estado civil dos Consumidores entrevistados.

Quanto à renda familiar, 46,15 % dos entrevistados declararam ter uma renda mensal de mais de 3000 reais, 38,46 % entre 2000 a 3000 reais e 15, 38% entre 1000 a 2000 reais (Figura 4).

Figura 4. Renda Familiar dos Consumidores entrevistados.

Quando questionados sobre as motivações para compra e consumo de alimentos orgânicos, os entrevistados indicaram que o fator preponderante foi a “busca por alimentos mais saudáveis”, para melhoria da qualidade de vida, por entenderem ser um produto natural, que pode contribuir com a preservação de doenças saúde, entre outros (Figura 5). Resultado semelhante foi encontrado em levantamento conduzido entre consumidores de três cidades chinesas. De acordo com a sondagem, a percepção de alimentos livres de compostos químicos foi a razão inicial para a compra de alimentos orgânicos, correspondendo a 67,5% dos entrevistados (YIN et al., 2010).

Os consumidores foram menos afirmativos em relação a considerarem que o consumo de orgânicos valoriza os produtores agrícolas. Um número maior de entrevistados não concordava que os alimentos orgânicos seriam mais nutritivos que os convencionais (Figura 5), indicando que o sabor seria o menos importante dentre as motivações para o consumo destes produtos.

Figura 5. Motivos pessoais para o consumo de alimentos orgânicos.

De modo geral, os consumidores foram mais afirmativos quanto à contribuição do consumo de orgânicos para com a proteção das gerações futuras e como forma de evitar a contaminação dos solos. A redução do aquecimento global também foi relacionada à produção orgânica, porém de modo menos afirmativo que as demais associações (Figura 6).

Figura 6. Comportamento dos Consumidores entrevistados acerca das variáveis socioambientais.

Pode-se verificar que os consumidores se deslocam dos mais diferentes tipos de bairros e zonas da cidade de Manaus (Figura 7). Dos 26 consumidores

entrevistados: cinco consumidores vieram do bairro Nossa Senhora das Graças, cinco do Coroado, quatro do bairro Parque 10 de Novembro, quatro do Adrianópolis, três do Japiim, um do Centro, um da Compensa, um da Ponta Negra, um do Lírio do Vale e um de Flores.

Figura 7. Mapa dos bairros de Manaus.

CONCLUSÕES Quanto ao perfil dos consumidores de alimentos orgânicos conclui-se que estes formam um público “cativo” (consumidores frequentes) e seleto. A maioria dos consumidores possui alta escolaridade (nível superior), está na faixa de idade superior a 40 anos, declara seu estado civil como casado e renda superior a R$3.000,00/mês. Verifica-se que os consumidores consideraram mais importantes os atributos relacionados à tríade “saúde, meio-ambiente e sabor”. No entanto, os consumidores da feira de alimentos orgânicos de Manaus parecem ser motivados mais fortemente por questões pessoais (do individuo e sua família) do que por questões ambientais (proteção dos recursos naturais e outros), com destaque para a motivação de consumo de alimentos considerados mais saudáveis e saborosos. Ainda assim, os consumidores de Manaus percebem a importância desses produtos para o meio ambiente e para a saúde dos produtores. Foi observado que o fato do produto

orgânico não conter agrotóxicos, os quais prejudicam a saúde das pessoas e contaminam o meio-ambiente é o grande diferencial deste tipo de produto. O grupo de pessoas que consomem produtos orgânicos está emergindo e os principais entraves para o seu aumento são a baixa oferta dos produtos e a falta de informações em locais de venda e nos rótulos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS OLIVEIRA, A. D. PRODUTOS ORGÂNICOS: Fatores determinantes de Comportamento de Compra de consumidores em Supermercados da Região Sul do Município de Belo Horizonte – MG. Faculdade Novos Horizontes. Belo Horizonte, 2011. (Dissertação de Mestrado) PIMENTA, M. L.; MELO, D. C.; VILAS BOAS, L. H. B; SILVA, A. L.; SETTE, R. S. Segmentação por Valores: conhecendo melhor o mercado consumidor de orgânicos da cidade de Uberlândia. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, Rio de Janeiro 06 a 10 set. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2008. PNUD. Atlas do desenvolvimento humano no Brasil. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Fundação João Pinheiro. Disponível em: http://www.atlasbrasil.org.br/2013/pt/. Visualizado em 15 de setembro de 2015. YIN, Shijiu; LINHAIWU, Lili Dub e Mo CHEN. Consumers’ purchase intention of organic food in China. Sci Food Agric 2010; 90: 1361–1367.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.