Programa da Eletiva de Graduação: A \"década perdida\" reencontrada: teoria,historicidades e mundos da vida nos anos 80

June 28, 2017 | Autor: Valdei Araujo | Categoria: História do Brasil, História Da Historiografia, Teoria da História e Historiografia
Share Embed


Descrição do Produto

HIS843 Seminário em Teoria da História II
Turma 2015-02

A "década perdida" reencontrada:
teoria,historicidades e mundos da vida nos anos 80

Prof. Dr. Valdei Lopes de Araujo
[email protected]
 http://valdeiaraujo.blogspot.com/
https://ufop.academia.edu/ValdeiAraujo

Ementa
A disciplina pretende explorar como podemos acessar e (re)apresentar os modos da historicidade acontecidos em determinado horizonte histórico. Neste caso, nos deteremos nos anos 1980 e utilizaremos ferramentas conceituais e metodológicas de teorias da história-historicidade para lidar com fenômenos culturais variados interrogando-os naquilo que podem revelar da temporalidade e dos mundos da vida na chamada "década perdida". Privilegiaremos as abordagens fenomenológicas e os "fatos" da chamada "cultura de massa", sem nos limitarmos a ela. Da mesma forma, o cenário brasileiro será o ponto focal, mas não um quadro exclusivo ou privilegiado.
Pretendemos explorar a multiplicidade das fontes históricas disponíveis, sempre a partir de um questionário ligado aos fenômenos da historicidade: música, filmes, jornais, tv, HQs, revistas, literatura, historiografia, tecnologias, dentre outras. Embora mobilizados, as abordagens e objetos clássicos das histórias social e política não terão centralidade na disciplina.
Programa
Módulo 1: Entre utopias e distopias: viver com e sem ideologia;
Módulo 2: Futurismo e cinema;
Módulo 3: Expectativa e latência: a epidemia da Aids;
Módulo 4: Evento, acontecimento, clima e mudança estrutural: 1984 - 1989;
Módulo 5: Música e clima histórico;
Módulo 6: Inflação, pacotes e manipulação do tempo;
Módulo 7: Simultaneidades, canais e ilhas: entre o Surf e o Punk;
Módulo 8: A análise da historicidade como fusão de horizontes: os anos 80 como parte do agora.
Metodologia e avaliação
O curso pretende incentivar a autonomia do estudante, para isso, propõe dois tipos de exercícios:
1. Experimentos de imersão e prospecção: em se tratando de um passado relativamente recente, como explorar as fontes de conhecimento e experiência dessas histórias? O estudante será convidado a buscar, descobrir e construir acessos variados aos mundos da vida e refletir sobre os desafios cognitivos que esses caminhos apresentam: a memória, a duração, as fontes audiovisuais, a Internet com seus diversos recursos, a historiografia acadêmica, a documentação tradicional, fontes de "segunda ordem", como documentários e filmes, a imprensa, dentre outras.
2. Experimentos de apresentação: como traduzir e comunicar o conhecimento e as experiências adquiridas com os experimentos de imersão? Tradicionalmente o historiador produz textos acadêmicos, como artigos e livros. Considerando as novas formas de comunicação de nosso tempo, algumas produzidas e inventadas ao longo dos anos 80, como pensar e propor outras formas de apresentação do conhecimento histórico para um público diversificado: acadêmico, escolar, geral? Da mesma forma, a narrativa, em especial em seu formato "realista-oitocentista" tem sido a forma quase exclusiva de apresentação da "história", quais as alternativas? Quais seus limites?
A avaliação será feita pela análise de um "diário de bordo" onde o estudante descreverá os experimentos de nível 1, e de uma "apresentação histórica", que a depender de sua natureza poderá ser executada e entregue ao longo ou ao final do curso. A apresentação deverá privilegiar a comunicação social da experiência histórica, seja em âmbito escolar ou extra-escolar.

Bibliografia de referência
Os livros listados na bibiografia de apoio dizem respeito sobretudo aos problemas teóricos e metodológicos que orientarão a disciplina. A bibliografia secundária deverá será construída pelo próprio estudante, com apoio docente, a medida em que for construindo seus experimentos. Ela mesma deve ser encarada como um"problema", mais do que um "contexto natural" ou reflexo dos fenômenos abordados. Nas primeiras aulas os estudantes serão incentivados a "suspender" seus juízos acerca dos anos 80 em busca de uma aproximação complexa dos fenômenos, em seguida, será orientada na montagem de seu repertório bibliográfico.






Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.