PINTO, F.S., SÁ, E. (2015): História da Família, Património e Sociedade - o projeto \"Genesis - em busca das raízes\". Colóquio de Arqueologia, Património e Turismo no Vale do Minho. Monção, 30 Abril e 1 Maio 2015.

Share Embed


Descrição do Produto

O OBJETO SOCIAL O projeto Genesis – em busca das raízes, constituído por profissionais das áreas do Património e da Genealogia/História da Família, define a sua ação alicerçado, primordialmente, sobre três vetores: Memória, Identidade e Património Cultural. Enquanto objeto social, assenta a crença de que a preservação da memória representa um pilar fundamental da nossa sociedade, elemento fulcral integrante daquilo que nos define enquanto indivíduos possuidores de uma herança histórico-cultural sem par. Propomonos, desta forma, privilegiar a valorização dos nossos recursos endógenos de forma sustentável, enquanto estratégia base fundamental para a construção de um futuro mais equilibrado, promovendo uma lógica de progresso voltado para a sensibilização patrimonial, bem como a uma ligação emocional de respeito e pertença aos lugares com uma ampla carga identitária, aos monumentos, à memória, às estórias e aos usos e costumes dos nossos antepassados. Desta forma, este projeto incide a sua atividade em dois campos: a História da Família/Genealogia e o Património Cultural. Figura 1. Família minhota. Fonte: Revista Ilustração Portugueza (1910).

HISTÓRIA DA FAMÍLIA/GENEALOGIA

Assentes num alargado espectro de ação, centrado na História da Família, por um lado, através da elaboração de Estudos Genealógicos, pretendemos - mais do que reunir dados elementares sobre gerações a partir da documentação consultada, com especial atenção para os registos paroquiais, obrigatórios após o concílio tridentino (1545-1563), onde, para além de outras informações, é possível coligir um interessante conjunto de dados (data de nascimento, naturalidade, profissão, data de óbito, entre outros) - relacionar traços identitários, usos, costumes e ofícios das regiões, bem como acontecimentos de ordem social, económica e/ou política com maior ou menor impacto local ou regional, que os antepassados de uma ou mais determinadas famílias possam ter direta ou indiretamente vivenciado.

Em suma, descobrir e relatar estórias que fazem a História.

Figura 2. Esquema de árvore genealógica.

PATRIMÓNIO CULTURAL A segunda grande linha de ação do projeto centra-se em ações de valorização, dinamização e divulgação do Património Cultural, através da realização de vários tipos de atividades, tais como a criação e dinamização de

roteiros/itinerários culturais temáticos, produção de conteúdos, nos mais variados suportes, atividades lúdico-pedagógicas, dirigidas ao público escolar e ao público em geral, conceção e elaboração de exposições, desenvolvimento de ferramentas de interpretação e comunicação do património, bem como a realização de estudos relacionados com o património histórico-arqueológico e etnográfico. A organização e o apoio a eventos de carácter cultural e/ou artístico é igualmente uma forte aposta no reforço das mais valias culturais e patrimoniais dentro das estratégias desenvolvimento regional, assim como o apoio a projetos de investigação e à produção científica, pois entendemos ser o primeiro passo que torna possível a preservação da memória e a sua posterior articulação com a sociedade civil no âmbito de uma construção de

conhecimento adequada e consolidada. Figura 3. Monumento megalítico da Barrosa (Caminha).

Figura 4. Castro de Romariz (Santa Maria da Feira).

Agradecimentos: Os autores agradecem à organização o convite para participar no presente evento. (1) Arqueólogo. Projecto Genesis – em busca das raízes ([email protected]) (2) Arqueóloga. Projecto Genesis – em busca das raízes (genesisbuscadas [email protected])

Figura 5. Igreja medieval de Santa Maria de Abade de Neiva (Barcelos).

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.