Programa de Sustentabilidade do Walmart Brasil: compromisso como parte do negócio

Share Embed


Descrição do Produto

Prêmio ECO 2009 - Categoria: Sustentabiliddae no Modelo de Negócios

Programa de Sustentabilidade do Walmart Brasil:

compromisso como parte do negócio

3

Índice 1. Resumo executivo 2. Descrição dos objetivos 3. Desenvolvimento do case 3.1 - Walmart e sustentabilidade 3.1.1 - Perfil da empresa 3.1.2 - Nosso modelo de gestão pela sustentabilidade 3.1.3 – Públicos, objetivos e metas da gestão pela sustentabilidade do Walmart Brasil

4

3.2 – Modelo de gestão do Programa de Sustentabilidade do Walmart Brasil: iniciativas e resultados 3.2.1 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade de Construções 3.2.2 - Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade de Escritórios 3.2.3 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade de Cadeia Logística 3.2.4 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade de Clientes Conscientes 3.2.5 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos 3.2.6 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade Associados Conscientes 3.2.7 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade de Impacto Zero 3.2.8 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade de Insumos 3.2.9 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade de Energia

4. Resultados 5. Anexos Anexo 1: Publicação “Relatório de Sustentabilidade 2009” Anexo 2: Folder com os Compromissos pela Sustentabilidade Walmart Brasil

5

1. Resumo executivo A sustentabilidade, de fato, faz parte do modelo de gestão do Walmart Brasil O Walmart vê a realização de negócios sustentáveis como a mais importante oportunidade para o futuro de seus negócios e também para o futuro do planeta. No Walmart a sustentabilidade está definitivamente incorporada às diretrizes corporativas da empresa, sendo uma das principais estratégias globais da empresa desde o ano de 2005, quando a organização definiu três grandes objetivos:

• ser suprido 100% por energia renovável • ter uma operação com Impacto Zero em termos de resíduos, e • ofertar cada vez mais produtos com diferenciais de sustentabilidade.

6

Para alcançar suas três metas, o Walmart vem realizando inúmeras inciativas em diferentes estágios de amadurecimento, dentro e fora das lojas, superando inúmeras dificuldades relacionadas a mudança de cultura das pessoas e a dois aspectos complicadores: a) A complexidade de operação: o Walmart Brasil tem 75.000 funcionários que atendem 2,5 milhões de consumidores por dia em 361 lojas de 19 estados, oferecendo mais de 60.000 itens de 8.500 fornecedores de todos portes b) Como apenas 8% do impacto ambiental do varejo é direto (produzido pelo varejista) e 92% é indireto (produzido pelos produtos dos fornecedores) os resultados finais não dependem apenas do Walmart, mas especialmente da participação pró-ativa da cadeia produtiva e da sensibilização dos clientes(1). Para administrar um grande conjunto de ações neste ambiente de dificuldades, a empresa adotou um modelo de gestão formado por 9 Plataformas de Sustentabilidade, cada uma delas gerenciada por um vice-presidente, que se reporta ao Presidente. Estes executivos são formalmente responsáveis pelo atingimento das metas de sustentabilidade de sua frente de trabalho – sua Plataforma - e se não as cumprirem, simplesmente terão redução no valor de seus bônus. Este é o relato da evolução e resultados do conjunto das principais iniciativas do Walmart Brasil para consolidar seu compromisso com a sustentabilidade como parte de um novo modo de fazer negócios.

(1) Pesquisa da empresa de consultoria norte-americana Blue Sky

7

2. Descrição dos objetivos • Transformar em realidade, com urgência competitiva, uma operação empresarial fundamentada nos valores da sustentabilidade, através da mudança do modelo de gestão corporativa para adotar o triple bottom line, e como consequência necessária, fomentar a mudança de comportamento de seus stakeholders, dentro e fora da operação propriamente dita. • Alcançar os três objetivos corporativos pela sustentabilidade (ser suprido 100% por energia renovável, ter uma operação com Impacto Zero em termos de resíduos e ofertar cada vez mais produtos com diferenciais de sustentabilidade), através do cumprimento de metas estabelecidas como compromissos públicos paulatinos e de responsabilidade crescente.

9

3. Desenvolvimento do case 3.1 - Walmart e a sustentabilidade 3.1.1 - Perfil da empresa O Walmart foi fundado nos Estados Unidos na década de 1960 por Sam Walton e sua esposa Helen, que identificaram a demanda por um novo formato de varejo, fundamentado no compromisso de fazer o cliente “pagar menos para viver melhor”. A expansão internacional da companhia começou em 1991 e continua até hoje, com 7.600 lojas operadas por mais de 2 milhões de funcionários (denominados e considerados Associados) em 16 países. O Walmart começou a operar no Brasil em 1995, com a abertura do SAM’S CLUB em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo. Em 2004 chegou ao Nordeste, com a aquisição da rede Bompreço, com 118 unidades, e em 2005 a empresa adquiriu a divisão de varejo do grupo Sonae do Brasil, com 140 lojas na região Sul. Atualmente a companhia possui 361 unidades distribuídas em 18 estados e no Distrito Federal, um canal eletrônico de comercialização (www.walmart.com.br) e conta com 75.000 funcionários. Mais do que incorporar as lojas destas redes, a empresa absorveu seus traços regionais e manteve as bandeiras e as boas práticas. Atualmente são nove bandeiras distintas – Walmart Supercenter, SAM’S CLUB, Bompreço, Hiper Bompreço, Todo Dia, Maxxi, Mercadorama, Big e Nacional – que se adaptam às particularidades de diferentes públicos em todo o país e nove Centros de Distribuição. Para coordenar as operações e administrar toda a companhia, a estrutura corporativa é formada pelo escritório central, em Barueri (SP) e escritórios em Curitiba, Porto Alegre, Recife, Salvador e Brasília. Em 2005 o Walmart surpreendeu o mundo corporativo ao anunciar seu primeiro grupo de compromissos públicos globais com a sustentabilidade (que podem ser acompanhados através de seu site), porque, afinal, parecia uma tarefa impossível mobilizar uma empresa com mais de 2 milhões de funcionários. Hoje o Walmart se transformou em referência internacional de mobilização pela sustentabilidade – e não só no varejo, mas no mundo dos negócios como um todo.

