Perfil dos ingressantes do curso de Zootecnia do ano de 2013 da Faculdade de Engenharia/UNESP – Câmpus Ilha Solteira

July 5, 2017 | Autor: Caio Ouros | Categoria: Vestibular System, Zootecnia, Ensino Superior
Share Embed


Descrição do Produto

Perfil dos ingressantes do curso de Zootecnia do ano de 2013 da Faculdade de Engenharia/UNESP – Câmpus Ilha Solteira Caio César dos Ouros(1); Yasmin de Sales Pereira(2) ; Keny Samejima Mascarenhas Lopes(1); Kazuo Leonardo Almeida Yokobatake(3); Marcelo Andreotti(4), Leonardo Tedeschi(1) Mestrandos, Departamento de Biologia e Zootecnia, FE/UNESP – Câmpus Ilha Solteira, Avenida Brasil, 56; E-mail: (2) Discente, Departamento de Biologia e Zootecnia, FE/UNESP – Câmpus Ilha Solteira, Avenida Brasil, 56; (3) Doutorando, Departamento de Zootecnia, FZEA/USP, Avenida Duque de Caxias, 225; (4) Docente, UNESP/Universidade Estadual Paulista, CEP 15385-000, Ilha Solteira, SP, [email protected], DEFERS. (1)

[email protected];

INTRODUÇÃO A Faculdade de Engenharia/UNESP – Câmpus Ilha Solteira tem como objetivo o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, formando profissionais das áreas de ciências agrárias, biológicas e exatas, assim também indiretamente fazendo com que haja o crescimento da região a que esta inserida. Entre os cursos, o de Zootecnia foi criado no ano de 2003, com demanda crescente ano a ano. Porém, segundo Santos e Leite (2006), o ingresso em Faculdades e Universidades está ligado a uma série de variáveis e não somente à uma condição independente. Strider e Lovato (2011) destacam a importância do conhecimento do perfil dos alunos ingressantes, sendo um instrumento de orientação educacional e institucional, para o planejamento de atividades de ensino, pesquisa e extensão, assim como, para o desenvolvimento de práticas para redução da evasão. Assim, tais análises de perfis proporcionam também o conhecimento do contexto social dos discentes e suas experiências, orientando as instituições de ensino a como formar de maneira coerente com as demandas sociais, e produzindo mudanças nas realidades dos alunos, uma vez que as desigualdades sociais, econômicas e culturais do Brasil ainda são significativas (Saccol et al., 2009). Portanto, o trabalho teve como objetivo avaliar o perfil dos alunos ingressantes do ano de 2013 do curso de Zootecnia da Faculdade de Engenharia/UNESP, Câmpus Ilha Solteira.

MATERIAL E MÉTODOS Foram realizados 32 questionários com alunos ingressantes do curso de Zootecnia na Universidade Estadual Paulista – Unesp, Câmpus de Ilha Solteira. Os alunos ingressaram no curso no segundo semestre de 2013 e atualmente cursam o segundo período. O questionário foi elaborado de forma a coletar informações importantes para melhor acolher os ingressantes e conhecer as dificuldades enfrentadas no início da jornada acadêmica, e também, na universidade escolhida. Inicialmente as perguntas abordaram a idade e o gênero sexual dos entrevistados, e em seguida questionaram qual foi a forma de ensino básico que os alunos cursaram, com opções entre “federal/estadual”, “particular” ou “técnico”. Na sequência, se fez um levantamento de quantos alunos foram aprovados em primeira lista, e em listas de espera do vestibular; perguntou-se a opinião dos ingressantes sobre o vestibular ser no meio do ano; o motivo de terem escolhido o curso de Zootecnia; se já apresentavam alguma vivência no meio rural; e qual o motivo de

- VIII ENCONTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA - 2014 - Resumo Expandido -

escolher o curso de Zootecnia na Unesp, Câmpus de Ilha Solteira. Também foi questionado se os alunos têm interesse em transferência para outro Câmpus ou curso, assim como sobre as reprovas que tiveram no primeiro semestre de faculdade; quanto à postura dos professores em sala, sobre o domínio do conteúdo pelos professores, a relação entre alunos e professores, o corpo docente, os laboratórios disponíveis, as salas de aula e as estruturas das fazendas experimentais. Para finalizar o questionário, os ingressantes responderam se possuíam algum tipo de bolsa ou auxilio para se manter na Universidade, se estão com estágios junto a grupos de estudos e por fim quais as dificuldades mais aparentes que o curso de Zootecnia da Unesp Ilha Solteira apresenta.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Todos os ingressantes que concordaram em participar do questionário estão abaixo dos 25 anos, sendo que sua maioria (55%) tem entre 18 e 19 anos, 59% são do sexo feminino e 41% do sexo masculino. Do total de discentes, 49% vieram de escolas particulares, 41% de escolas públicas e 10% cursaram o ensino médio técnico, resultado semelhante aos encontrados por Lopes et al. (2012) que encontrou valores de 61% de escolas particulares e 31% de públicas, representando assim, um aumento de ingressantes provenientes do ensino público. Dos ingressantes de 2013 que participaram do questionário, nenhum ingressou em primeira lista, todos foram chamados pela lista de espera. Quanto ao vestibular, assim como analisado por Lopes et al. (2012), a maioria dos ingressantes (72%) acha que o processo seletivo no meio do ano é bom ou muito bom, sendo a maior justificativa a facilidade em ingressar na universidade como uma oportunidade a mais, além dos processos seletivos de começo de ano. Já 28% acham que esse processo é regular ou ruim, pois há grande quantidade de “treineiros” prestando o vestibular, mesmo que não desejem o curso escolhido. Dos discentes entrevistados, 62% afirmam possuírem vivência no meio rural, e quando questionados sobre qual o motivo da escolha do curso de Zootecnia, as respostas foram diversas como mostra a Figura 1, mas as mais recorrentes foram quanto ao desejo de trabalhar com animais, e de estudar sobre nutrição e melhoramento animal. Figura 1. Porcentagem das respostas dos discentes para a questão do motivo de cursar Zootecnia, da Unesp – Câmpus Ilha Solteira.

