Pesquisa e Plano de Ação sobre Turismo sustentável em RPPNs

Share Embed


Descrição do Produto



Confederação Nacional de RPPNs (CNRPPN) e
Ruschel & Associados Negócios e Sustentabilidade
apresentam

Pesquisa sobre turismo sustentável em RPPNs

Março de 2015

Para viabilizar o ProEcotur-RPPNs

Próximos passos:

Planejar e redigir um Programa de Trabalho para o desenvolvimento de atividades profissionais de turismo sustentável em RPPNs brasileiras, que contemple um Plano de Ação e um modelo de parcerias institucionais e operacionais

e

Viabilizar o Plano de Ação através da captação de recursos técnicos, institucionais, humanos e financeiros

Programa ProEcotur - RPPNs
Abril de 2015

ProEcotur-RPPNs

A partir destes resultados a CNRPPN decidiu realizar um programa de desenvolvimento de turismo sustentável em RPPNs, o ProEcotur-RPPNs.

O ProEcotur-RPPNs é um projeto de desenvolvimento sustentável de base local que objetiva a geração de empregos e renda e a melhora da qualidade de vida nas comunidades do entorno da rede de 1260 RPPNs brasileiras.

O ProEcotur-RPPNs vai contribuir com a proteção de um total de 780.000 hectares em quase todos os biomas brasileiros, oferecendo como beneficios o desenvolvimento do turismo, a educação ambiental dos visitantes, a manutencão dos serviços prestados pelos ecossistemas, a conservação de espécies nas áreas protegidas e a gestão de recursos naturais.

Programa ProEcotur - RPPNs
Abril de 2015

Em resumo:

23,5% dos respondentes já trabalham com turismo receptivo oferecendo refeições (23,5%), pernoite (18,5%), monitoria (33,3%) e souvenirs (13,6%)

81,5% dos respondentes acreditam que sua RPPN tem potencial para turismo e tem interesse na atividade

Os proprietários reconhecem um grande espectro de programas potenciais de atração turística em suas áreas, com destaque para programas contemplativos (como observação de fauna e flora), recreativos (como trilhas orientadas) e científicos

Apenas 1 dos 81 respondentes não pretende ter uso público em sua RPPN

Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015

Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015

Pergunta 9 – Interesse em participar de iniciativas da CNRPPN sobre turismo em RPPNs
AQUI VAI UM
Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015

Pergunta 9 – gráfico visual
Programa ProEcotur - RPPNs
Abril de 2015

Plano de Ação

O Plano de Ação deverá ter três grandes eixos de atuação: Sensibização, Capacitação e Comercialização

1) Sensibilização

Objetivos:

Romper o isolamento dos associados, que ficam distanciados geográfica e tecnicamente uns dos outros
Promover informação e interesse por turismo sustentável e reduzir conceitos equivocados sobre o assunto
Divulgar boas práticas realizadas em turismo sustentável em diversos países e biomas
Identificar talentos e lideranças regionais para colaborar com o Grupo de Trabalho na CNRPPN

Programa ProEcotur - RPPNs
Abril de 2015


1) Sensibilização


Atividade-chave:

Realizar programa de aproximação e congregação de associados na forma de seminários regionais de um dia (workshops), com palestras, debates, depoimentos, estudos de casos e intercâmbio de ideias, abordando-se os temas de interesse já identificados na pesquisa.

Nestes eventos ser o distribuídos materiais de apoio e complemento como manuais de boas práticas, cartilhas e guias de informação e capacitação.


Programa ProEcotur - RPPNs
Abril de 2015


2) Capacitação


Objetivos:

Apoiar a formação de gestores para as atividades de planejamento, implantação e gestão de atividades e serviços de receptivo turistico em suas RPPNs

Fornecer recursos técnicos para capacitação de funcionários da RPPN e da comunidade (formação de trade turístico) para a operação das diversas funções necessárias para a prestação de serviços turísticos



Programa ProEcotur - RPPNs
Abril de 2015


Participe, sugira, ajude a construir

Contato:

Grupo de Trabalho ProEcotur-RPPNs

Flávio Ojidos, Coordenador
Vice Presidente da CNRPPN e Conselheiro da FREPESP
[email protected]
Fones +55-11-3586-9690

Rogerio Raupp Ruschel
Diretor da Ruschel & Associados
[email protected]
Fone +55-11-4702-9006


Programa ProEcotur - RPPNs
Abril de 2015

3) Comercialização


Atividades-chave:

Busca de convênios para viabilizar programa de suporte técnico e financeiro aos associados para o desenvolvimento e a implantação de programas de turismo sustentável (ecológico, rural, educacional, científico, comunitário e social);