3.1.2 – Nosso modelo de gestão pela sustentabilidade No Brasil, uma das metas do Walmart é ser líder em sustentabilidade – e para a empresa isto é tão importante quanto vender por menos para os clientes viverem mais felizes, seu credo mais profundo. Mas isto somente será alcançado se a empresa se organizar e trabalhar neste sentido com todos os seus recursos operacionais e institucionais. É preciso ter uma estratégia de ação adequada, ambiciosa e honesta. Acreditamos que se deve começar dentro de casa para somente depois buscar parcerias

11

construtivas no ambiente externo, porque temos que mudar comportamentos; construímos o modelo enquanto realizamos e depois podemos compartilhar. E qualquer mudança de comportamento gerencial somente tem sucesso quando começa no topo da organização e depois progride para a base. Por esta razão o Walmart definiu globalmente que terá sucesso como empresa com real gestão para a sustentabilidade quando alcançar 3 objetivos absolutamente claros:

• ser suprido 100% por energia renovável • ter uma operação com Impacto Zero em termos de resíduos e • ofertar cada vez mais produtos com diferenciais de sustentabilidade. No Brasil o Walmart identificou a necessidade de ampliar seus compromissos globais pela sustentabilidade incorporando desafios locais. Após um estudo coordenado pela vice-presidência de sustentabilidade, a Amazônia foi colocada no centro das atenções: foram estabelecidos compromissos com a legalidade nas cadeias de valor que têm relação com a região e merece ser destacado que o Walmart não mantém nenhuma de suas lojas na região. Para tornar tangíveis estes objetivos, trabalhamos com metas claramente definidas, transformadas em compromissos públicos – apresentadas no capítulo 3.1.3 - Objetivos e metas da gestão pela sustentabilidade do Walmart Brasil, a seguir. 12

E para administrar o esforço coletivo dos 75.000 funcionários (que consideramos e chamamos de Associados), os 8.500 fornecedores, milhões de clientes e demais stakeholders, o Walmart adotou um modelo de gestão formado por 9 Plataformas de Sustentabilidade que se encaixam como parte complementares de um quebra-cabeças, sendo que cada Plataforma de Sustentabilidade é gerenciada por um alto executivo da empresa, reportando-se ao Presidente. Estes executivos (todos vice-presidentes) são formalmente responsáveis pelo alcance das metas de sustentabilidade de sua frente de trabalho, e seu desempenho é avaliado trimestralmente com o mesmo rigor com que são avaliados por suas demais responsabilidades na empresa. Este modelo tem uma visualização gráfica na imagem abaixo.

Construções

Escritórios

Cadeia Logística

Cliente conscientes

Cadeia de suprimentos

Associados conscientes

Impacto zero

Insumos

Energia

3.1.3 – Públicos, objetivos e metas da gestão pela sustentabilidade do Walmart Brasil Para alcançar seus 3 grandes objetivos (ser suprido 100% por energia renovável, ter uma operação com Impacto Zero e ofertar cada vez mais produtos com diferenciais de sustentabilidade), o Walmart realiza inúmeras inciativas em diferentes estágios de amadurecimento, com diferentes stakeholders, dentro e fora das lojas e adota um modelo de gestão com 9 frentes de trabalho – as Plataformas de Sustentabilidade - subordinadas a 9 vice-presidentes que se reportam ao Presidente da empresa no Brasil. A empresa trabalha com metas claramente definidas, transformadas em compromissos públicos. Estas metas para o período 2009/2013 são as seguintes:

Metas Globais do Walmart Produtos

• Ampliar os 4 pactos da Amazônia: pecuária, soja, madeira e trabalho escravo • Estabelecer a legalidade como princípio absoluto em suas cadeias de valor com a Amazônia • Promover o envolvimento da cadeia de suprimentos • Oferecer produtos de lavanderia concentrados 2X ou mais até 2012 • Aumentar o número de produtos mais sustentáveis vendidos em nossas lojas • Reduzir em 70% a presença de fosfato em detergentes e sabão em pó até 2013 • Oferecer pelo menos 1 produto orgânico por categoria de alimentos até 2012 • Apoiar e estimular o desenvolvimento de produtos de ciclo fechado • Produtos de Marca Própria devem liderar pelo exemplo em sustentabilidade Construções e Energia

• Ser 100% abastecido por energia renovável • Reduzir a emissão de gases de efeito estufa em 20% em todas as lojas, clubes e CDs até o fim de 2012 • Inaugurar lojas que sejam 25% mais eficientes em energia, 40% no uso da água e que reduzam em 30% as emissões de gases de efeito estufa até o fim de 2009 Resíduos

• Implantar o Programa Impacto Zero • Reduzir embalagens em 5% em toda a cadeia de abastecimento até 2013 • Reduzir em 50% o consumo de sacolas plásticas • Implantar o “Sistema de Indicadores de Embalagem” até 2009. Estas metas são buscadas através de inúmeras iniciativas e ações que passamos a apresentar neste relato. O Programa de Sustentabilidade do Walmart Brasil utiliza inúmeros instrumentos de relacionamento com seus diversos stakeholders, conforme o quadro na página seguinte.

13

3.2 – Modelo de gestão do Programa de Sustentabilidade do Walmart Brasil: iniciativas e resultados 3.2.1 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade de Construções Mesmo que apenas 8% das emissões de GEEs de uma empresa varejista sejam diretas, é necessário investir em suas reduções de maneira definitiva. Ao contrário de outras iniciativas, as construções mais sustentáveis de lojas e Centros de Distribuição do Walmart não são protótipos, e sim, um padrão a ser seguido não só em lojas novas, mas também na reforma das antigas.

