Princípios Básicos da Análise do Comportamento

July 23, 2017 | Autor: Pedro Poeta | Categoria: Behavioral Sciences, B.F. Skinner
Share Embed


Descrição do Produto

PRINCÍPIOS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Pedro Campina, março, 2014.

REFERÊNCIA
MOREIRA, M. G; MEDEIROS, C. A. B. F. Skinner: Análise do Comportamento e o Behaviorismo Radical In: ___. Princípios Básicos da Análise do Comportamento. Porto Alegre, RS: Artmed. 2007 cap.12, p.211-221.

Burrhos Frederik Skinner (1904-1990), conhecido como o pai do Behaviorismo Radical dedicou a vida em prol do estudo da análise do comportamento, sendo 20 livros escritos e cerca de 300 artigos publicados. Seu modelo de behaviorismo aparece em segunda instância como antítese ao Behaviorismo Metodológico; para ele tal vertente peca ao considerar o dualismo, definindo-o como simplista. O Behaviorismo Radical se vê como equilíbrio, não nega sentimentos, pensamentos e ideias. Questiona o papel destes como de conduta humana, onde até então os mesmos eram separados do comportamento; o privado não era passível de observação, o que deixava para os eventos públicos a responsabilidade de se explicar como comportamento.
Agora, ao romper com esse dualismo, o Behaviorismo Radical considera o comportamento tanto na esfera pública (observado por mais de um organismo), quanto na esfera privada. Moreira explica que:

A ideia central, exceto para condicionamentos respondentes é a seguinte: as consequências que determinado comportamento produziu no passado, selecionaram esses comportamentos, ou seja, influenciam se ele continua ou não ocorrendo. (MOREIRA, 2007, p. 213).

Podemos então, entender que o Behaviorismo Radical não é uma filosofia, mas uma abordagem psicológica do estado do comportamento, tal como o metodológico, onde ambas são vertentes de uma filosofia do comportamento, o Behaviorismo. Conclui nisso que, o Behaviorismo Radical é uma evolução do Behaviorismo Metodológico.









Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.