Implantação de um Portal de internet com foco comercial, que promova o encontro entre a oferta e a demanda por produtos de turismo sustentável; um portal que mantenha parcerias institucionais com organizações ambientais e convênios operacionais com sites similares de outros países e mercados objetivando a oferta de produtos diversos, desde os mais simples, focados em beleza cênica, a programas mais sofisticados, como turismo científico em hotspots de biodiversidade.
Programa ProEcotur - RPPNs
Abril de 2015



3) Comercialização


Objetivos:

Buscar formas cooperadas e coletivas para reduzir custos operacionais em todo o ciclo de desenvolvimento mercadológico dos produtos de turismo sustentável em RPPNs

Apoiar a oferta dos produtos e programas turísticos a serem desenvolvidos pelas RPPNs ao mercado consumidor



Programa ProEcotur - RPPNs
Abril de 2015


2) Capacitação


Atividades-chave:

Programa de Capacitação Profissional com visão de longo prazo e alto nível de desempenho. A CNRPPN identificará organizações brasileiras e/ou internacionais de elevado prestígio para aquisição de programas de administração em niveis de MBA/Especialização acadêmica para gestão de serviços turísticos em áreas protegidas, nos formatos presencial e Ensino à Distância (EAD).

Paralelamente serão identificadas organizações especializadas na capacitação de recursos humanos na área de turismo (faculdades e cursos técnicos) para a realização de cursos profissionalizantes também nos formatos presencial e EAD, na medida do necessário.


AQUI VAI UM
Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015

Pergunta 8 – Assuntos que gostaria de conhecer
Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015

Em resumo:

É grande o interesse dos proprietários em querer saber mais sobre turismo em RPPNs, com destaque para eventos onde possam discutir modelos de negócios (63%), ouvir depoimentos reais (54%), aprender sobre marketing, promoção e vendas (53,1%) e contribuir para a preservação (50,6%)

Apenas 2,5% dos respondentes não tem interesse em saber mais sobre turismo em suas áreas

É grande o interesse em participar de eventos que abordem aspectos práticos (60%) e teóricos (45,7%)

Quase metade dos entrevistados (45,7%) participaria de um portal conjunto de ofertas de turismo em suas RPPNs

AQUI VAI UM
Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015

Pergunta 7 – Programas potenciais de turismo
Grupo de Trabalho de Turismo Sustentável em RPPNs

Coordenação:
Flávio Ojidos

Advogado especialista em Direito Ambiental Constitucional e Consultor Ambiental. Vice Presidente e Diretor de Ecoturismo da Confederação Nacional de RPPN. Conselheiro da Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo – FREPESP.
Idealizador do Banco de Áreas Verdes, uma agência fomentadora de negócios ambientais.
Coordenou diversos projetos em parceria com instituições como TNC e WWF, além de outros trabalhos realizados com o Ministério do Meio Ambiente e a Fundação Florestal do Estado de SP.
Palestrante e autor de diversos artigos e publicações sobre conservação voluntária em terras privadas


Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015

Grupo de Trabalho de Turismo Sustentável em RPPNs

Metodologia:
Aplicação de questionários de auto-preenchimento em site de internet (tecnologia Google.docs) com divulgação exclusiva para Grupo de Proprietários de RPPNs através de mobilização de Laercio Machado de Souza e Flávio Ojidos (Presidente e VP da CNRPPN).
Universo: 1.260 RPPNs no Brasil
Total de respostas: 81 RPPNs

Turismo Sustentável:
Considera-se Turismo Sustentável com possibilidade de realização em RPPNs atividades com as vertentes de turismo ecológico, turismo rural, turismo educacional, turismo científico, turismo comunitário e social e turismo de observação do ambiente natural.






Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015

A Confederação Nacional de RPPN (CNRPPN) é uma instituição não governamental, sem fins lucrativos, fundada no ano 2001; atualmente presidida por Laercio Machado de Sousa, empresário do setor de turismo, é formada por 16 associações estaduais ou regionais de proprietários de RPPNs.

Presente em todos os biomas brasileiros, a CNRPPN promove o desenvolvimento sustentável em áreas de preservação de propriedade privada fortalecendo as associações de proprietários de RPPN, divulgando o papel de uma RPPN e apoiando a criação, gestão e manejo destas Unidades de Conservação.

Baseada em estudos sobre a contribuição do ecoturismo para a preservação ambiental realizados pela Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) e Organização Mundial do Turismo (OMT), a CNRPPN criou um "Grupo de Trabalho de Turismo Sustentável em RPPNs" que realizou este estudo, apurando dados inéditos no Brasil.

Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015

AQUI VAI UM
Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015

Pergunta 8 – gráfico visual

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de Unidade de Conservação (UC) criada pela vontade do proprietário rural, que se compromete para sempre com a preservaçãoo da área. A ideia foi proposta em 1990 pelo Ministério do Meio Ambiente e hoje já tem 1.260 adesões que totalizam a preservação de 780.000 hectares, construindo importantes corredores de biodiversidade em vários biomas do Brasil.

Em uma RPPN podem ser desenvolvidas somente atividades de ecoturismo, educação ambiental e pesquisa científica.

Diagnóstico feito em 2013 pelo WWF-Brasil e pela Federação de RPPNs de São Paulo (FREPESP) mostrou que, antes de serem criadas, apenas 4% das RPPNs paulistas mantinham atividades de turismo – mas depois de constituídas 74% dos proprietários já recebiam visitantes ou tinham intenção de recebê-los.

Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015

Grupo de Trabalho de Turismo Sustentável em RPPNs

Realização:
Rogerio R. Ruschel

Jornalista e consultor em turismo sustentável para o poder público (Estados do Ceará, Tocantins e São Paulo); iniciativa privada em SP, SC, PR e na Sicilia, Itália. Co-fundador, professor e coordenador do primeiro curso de pós-gradução em Turismo e Meio Ambiente do Brasil, no Senac em1997. Realizador da FIECOTUR – Feira e Seminário de Ecoturismo e da Bienal de Ecoturismo de Canela. Criador do IEB - Instituto de Ecoturismo do Brasil e Representante no Brasil do CEFAT - Centro Europeo de Formación Ambiental y Turística, para o desenvolvimento do turismo rural.

Realizador da "Pesquisa nacional sobre o perfil do profissional do Trade especializado em ecoturismo", para o WWF-Brasil (1995).






Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015


Estudos da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB) da ONU demonstram que o turismo tem uma importante contribuição econômica para a conservação de áreas e da biodiversidade em todos os biomas do planeta e a Organização Mundial do Turismo (OMT) informa que o ecoturismo é o segmento turístico que tem apresentado maior crescimentos nos últimos 10 anos no mundo.

Por causa destes estudos, a Confederação Nacional de RPPNs (CNRPPN) entende que o desenvolvimento da atividade de turismo sustentável entre seus associados pode gerar recursos para a preservação das áreas, contribuir para a educação dos visitantes e ser uma ótima ferramenta de mobilização da sociedade para que as pessoas conheçam, entendam e apoiem as RPPNs.

Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015

Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015

Destaque:
Grande parte das RPPNs respondentes já oferecem serviços típicamente relacionados ao turismo como refeições (23,5%), pernoite (18,5%), monitoria (33,3%) e souvenirs (13,6%)

AQUI VAI UM
Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015

Pergunta 7 – gráfico visual

Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015

Destaques:
81,5% dos respondentes acreditam que sua RPPN tem potencial para turismo e tem interesse
Apenas 7,4% dos respondentes não tem interesse em oferecer turismo

Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015


Destaques:
23,5% dos respondentes já trabalham com turismo receptivo
Apenas 1 dos 81 respondentes não pretende ter uso público
Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015

Pesquisa sobre turismo em RPPNs
Março de 2015

Click to edit Master title style
Click to edit Master text styles
Second level
Third level
Fourth level
Fifth level
5/18/15

#
Click to edit Master title style
5/18/15

#



Click to edit Master title style
Click to edit Master text styles
Second level
Third level
Fourth level
Fifth level
5/18/15

#
Click to edit Master title style
Click to edit Master text styles
Click to edit Master text styles
Second level
Third level
Fourth level
Fifth level
5/18/15

#





Click to edit Master text styles
Click icon to add picture
Click to edit Master title style
5/18/15

#
Click to edit Master title style
Click to edit Master text styles
Second level
Third level
Fourth level
Fifth level
5/18/15

#
Click to edit Master title style
Click to edit Master text styles
Click to edit Master text styles
Click to edit Master text styles
Second level
Third level
Fourth level
Fifth level
Click to edit Master text styles
Second level
Third level
Fourth level
Fifth level
5/18/15

#
5/18/15

#


Click to edit Master title style
Click to edit Master text styles
5/18/15

#




Click to edit Master title style
Click to edit Master subtitle style
5/18/15

#
Click to edit Master text styles
Second level
Third level
Fourth level
Fifth level
Click to edit Master text styles
Second level
Third level
Fourth level
Fifth level
Click to edit Master title style
5/18/15

#
Click to edit Master text styles
Second level
Third level
Fourth level
Fifth level
Click to edit Master title style
5/18/15

#

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.