Construções

Escritórios

Cadeia Logística

Cliente conscientes

Cadeia de suprimentos

Associados conscientes

Impacto zero

Insumos

Energia

14

15 Atualmente o padrão mínimo de novas construções contém 63 itens de recursos tecnológicos de sustentabilidade e melhoras socioambientais e foi estabelecido com a inauguração da loja Morumbi em São Paulo, em 28 de abril de 2009. Esta loja consome 25% menos energia e 40% menos água e emite 30% menos de de GEEs e é a quarta unidade a ser construída nesta caminhada pela sustentabilidade nas construções. Todas estas lojas apresentam gestão ambientalmente responsável de resíduos sólidos, energia e água, além do uso de materiais reciclados ou de origem certificada, áreas verdes, vagas especiais no estacionamento e treinamento de pessoal para a sustentabilidade. Veja abaixo as principais iniciativas sustentáveis estabelecidas internacionalmente pela Rede e implementadas pelo Walmart na loja do Morumbi: SISTEMAS DE ENERGIA RENOVÁVEL ENERGIA SOLAR (O POSTE NA ENTRADA DO ESTACIONAMENTO POSSUI PLACAS FOTOVOLTAICAS) EFICIÊNCIA EM ENERGIA DIMERIZAÇÃO NO SALÃO DE VENDAS USO DE LÂMPADAS T5 NAS ÁREAS ADMINISTRATIVAS USO DE LÂMPADAS LED NO ESTACIONAMENTO COBERTO USO DE LÂMPADAS T5 NO SALÃO DE VENDAS

REDUÇÃO DA QUANTIDADE DE LUX NO SALÃO DE VENDAS EM 7% (750 LUX)

AERADORES E RESTRITORES DE VAZÃO DOS EQUIPAMENTOS

USO DE LÂMPADAS LED NOS LETREIROS WALMART

MICTÓRIOS A SECO

USO DE LÂMPADAS LED NOS BALCÕES REFRIGERADOS COM PORTA

BACIAS A VÁCUO

SISTEMA DE GESTÃO DE ENERGIA

CHUVEIROS AUTOMÁTICOS, TIPO PRESSMATIC

COMISSIONAMENTO DOS SISTEMAS DE ENERGIA SISTEMA DE IRRIGAÇÃO SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO E AR CONDICIONADO

GESTÃO DOS RESÍDUOS E RECICLAGEM

PAINÉIS DAS CÂMARAS FRIAS QUE UTILIZAM ESPUMA PARA ISOLAMENTO TÉRMICO QUE NÃO EMITE

GESTÃO DE RESÍDUOS DURANTE A OBRA

GASES QUE DESTROEM A CAMADA DE OZÔNIO

USO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS OU RECICLADOS EM OBRA, COMO OS TAPUMES DE METAL, OSB, ETC.

PORTAS DESLIZANTES NA CAMÂRAS FRIAS

USO DE MADEIRA CERTIFICADA PARA AS ATIVIDADES DE CONSTRUÇÃO

RACK HOUSE COM RECUPERADOR DE CALOR

ESTAÇÃO DE RECICLAGEM PARA OS CLIENTES

ROOFTOPS MAIS EFICIENTES

CENTRAL DE RESÍDUOS PARA A OPERAÇÃO DA LOJA

USO DE FLUIDO SECUNDÁRIO PARA O SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO (PROPILENO GLICOL PARA O SISTEMA

16

DE REFRIGERADOS E TYFOXIT PARA O SISTEMA DE CONGELADOS)

PAISAGEM

USO DE CHILLER A ÁGUA PARA AR CONDICIONADO DAS ÁREAS ADMINISTRATIVAS

RECUPERAÇÃO DE TERRENO CONTAMINADO

USO DE GÁS ECOLÓGICO NO RACK HOUSE (R507A)

MANUTENÇÃO DAS ÁRVORES EXISTENTES NO TERRENO

REDUÇÃO DE ESPAÇO DOS REFRIGERADORES, CAMÂRAS FRIAS E DAS ÁREAS DE PREPARO

REPLANTIO DAS ÁRVORES EXISTENTES NO TERRENO PAISAGISMO COM PLANTAS NATIVAS E/OU ADAPTADAS

SELEÇÃO DE MATERIAIS ORGÂNICOS E | OU RECICLADOS

PAISAGISMO COM ÁRVORES ADULTAS PARA REDUZIR ILHAS DE CALOR

USO DE MADEIRA CERTIFICADA NO MOBILIÁRIO DA LOJA E DA ÁREA ADMINISTRATIVA

VAGAS ESPECIAIS PARA CARONA SOLIDÁRIA

USO DE TINTAS A BASE DE ÁGUA

VAGAS ESPECIAIS PARA BICICLETAS

COMUNICAÇÃO VISUAL EM MATERIAL COM CONTEÚDO RECICLADO

VAGAS ESPECIAIS PARA CARROS FLEX

PORTAS FLEXÍVEIS COM PLÁSTICO RECICLADO

VAGAS ESPECIAIS PARA GRÁVIDAS

PASTILHAS DE VIDRO COM CONTEÚDO RECICLADO AÇO COM CONTEÚDO RECICLADO

EFICIÊNCIA DA EDIFICAÇÃO

USO DE CIMENTO CPIII

PAREDE VERDE

PISO DE CONCRETO EXPOSTO, SELADO

USO DE VIDRO COM PELÍCULA REFLETIVA NAS FACHADAS

REVESTIMENTO ASFÁLTICO COM PNEU TRITURADO EM SUA COMPOSIÇÃO

USO DE CLARABOIAS NO SALÃO DE VENDAS PARA APROVEITAMENTO DA ILUMINAÇÃO NATURAL USO DE BLOCO DE EPS

GESTÃO DA ÁGUA DE CHUVA

PAREDES CLARAS

TANQUE DE RETARDO PARA A ÁGUA DA CHUVA TANQUE DE ACUMULAÇÃO PARA REUSO DE ÁGUA

TREINAMENTO E EDUCAÇÃO TREINAMENTO DAS EQUIPES DE LOJA

CONSERVAÇÃO DA ÁGUA

VISITAS GUIADAS PARA OS CLIENTES (AGENDADAS PREVIAMENTE)

