POTENCIAL GEOTURÍSTICO DO MUNICÍPIO DE SENADOR GEORGINO AVELINO - RN

June 15, 2017 | Autor: Ana Karoline Bezerra | Categoria: Geoturismo
Share Embed


Descrição do Produto

POTENCIAL GEOTURÍSTICO DO MUNICÍPIO DE SENADOR GEORGINO AVELINO-RN ENSINO DE GEOCIÊNCIAS, PATRIMÔNIO GEOLÓGICO E GEOTURISTICO Marilia Barbosa Venâncio Universidade Federal do Rio Grandeo Norte E-mail: [email protected]

Ana Karoline Bezerra Universidade Federal do Rio Grandeo Norte E-mail: [email protected]

INTRODUÇÃO

DISCUSSÕES

O município de Senador Georgino Avelino, distante 55km de Natal, capital do Rio Grande do Norte, localiza-se no litoral leste, na Microrregião Litoral Sul, compondo a Mesoregião Leste Potiguar. Com área de 23km² é limitado pelo Oceano Atlântico e por três municípios: Nísia Floresta, Tibau do Sul, Arês. Assim, ele possui uma boa logística, devido ao fácil e rápido acesso a partir da capital pela rodovia federal BR-101. O mesmo apresenta belezas cênicas da natureza relacionadas à geologia e à geomorfologia, além de expressiva biodiversidade e um agradável clima. Também possui aspectos culturais e históricos regionais, apesar de ainda pouco explorado e conhecido. A união dessas belezas associada ao conhecimento geológico da área permite dizer que o município possui um grande potencial para uma exploração geoturística.

O geoturismo, cujo atrativo está nos elementos da geodiversidade, ou seja, nas rochas, minerais, fósseis, solo e na formação de paisagens (relevo), foca em entender, aprender, conservar e se envolver com o ambiente turístico. Senador Georgino Avelino apresenta extensos tabuleiros costeiros, com declives naturais W-E variando de 20 a 50 metros até o nível do mar, na linha da costa. Nessas partes mais elevadas da cidade pode ser visto além da praia e da laguna, extensos manguezais. Possui ainda uma paisagem constituída por uma hidrografia especial através dos canais, o Canal de Surubajá e Boqueirão; pelas lagunas, Laguna de Papeba, de Nísia Floresta e de Guaraíras, esta a qual vai de encontro com o mar, podendo ser vislumbrado por vários pontos da cidade e pelo Rio Trairí. Também apresenta a Praia de Malembá, cujo destaque é a sua virgindade, preservação ambiental e beleza natural no seu encontro com a laguna de Guaraíras. As rochas encontradas no município fazem parte do Grupo Barreiras e tem dunas na zona costeira (paleodunas e as dunas móveis). Nessas dunas também se formam lagoas interdunares em períodos mais chuvosos. Recifes, que são antigas rochas de praias (também conhecidos como beachrocks) estão formados paralelamente à costa atual.

MATERIAIS E MÉTODOS Através de uma pesquisa que contou com amplo levantamento bibliográfico, elaboração de mapas no ArcGIS e de um reconhecimento da geologia local com registros fotográficos por meio de visita de campo, foi realizado um estudo sobre o potencial geoturístico do município de Senador Georgino Avelino-RN.

Figura 1: Visão do canal do rio meandrante, das dunas e após o mar, no município de Senador Georgino Avelino. Fotografia de Felipe Galdino (FOTEC-UFRN).

Figura 3 e 4: (3) Lagoa interdunar, formada durante os períodos de chuva. Fotografia do Prof. Dr. Orlando Figueiredo (UFRN). (4) Visão que se tem em Tibau do Sul da Praia de Malembá. Fotografia da aluna Carla Beatriz Marques (UFRN).

CONCLUSÃO A partir da pesquisa e observações realizadas em campo, pode-se verificar que o município de Senador Georgino Avelino além de apresentar uma grande biodiversidade, ideais para o ecoturismo, também possui uma rica geodiversidade, apresentando assim um grande potencial geoturístico.

RESULTADOS Geologicamente o município está inserido no Domínio Rio Grande do Norte da Província Borborema, sendo constituído pelas rochas sedimentares da Formação Barreiras e pelos depósitos Flúvio-lagunares e Litorâneos. A estratigrafia local é caracterizada principalmente por rochas da Formação Barreiras constituída por litotipos siliciclásticos de textura variada, pouco a não consolidados, com idade do neógeno. No encontro do município com o oceano atlântico, tem-se a praia de Malembá, constituída por dunas móveis e paleodunas apresentando estruturas de estratificação cruzadas. Na região os solos indiscriminados de Mangues são os predominantes, além deste há as Areias Quartzosas Distróficas. O município é constituído, em sua maioria, por manguezais, dunas fixas e por cobertura vegetal que contribui para a estabilidade das encostas sujeitas à erosão e ao deslizamento, além de ser uma área estuarina.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Figura 2: Estratificação cruzada nas dunas da Praia de Malembá. Fotografia do Prof. Dr. Orlando Figueiredo (UFRN).

FERREIRA, Clóvis Dantas. Levantamento Geoambiental com Base na Análise da Paisagem como Ferramenta para Implantação do Ecoturismo no Município de Senador Georgino Avelino-RN. Dissertação de Mestrado, Junho/2001. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geociênicas - UFRN. ANGELIM, Luiz Alberto de Aquino, et al. Geologia e Recursos Minerais do Estado do Rio Grande do Norte - Escala 1:500.000. Recife: CPRM - Serviço Geológico do Brasil, 2007. 119p. CUNHA, Elaine Cristina, et al. Biodiversidade e Geodiversidade Terrestre, Módulo II - Parte I. Projeto Ponta do Pirangi.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.