Quanto à escolha da universidade, 56% alegam ter escolhido o Câmpus de Ilha Solteira devido à sua 2

- VIII ENCONTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA - 2014 - Resumo Expandido -

qualidade, 16% escolheram devido ao vestibular de meio de ano, 13% devido a uma menor concorrência, 12% pela proximidade da cidade onde residem e 3% por terem conhecido previamente o Câmpus em eventos abertos, como o “Venha nos conhecer”, realizado pela Faculdade todos os anos. Apesar dos resultados positivos quanto ao curso de Zootecnia e o Câmpus de Ilha Solteira, 34% buscam uma transferência, sendo 20% para o curso de Zootecnia em outros Câmpus e 14% para outros cursos. Quanto ao desempenho apresentado durante o primeiro período do curso, no segundo semestre de 2013, apenas 35% dos alunos não tiveram reprovas, porém, a maioria (65%) obtiveram reprovas em pelo menos uma matéria, sendo Química geral e analítica a que apresentou maior número de reprovações (Figura 2). Figura 2 Números de reprovas, por matéria, dos ingressantes do curso de Zootecnia de 2013, da Unesp – Câmpus Ilha Solteira.

A dificuldade apresentada pelos ingressantes quanto à química já haviam sido previamente verificadas por Akechi et al. (2010) que também avaliaram o maior percentual de reprovas nesta mesma matéria, demonstrando que esta é uma dificuldade comum entre os ingressantes do curso de Zootecnia e não de uma turma específica. A avaliação feita pelos alunos sobre diferentes temas é apresentada na Figura 3 e demonstra que os alunos estão satisfeitos com o corpo docente e o domínio de conteúdo dos professores, assim como com os laboratórios, já que foram os itens que apresentaram a melhor relação bom ou muito bom entre os avaliados.

Figura 3 Resultados das avaliações dos alunos acerca de diferentes tópicos relacionados ao curso.

3

- VIII ENCONTRO DE CIÊNCIAS DA VIDA - 2014 - Resumo Expandido -

O item com maior reprovação dos alunos foi referente às fazendas experimentais que apresentou resultados alarmantes na relação de avaliações ruim ou muito ruim. Também relacionado a isto, de acordo com os discentes, as principais dificuldades aparentes do curso de Zootecnia em Ilha Solteira é a deficiência nas fazendas (58%), seguido de uma dificuldade de relacionar as matérias de exatas com o curso (professores com pouco conhecimento na área da Zootecnia) com 23%, uma baixa conexão com a parte prática nesse período inicial do curso (15%) e por fim dificuldades em conseguir auxílios moradia e alimentação (4%). Por fim, foi avaliado que 58% dos alunos, do segundo período, já participam de grupos de estudos ou atividades complementares dentro da faculdade, e 24% do total recebem algum tipo de auxílio (moradia, alimentação ou bolsa) para auxiliar em sua permanência durante a faculdade. CONCLUSÕES A maior parte dos ingressantes se mostra participativo e empolgado com o curso, apesar de frequentes dificuldades quanto à estrutura e aprendizado. Os resultados apresentados oferecem um ponto de vista favorável para melhoria do curso, já que expõe as fragilidades que devem ser corrigidas para que haja uma manutenção e apoio aos ingressantes da FE/Unesp, Câmpus de Ilha Solteira.

REFERÊNCIAS AKECHI, B.V.; LOPES, K.S.M.; DONRFELD, C.B. Desempenho dos alunos ingressantes em 2007,2008 e 2009 nos três núcleos de disciplinas do curso de Zootecnia da Unesp de Ilha Solteira. In: Encontro de Ciências da Vida, 4, 2010, Ilha Solteira. Anais... Ilha Solteira: Faculdade de Engenharia/UNESP, 2010. LOPES, K.S.M.; SILVA, F.L.; YOKOBATAKE, K.L.A.; DONRFELD, C.B.; SILVA, A.L.; SOUZA, L.D.S. Integração aluno-universidade: perfil do alunos ingressantes de 2011 no curso de Zootecnia da Faculdade de Engenharia- Unesp/Ilha Solteira. In: Encontro de Ciências da Vida, 6, 2012, Ilha Solteira. Anais... Ilha Solteira: Faculdade de Engenharia/UNESP, 2012. SACOOL, A. G. F.; MACIEL, M. N.; PEGORARO, S. O. M., SILVA, L. M. Perfil dos acadêmicos da segunda turma de Zootecnia do Centro de Educação Superior Norte – RS (CESNORS) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) 2007/011, 19. 2009, Àguas de Lindóia. Anais... Àguas de Lindóia: Faculdade de Engenharia de Alimentos e Zootecnia, 2009. SANTOS, C.E. LEITE, M.M.J. Perfil do aluno ingressante em uma universidade particular da cidade de São Paulo. Revista Brasileira de Enfermagem, v.59, n.2, p.154-156, 2006. STRIDER, D. O.; LOVATO, A. C. A. Perfil dos alunos ingressantes nos cursos de enologia, tecnologia em agronegócio e zootecnia da Universidade Federal do Pampa: Condições e expectativas. In: Congresso de Iniciação Científica, 20., 2011, Pelotas. Anais... Pelotas: Universidade Federal de Pelotas, 2011.

4

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.