REUSO DA ÁGUA DE CHUVA NO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO

COMUNICAÇÃO VISUAL SOBRE AS INICITAIVAS DE SUSTENTABILIDADE DAS LOJAS

TORNEIRAS TIPO PRESSMATIC

17

18

3.2.2 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade de Escritórios

3.2.3 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade de Cadeia Logística

A construção de um modelo de gestão sustentável não está apenas nas lojas da empresa, mas também nos escritórios, mobilizando recursos físicos e pessoas. O Walmart realiza periodicamente eventos internos de capacitação e engajamento de seus associados nas campanhas e metas da organização, tanto através de cursos especializados, desenvolvidos pelo Instituto Akatu de Consumo Consciente, quanto na premiação de projetos de seus funcionários, os PPS - Projetos Pessoais para a Sustentabilidade, adotados por 40.967 funcionários em 2008. (Saiba mais sobre este assunto no capítulo 3.2.6 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade Associados Conscientes deste documento). Para isto são utilizados espaços próprios e auditórios e também a TV Walmart, que pode ser assistida a partir de todas as lojas e escritórios da empresa.

Iniciativas na área de transporte, estocagem e manipulação de mercadorias também estão integradas ao programa de gestão pela sustentabilidade, porque podem contribuir com as metas da empresa que são: rota de veículos 25% mais eficiente até 2009 e ter um frota de veículos 50% mais eficiente até 2015.

Construções

Escritórios

Cadeia Logística

Cliente conscientes

Cadeia de suprimentos

Associados conscientes

Impacto zero

Insumos

Energia

O Walmart tem foco permanente em seus processos nas áreas de escritórios, de forma a reduzir ou eliminar desperdícios de energia, uso insustentável de papel e água e realizar a coleta seletiva de materiais. Entre as iniciativas mais convencionais já implantadas estão:

• Impressão nos dois lados da folha de papel, especialmente na sede em São Paulo • Substituição de copos de plástico por canecas reutilizáveis • Processo de enviar documentos para imprimir com chave de verificação, o que dá ao funcionário a possibilidade de refletir mais uma vez sobre a necessidade real daquela ação • Sistemas controladores de fluxo de água e conservação de energia • Retirada dos aparelhos de fax e implementação do servidor de fax eletrônico com redução do consumo de papel e custos Em seus escritórios centrais, em Alphaville, estão em experiência sanitários que eliminaram a necessidade de água, sem abrir mão de altos padrões de segurança sanitária.

Construções

Escritórios

Cadeia Logística

Cliente conscientes

Cadeia de suprimentos

Associados conscientes

Impacto zero

Insumos

Energia

Para atingir estas metas foi necessário estabelecer um programa específico para a frota própria e implantar um programa de auditoria para as transportadoras, com base nas iniciativas de sustentabilidade definidas. Os projetos e programas são:

• Obter benchmarking: realizar uma visita técnica ao Walmart dos Estados Unidos, considerando a participação de representantes de transportadoras nacionais • Desenvolver e implantar um programa de auditoria para avaliação da eficiência da frota • Estabelecer padrões mínimos de sustentabilidade em transportes • Desenvolver caixas de transporte PUT-TO-LIGHT em material reciclado • Avaliar a possibilidade de uso de biodiesel de concentração mais limpa acima do estabelecido pela legislação • Atualizar o Scorecard (planilha de metas) mensalmente.

Outras iniciativas incluem:

• Revisão de rotas de abastecimento (CD/empresa de transporte/lojas) • Aumento de centralização de fornecedores nos Centros de Distribuição • Implementação de tecnologias para gerar informações e monitorar cargas dos caminhões • Manutenção de frota com controle de emissões • Avaliação e incentivos para a utilização de combustíveis menos poluidores (biocombustível)

19

• Utilização de veículos adequados com 2 andares 3 temperaturas que fazem menos viagens por transportar mercadorias com diferentes necessidades • Utilização de aerofólios nos caminhões (ganho de 2,5% de economia de combustível) • Programa de BackHaul (aproveitar sempre a viagem de retorno)

Como suporte para estas iniciativas que se realizam no trabalho do dia-a-dia com os Associados do setor e com as transportadoras, o Walmart realizou em 2008 um grande evento de informação e mobilização com a presença de especialistas e dirigentes de empresas de transportes, o Fórum de Sustentabilidade em Transportes. O Fórum reuniu mais de 100 pessoas entre representantes do Walmart Brasil, provedores de serviços de logística, órgãos de controle ambiental e organizações que desenvolvem tecnologias e práticas mais eficientes para a cadeia logística e resultou no estabelecimento de uma matriz de prioridades para a área.

3.2.4 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade de Clientes Conscientes

Construções

Escritórios

Cadeia Logística

20 Cliente conscientes

Cadeia de suprimentos

Associados conscientes

Impacto zero

Insumos

Energia

O envolvimento dos clientes é imprescindível para o sucesso do programa de gestão pela sustentabilidade de uma rede varejista e por isso o Walmart mantém importantes programas de relacionamento com seus clientes com foco em sustentabilidade. As principais iniciativas são:

• Redução do uso de sacolas plásticas • Coleta de resíduos recicláveis • Aproveitamento de produtos alimentícios • Oferta de produtos com mais qualidades de sustentabilidade • Prêmio Varejo Sustentável • Walmart Boas Ações • Lojas da Comunidade

Redução do uso de sacolas plásticas O compromisso do Walmart é de reduzir em 50% o uso de sacolas plásticas até o ano de 2013, e neste sentido as ações mais importantes são voltadas para estimular o não-uso de sacolas plásticas (em alguns casos oferecendo desconto nas compras por clientes que não as utilizarem) e o uso de sacolas reutilizáveis de algodão. Oferecer desconto aos clientes pelo não-uso das sacolas plásticas é uma das estratégias que foi lançada em dezembro de 2008 nas lojas de Recife e Salvador e em maio de 2009 chegou aos três Estados do Sul. O desconto é calculado automaticamente nos caixas de pagamento e corresponde a R$ 0,03 a cada cinco itens adquiridos (se o cliente adquirir menos de cinco itens sem utilizar sacolas plásticas, também recebe o desconto). Esta iniciativa – inédita no Brasil – já rendeu mais de R$ 274.000,00 em descontos para clientes e evitou o uso de 9,1 milhões de sacolas plásticas desde o início do programa. Ampliando a atuação, em junho de 2009 o Walmart aderiu à campanha “Saco é um Saco”, do Ministério do Meio Ambiente, lançada em um evento da empresa com a presença do ministro Carlos Minc.

