PRESSÃO EM UM FLUIDO

May 30, 2017 | Autor: Sergio Neto | Categoria: Física
Share Embed


Descrição do Produto

PRESSÃO EM UM FLUIDO

Sérgio de Carvalho Tanaka

Física experimental II – Turma B – 2016.1

JUNHO 2016


Resumo: Nesta prática foi realizado um procedimento com o objetivo de se investigar o comportamento de um fluido em relação a sua profundidade. Para isso foram feitas medidas de profundidade em uma coluna de água e álcool quando colocado a campanula do manômetro dentro da coluna. Dessa forma pode se observar o deslocamento de água dentro do manômetro. Os dados obtidos foram usados para se determinar a densidade da água e do álcool.


1 Introdução

Muitas vezes na Física é mais importante saber o valor da variação de uma grandeza do que os valores absolutos dessa grandeza, por exemplo, quando se estuda circuitos elétricos estamos interessados mais na diferença de potencial gerado por uma bateria do que os valores dos potenciais em si. Isso ocorre com a pressão, muitas vezes é mais útil saber a sua variação do que seus valores absolutos. Por isso existe a distinção entre os conceitos de pressão absoluta e pressão manométrica. A pressão manométrica é uma pressão relativa e pode ser medida através do teorema de stevin:
.
No estudo de fluidos o conceito de pressão manométrica é importante, pois, a partir dela podemos encontrar uma relação entre pressão e profundidade dentro de um fluido.


2 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL E RESULTADOS

Primeiramente o manômetro foi preenchido com água até a metade nos dois ramos, para facilitar as medições. Então a campanula foi introduzida no Becker com álcool e então foram feitas medidas para oito diferentes alturas. O mesmo procedimento foi feito para a água.


Os gráficos a seguir representam a pressão manométrica em função das profundidades da água e do álcool.






Pode-se notar que os gráficos são aproximadamente retas, logo a pressão cresce de forma linear com a profundidade. O fato da inclinação da reta do gráfico da água ser maior é pelo fato de que a água possui uma densidade maior que a do álcool, quanto maior a densidade maior a inclinação da reta.


Conclusão

Através dos dados obtidos pode-se concluir que de fato a pressão num fluido cresce de forma linear com a profundidade dentro do fluido, pois, apesar de pequenas discrepâncias, nota-se que o gráfico é aproximadamente uma reta, o que já era prevista na teoria. Essas discrepâncias são consequências de erros experimentais e imprecisão nos instrumentos, porém, as medidas podem ser consideradas satisfatórias uma vez que nota-se que gráfico é muito próximo de uma reta.

Bibliografia

http://coral.ufsm.br/gef/Fluidos/fluidos05.pdf

http://www.fisica.net/hidrostatica/pressao_liquidos_stevin.php





Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.