Perspectiva de redução do atraso cultural: um caminho para a diminuição da desigualdade.

October 16, 2017 | Autor: Rodrigo de Carvalho | Categoria: Desigualdades Sociales, Educación y desigualdad social, Pobreza e desigualdades sociais
Share Embed


Descrição do Produto

Perspectiva de redução do atraso cultural: um caminho para a diminuição da desigualdade. por Rodrigo de CARVALHO1 - 20 outubro 2014

O Brasil sofre um atraso histórico em relação aos países 'civilizados' - trabalho aqui no conceito de Marshall para o cavalheirismo social. Vivemos hoje um processo de diversificação da indústria que remete à industrialização da Europa no século XVIII. Um atraso de mais de 200 anos. A instituição da Democracia, a busca pela promoção do bem-estar social pelo Estado, somente para citar alguns fatores, levam a crer que andamos a acompanhar os ciclos vividos outrora por outras economias, sempre com alguma defasagem. Este delay, no entanto, nos permite a vantagem da experiência vivida por outros. Aprender com os erros dos outros significa poder incorrer em dois caminhos: o do acerto e aquele de cometer novos erros. Infelizmente temos vivido uma prática de recorrência, escolhendo um caminho do meio que leva o Brasil a reproduzir as posturas Européias. Cometer os mesmos erros com atraso de décadas ou séculos? Mas onde estará a luz nesta teoria? A visão positivista – ou utópica, como queira chamar – a qual persigo, e que pactua com a do autor; é a de que, em primeiro lugar, esta reprodução tem sido enriquecida com as posições dos atores e circunstâncias políticas e econômicas presentes nos momentos de decisão. Fato este que apropria, de certo modo, o modelo europeu ao ambiente nacional, permitindo o debate e a construção de projeções nacionais a partir de modelos consolidados, ou pelo menos já explorados, aumentando a assertividade das proposições do Estado. Completa este panorama a velocidade com que as ideologias culturais, políticas, econômicas e sociais se disseminam na atualidade. Em nosso momento de ‘reindustrialização tardia’ contamos com a evolução dos meios de comunicação. Nesta era em que a informação viaja o mundo em segundos, o aculturamento da população se torna mais eficaz, motivado por um processo de autoconsciência, a partir do contato com uma carga maior de conhecimento global.

1 Arquiteto e Urbanista (UFV-MG), atuante na Secretaria de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Vitória; Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (FIJ-RJ) e aluno do curso de Especialização em Gestão Pública pelo IFES – Pólo Pinheiros – ES.

Trata-se do fortalecimento cultural a partir da agregação natural da sociedade, que passa a reconhecer seu valor e a exigir a paridade de recursos, não de maneira assistencialista, mas que promova de fato seu bem estar. O fortalecimento do Estado e da Sociedade brasileiro no contexto global pode contribuir para a consolidação de uma democracia igualitária em nossa nação? A partir do fortalecimento da cidadania, a tendência é de que o atraso diminua ou até se dissipe. Nesta visão, nós brasileiros estaremos cada vez mais pareados com a vanguarda política, social e econômica, dissolvendo a muralha histórica de separação temporal entre o desenvolvimento europeu e brasileiro.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.