21

O programa de redução do uso das sacolas plásticas também inclui o treinamento dos funcionários para melhor aproveitamento das sacolas plásticas, propondo a colocação de um item a mais na hora de empacotar, e a colocação nos caixas de porta-sacolas que liberam uma única embalagem por vez, restringindo o uso indiscriminado. E para evitar que o material se transforme em lixo, a empresa estimula a reciclagem por meio das estações instaladas nas lojas.

22

Prêmio Varejo Sustentável

Outra estratégia é propor a substituição das sacolas de plástico. O programa foi iniciado em março de 2008 com a distribuição de sacolas de algodão cru aos 75 mil funcionários para estimular o seu uso internamente e a venda das mesmas a preço de custo (R$ 2,50), com grande sucesso: em um ano foram comercializadas 2 milhões de peças.

O “Prêmio Varejo Sustentável Walmart Brasil” é um concurso nacional aberto a estudantes de nível técnico ou universitário e tem como objetivo fomentar a discussão sobre a sustentabilidade junto aos jovens. Na primeira edição, em 2008 – que recebeu mais de 900 inscricões - estudantes de todo o país participaram com vários projetos de sustentabilidade e soluções inovadoras que afetam diversas fases da cadeia produtiva do varejo, diminuindo seu impacto no meio ambiente. Devido à alta qualidade de seus projetos, os estudantes premiados foram convidados a serem estagiários no Departamento de Sustentabilidade do Walmart Brasil. A segunda edição do “Prêmio Varejo Sustentável Walmart Brasil” foi lançada em Abril de 2009 e conta com o apoio da WWF Brasil e do Instituto Envolverde.

Coleta de resíduos recicláveis

Walmart Boas Ações

O Walmart mantém, para a participação e comodidade de seus clientes, estações de coleta de resíduos recicláveis – atualmente são 280, mas até o fim do ano de 2009 estarão em todas as 361 unidades. Estas estações estão localizadas em áreas externas das lojas e acolhem todo tipo de resíduos que podem ser reutilizados – inclusive óleo de cozinha utilizado. Esta coleta é feita através de parcerias com cooperativas de reciclagem (atualmente cerca de 42) e recolhem diariamente toneladas de resíduos que seriam, de outra forma, destinados à coleta pública doméstica.

Walmart Boas Ações é um programa através do qual a empresa pede o apoio dos clientes para fazer boas ações baseado em um Manual de Boas Ações, com o objetivo de gerar envolvimento e reforçar vínculos com a comunidade. Os resultados em 2008 foram surpreendentes e estão contribuindo para fazer a diferença para muitas pessoas:

• Campanha de livros: 213.782 livros doados para escolas públicas e bibliotecas • Campanha do agasalho: 118.719 roupas doadas para instituições

Aproveitamento de produtos alimentícios O Walmart participa de programas de bancos de alimentos como o Prato Amigo e o Programa Mesa Brasil, criado e gerenciado pelo SESC – Serviço Social do Comércio, separando e distribuindo diariamente alimentos não comercializados mas em bom estado para o consumo para instituições carentes, como forma de apoiar a luta contra fome no Brasil. Em 2008 os principais resultados foram:

• 1.672 toneladas foram doadas pelo Programa Mesa Brasil • 693 toneladas beneficiaram o programa Prato Amigo • 525 toneladas foram doadas ao Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul

Oferta de produtos com mais qualidades de sustentabilidade O Walmart Brasil oferece atualmente a seus clientes mais de 2.962 produtos com benefícios sustentável – tanto de fornecedores, quanto de marcas próprias. Esta informação pode ser conhecida em detalhes no capítulo 3.2.5 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade Cadeia de Suprimentos deste documento.

• Campanha de brinquedos: 24.831 brinquedos doados para instituições • Campanha de alimentos: 495.148 toneladas doadas a instituições

Lojas da Comunidade A Loja da Comunidade é um conceito novo de supermercado voltado para classes C, D e E, onde além de produtos com preços acessíveis o cliente conta com um centro comunitário que oferece serviços como emissão de documentos, clínica médica, cursos profissionalizantes, serviços bancários e acesso à internet. Existem três lojas-piloto sendo avaliadas, Todo Dia Pernambués, Todo Dia Afogados e Maxxi Pau da Lima. Até o momento mais de 54 mil pessoas já foram atendidas nos centros comunitários.

23

3.2.5 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos

Produtos mais sustentáveis:

Segundo estudos da empresa de consultoria norte-americana Blue Sky, 92% do impacto do varejo é indireto: depende de ações dos fornecedores tais como práticas industriais de produção mais limpa, desenvolvimento de produtos mais sustentáveis, uso de embalagens com menor “pegada ecológica”, práticas agrícolas menos agressivas, uso ecoeficiente de recursos hídricos e energéticos e outras.

Marcas Próprias: O Walmart decidiu que as marcas próprias devem liderar em sustentabilidade. Alguns exemplos:

Construções

Cliente conscientes

Impacto zero

24

Escritórios

Cadeia de suprimentos

Insumos

Cadeia Logística

Associados conscientes

Energia

Como o objetivo é ter 20% da cadeia de abastecimento alinhada em 3 anos, o Walmart trabalha permanentemente na mobilização de seus fornecedores, tanto no incentivo ao desenvolvimento de produtos com maior valor sustentável agregado, como na expansão do conceito de sustentabilidade nas cadeias de suprimentos dos fornecedores. Entre as várias iniciativas destacamos quatro:

• Produtos mais sustentáveis – desenvolvimento de produtos com maior valor socioambiental agregado, redes especiais (como o Clube dos Produtores) e produtos em geral. Atualmente são 2.962 opções de produtos • Iniciativas de preservação da Amazônia – adoção de pactos setoriais da Madeira, Pecuária, Soja e contra o Trabalho Escravo e investimento em um projeto de desenvolvimento local em bases sustentáveis na Floresta Nacional do Amapá • Projeto “Sustentabilidade de Ponta a Ponta” – desenvolvimento de produtos sustentáveis de alta relevância em parceria com fornecedores estratégicos, envolvendo especialistas de ambos os lados • Top to Top - encontros regulares do Presidente do Walmart Brasil com os presidentes dos fornecedores estratégicos para alinhamento de questões de sustentabilidade • Pacto pela sustentabilidade: Construindo a Cadeia de suprimentos do futuro – programa de mobilização dos fornecedores em direção aos objetivos do Walmart, com o objetivo de levar os valores de sustentabilidade para as cadeias produtivas dos fornecedores

• Cobertor de PET - Para cada cobertor, cerca de 200 garrafas PET são recicladas. Desde o lançamento em fevereiro de 2008, foram comercializados 92.000 cobertores em nossas lojas. Isso significa que cerca de 16,5 milhões de garrafas PET foram removidas do meio ambiente. • Embalagens FSC - Desde o ano passado as caixas de cereais da marca Great Value são certificadas pelo Forest Stewardship Council (FSC). • Sabão de óleo de cozinha - Esse sabão é feito a partir do óleo de cozinha que os clientes depositam nas lojas para serem reciclados; ele também é biodegradável e livre de fosfato. • Embalagens Reduzidas - A embalagem do Sustax foi redesenhada e atingiu uma redução na lata de 16,38% e no rótulo de 23,6%. Esse produto sozinho gerou uma redução anual de 1.280 kg de aço, 150 kg de papel e 350kg de caixa canelada.

Produtos sustentáveis: O Walmart pretende oferecer 20% de produtos sustentáveis em suas prateleiras até o fim de 2013. Atualmente oferece mais de 2.962 produtos com abordagem sustentável. Alguns exemplos:

• Banco Imobiliário Sustentável - Esse jogo, exclusivo ao Walmart Brasil, além de ser feito de materiais reciclados e renováveis, tem a sustentabilidade como tema. Os bairros e ruas foram substituídos por reservas naturais e parques; as companhias de transporte foram substituídas po companhias de reciclagem, reflorestamento agricultura orgânica e os jogadores comercializam com créditos de carbono ao invés de dinheiro. • Detergente sem fosfato - A Clinica Amparo recentemente lançou o “Ypê Ecológico” que também não tem fosfato e tem uma embalagem com selo FSC. • Comfort Concentrado - Esse amaciante de roupas concentrado conseguiu diminuir considerávelmente seu impacto no meio ambiente, devido a uma redução de 78% em uso de água na formulação, 51% no consumo de plástico, 51% no uso de caixas de papel e 64% no uso de caminhões.

25

• Papel higiênico Neve Naturali - Esse produto exclusivo do Walmart Brasil é o primeiro papel higiênico feito 100% de papel pré-consumo reciclado e está disponível em pacotes econômicos de 8 rolos.

Clube dos Produtores O Clube dos Produtores é uma iniciativa de desenvolvimento regional sustentável com perfil de comércio justo que vem sendo realizada desde 2002 para permitir a inclusão econômica de pequenos e médios produtores de alimentos nos mercados regional e nacional, em um contexto de comprometimento com a qualidade dos produtos e com sistemas de produção social e ambientalmente responsáveis. Os integrantes – atualmente 4.427 famílias residentes em 235 municípios de 8 Estados produzindo centenas de toneladas diárias de 850 itens certificados com o Selo Clube dos Produtores - recebem orientação comercial e administrativa gratuita e têm acesso a técnicas de produção fornecidas pela empresa e por parceiros especializados como Embrapa, Emater, Secretarias de Agricultura e universidades para melhorar seus processos de produção, distribuição, logística, gestão trabalhista e cuidados com o meio ambiente. Eles têm a garantia de compra da produção pelo Wal-Mart de maneira direta, sem intermediários, com a liberdade de vender sua produção para qualquer outra empresa varejista. Entre os benefícios podem ser destacados: 26

• Os produtores agregam valor tecnológico ao modo de produção, tornando-se mais competitivos e eficientes • O modelo incentiva a profissionalização e permite o planejamento da produção e a ampliação das atividades • O resultado eleva a renda das famílias participantes, contribuindo positivamente para a fixação no campo dos produtores e seus herdeiros • As lojas Walmart podem oferecer produtos diferenciados - caseiros, coloniais ou artesanais, importantes em termos de hábitos de consumo • A exposição dos produtos identificados com o Selo Clube dos Produtores, funciona como uma demonstração pública para os clientes que é possível preferir comprar produtos de qualidade que seguem padrões de controle de impacto ambiental e social, a preços competitivos • O programa incorpora, divulga e valoriza os princípios do comércio justo

Iniciativas de preservação da Amazônia O desenvolvimento de produtos sustentáveis também inclui o compromisso do Walmart Brasil com a Amazônia – considerada como região com grande potencial global de geração de produtos em um novo ambiente de sustentabilidade.

Neste sentido o Walmart Brasil:

• É signatário de quatro Pactos com o compromisso de não adquirir produtos que tenham sido obtidos a partir do desmatamento do bioma - os relacionados a Pecuária, Soja e Madeira - e pela erradicação do trabalho escravo na cadeia de abastecimento • Apóia a Moratória da Soja • Participa e foi e co-criador do Fórum Amazônia Sustentável • Participa do Grupo de Trabalho para Pecuária Sustentável Outra iniciativa prática do Walmart Brasil em relação à Amazônia é o investimento em um projeto de preservação ambiental e desenvolvimento local em bases sustentáveis no Amapá, em associação com a ONG Conservação Internacional (CI) para preservar a Floresta Nacional de Amapá (FLONA), uma área de 457 mil hectares que faz parte do Corredor de Diversidade do Amapá. O projeto de US$ 2,8 milhões, valor a ser dividido igualmente entre o Walmart Brasil e a Conservação Internacional, assegurará a conservação da floresta e ao mesmo tempo criará condições de desenvolvimento sustentável para a população do Estado. Isso significa a proteção de 183 milhões de árvores, 7 milhões de pássaros e 160 mil macacos, e a redução de 458 milhões de toneladas de carbono na atmosfera. O objetivo é fazer com que, dentro de cinco anos, a Floresta Nacional de Amapá se torne um modelo para o manejo e uso sustentável dos recursos da Amazônia brasileira. O investimento permitirá o desenvolvimento e implementação de um Plano de Manejo, a realização de um plano de educação ambiental para as municipalidades nas redondezas e a eliminação de atividades prejudiciais por meio da integração da população através de programas que ensinam o uso sustentável dos recursos da floresta.

27

Projeto “Sustentabilidade de Ponta a Ponta” Parceria em realização com um grupo empresas consideradas fornecedores estratégicos (por seu porte ou setor de atuação), através do qual estão sendo desenvolvidos produtos exclusivos, com alto grau de sustentabilidade. A parceria considera a análise de ciclo de vida do produto, desde a forma de extração da matéria-prima até como o produto final chega na gondola. Alguns destes produtos estarão disponíveis no mercado até o final de 2009, outros apenas em 2010. Como esta informação tem importância estratégica, não poderão ser fornecidos detalhes neste documento.

Brasil e do Exterior - dirigentes de 20 fornecedores estratégicos, representando o universo dos 8.500 fornecedores da empresa no Brasil, comprometeram-se publicamente com a empresa para o atingimento destes compromissos. São elas: 3M do Brasil, Ambev, Brinquedos Estrela, Bunge Alimentos, Cargill, CocaCola, Colgate Palmolive, Diageo Brasil, Grupo Bertin, Grupo JBS, Johnson & Johnson, Kimberly Clark, Marfrig, Nat Cereais, Nestlé, Pepsico, Petit Sable, Procter & Gamble, Sara Lee e Unilever.

Pacto pela sustentabilidade: construindo a Cadeia de Suprimentos do Futuro Ao renovar os compromissos pela sustentabilidade definidos em 2005, o Walmart Brasil realizou no primeiro semestre de 2009 o programa “Pacto pela Sustentabilidade Walmart Brasil – Construindo a Cadeia de Suprimentos do Futuro”. Com um processo participativo de seus fornecedores inédito no país, o Walmart Brasil pesquisou e compartilhou recomendações de especialistas, ouviu seus diversos stakeholders, construiu parcerias de alto valor estratégico e reafirmou seus compromissos com a sustentabilidade para o período 2009 a 2013 em relação à sua cadeia de suprimentos, em temas como desenvolvimento sustentável da Amazônia, desenvolvimento de cadeias produtivas para a geração de produtos mais sustentáveis e redução de resíduos. 28

29

Diálogos para a Sustentabilidade Wal-Mart Brasil Construindo a Cadeia de Suprimentos do Futuro O programa foi realizado em quatro etapas: a) produção de três documentos jornalísticos, os Relatórios Setoriais sobre “Amazônia”, “Cadeias Produtivas” e “Embalagens”, que foram utilizados como base informativa e educativa para a realização de b) dois Encontros “Diálogos pela Sustentabilidade” em Brasília e São Paulo, com a participação de especialistas e mais de 400 pessoas; de c) três Workshops que reuniram mais de 170 stakeholders que fizeram mais de 200 sugestões de oferta de cooperação em iniciativas conjuntas com o Walmart, e de d) um evento, o “Summit Brasil - Pacto pela Sustentabilidade” para compartilhamento e divulgação dos Compromissos com a Sustentabilidade para o período 2009-2013 para mais de 1.000 convidados de cerca de 300 fornecedores e 200 ONGs, além de autoridades do governo, academia e funcionários. Neste evento - que contou com a presença do Ministro do Meio Ambiente e personalidades pró-sustentabilidade do

Os compromissos públicos assumidos são:

• Em relação à Amazônia: respeitar e ampliar quatro pactos setoriais em prol do desenvolvimento sustentável da Amazônia – os Pactos da Pecuária, da Madeira, da Soja e pela Erradicação do Trabalho Escravo • Em relação a Compras Responsáveis: reduzir em 70% o fosfato nos detergentes para lavanderia e cozinha até 2013; oferecer produtos de lavanderia no mínimo 2 vezes mais concentrados até 2012; oferecer pelo menos 1 produto orgânico por categoria de alimentos até 2012; estimular as vendas de produtos com diferencial em sustentabilidade de maneira crescente; apoiar e estimular o desenvolvimento de produtos de ciclo fechado; gerar produtos de Marca Própria do Walmart Brasil como exemplos em sustentabilidade • Em relação à Redução de Resíduos: reduzir as embalagens em 5% até 2013; implantar o “Sistema de Indicadores de Embalagem” até 2009; reduzir o consumo de sacolas plásticas em 50% até 2013

Categoria

Esta iniciativa representa também uma demonstração prática para o ambiente corporativo brasileiro de que é possível buscar o caminho da sustentabilidade com transparência e governança corporativa, mesmo sendo uma empresa de grande porte, com 75.000 funcionários e tendo que mobilizar mais de 8.500 fornecedores.

3.2.6 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade Associados Conscientes

Projetos inscritos

Água

17.091

Compras responsáveis

4.344

Resíduos e reciclagem

8.424

Voluntariado

3.368

Energia

17.341

Mobilização

3.503

Saúde e bem-estar

Qualquer programa de adoção do modelo de sustentabilidade na gestão de uma empresa deve, necessáriamente, começar “dentro de casa”, com os funcionários – que no Walmart são considerados e denominados Associados. Para isto, o Walmart vem trabalhando em três grandes frentes: educação e informação, prática e protagonismo.

Total

7.414

40.967

Projetos de PPS inscritos por funcionários em 2008

30

Construções

Escritórios

Cadeia Logística

Cliente conscientes

Cadeia de suprimentos

Associados conscientes

Impacto zero

Insumos

Energia

Protagonismo Para incentivar a mobilização pró-ativa dos funcionários no sentido de ajudar na solução de problemas comunitários, o Walmart Brasil realiza o Dia na Comunidade, iniciativa que leva os associados a participarem de atividades voluntárias em educação, recreação, orfanatos e asilos. Os resultados do Dia na Comunidade de 2008 foram surpreendentes:

• 324 unidades mobilizadas Educação e informação Desenvolvimento de programas educativos para harmonizar o conhecimento do assunto para incorporar valores sustentáveis às práticas cotidianas de seus funcionários. Através de um programa especial do Instituto Akatu de Consumo Consciente 20.000 associados foram treinados em Sustentabilidade e Consumo Consciente em 2008 – e todos os 75.000 associados deverão ter participado até o final de 2009. Foram realizados também programas de comunicação para produtos e iniciativas sustentáveis nas lojas, escritórios e centros de distribuição e de apoio ao programa para redução do uso de sacolas plásticas nas lojas Prática Promovendo a transformação da teoria em prática, através de Projetos Pessoais de Sustentabilidade, os PPS, de adesão voluntária, nos quais o Walmart Brasil convida cada funcionário a adotar um ou mais hábitos em prol da sustentabilidade. Em 2008, mais de 40 mil funcionários firmaram um PPS, o que representa mais de 50% dos funcionários, superando todas as expectativas da empresa. Os funcionários podem escolher um ou mais PPS de acordo com sete categorias e, ao se inscrever, recebem um distintivo de lapela com a categoria na qual suas ações estão classificadas. São elas: compras responsáveis, redução de resíduos e reciclagem, saúde e bem-estar, energia, água, mobilização, voluntariado. O quadro abaixo apresenta os resultados de 2008:

• 342 instituições beneficiadas • 8.500 associados participação das ações • 51.000 horas realizadas em trabalhos voluntários

3.2.7 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade de Impacto Zero

Construções

Escritórios

Cadeia Logística

Cliente conscientes

Cadeia de suprimentos

Associados conscientes

Impacto zero

Insumos

Energia

31

Para alinhar-se aos objetivos globais da empresa de redução de resíduos sólidos em 25% até 2012, o Walmart definiu as seguintes metas para o Brasil:

Em julho de 2009 o Programa Impacto Zero apresentava os seguintes resultados de implantação na rede: 172 lojas no primeiro Passo, 148 no segundo, 17 no terceiro, 2 no quarto e ainda nenhuma loja no Passo 5.

• Reduzir as embalagens em 5% até 2013

O Programa Resíduo Zero está sendo implantado considerando alternativas de gestão como compostagem de resíduos organicos (para produção de fertilizante e ração animal – 60 toneladas já produzidas em duas lojas do RS e SC e em mais 10 unidades até o fim de 2009 com previsão de 90 Toneladas/mes); direcionamento de resíduos especiais (como eletrônicos – 14.000 unidades já aproveitadas); pilhas e baterias – já implantado em 30 lojas, com coleta de 400 Kg); coleta de “pequenos resíduos” através de logística especial com caminhão tipo Milk Run; reorganização de logística nas lojas e outras alternativas como o incremento dos resíduos recicláveis, como o Projeto Eco-embalagem.

• Reduzir o consumo de sacolas plásticas em 50% até 2013 • Implantar o “sistema de Indicadores de Embalagens” até 2009 • Gerar resíduo zero para aterros sanitários Atualmente a composição dos resíduos no Walmart mostra que 34% são recicláveis, 7% são não-recicláveis e 59% são destinados para aterros. Para gerir estes 59%, o Walmart criou o Programa Impacto Zero que deverá estar implantado em 100% das lojas e CDs até o fim de 2009. O Programa Impacto Zero está sendo implantado com 5 Passos e 15 Pontos: Passo 1: Gestão 1. Elaboração do PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos) de cada loja, um documento formal que caracteriza os resíduos e detalha todas as etapas para sua gestão, importante ferramenta para garantir o impacto zero nas lojas. 2. Aprovação PGRS 32

Passo 2: Capacitação 3. Treinamento da equipe de implantação 4. Treinamento de 100% das equipes operacionais 5. Integração de novos associados e prestadores de serviços Passo 3: Implantação 6. Adequação de infra-estrutura 7. Encaminhamento interno dos resíduos 8. Separação e acondicionamento dos resíduos 9. Armazenamento 10. Identificação de parceiros para coleta dos resíduos Passo 4: Monitoramento 11. Monitoramento da geração de resíduos 12. Acompanhamento dos indicadores (Scorecard) 13. Monitoramento da documentação (prestadores de serviço) 14. Identificação de oportunidades de melhoria no PGRS Passo 5: Redução de residuos 15. Atingir a meta de reduzir a quantidade de resíduos sólidos destinados a aterros em 25%

O Projeto Eco-Embalagem é a recuperação da embalagem de aparelhos da linha branca (como refrigeradores) na casa do cliente: a embalagem do produto é coletada (papelão, plástico e espuma EPS) para reciclagem. Realizado em parceria com a Whirlpool, o projeto está em fase piloto.

3.2.8 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade de Insumos Insumos são todos os produtos adquiridos para consumo próprio e não para revenda. As metas do Walmart Brasil nesta Plataforma são reduzir o consumo de sacolas plásticas (em 5% até 2009, 15% até 2010, 30% até 2011 e 50% até 2013) e estabelecer e implantar um programa de inclusão dos conceitos de sustentabilidade na compra dos insumos para a operação das unidades, como embalagens, uniformes, materiais de escritórios, sinalização, móveis, expositores, coletores de resíduos e estações de reciclagem, equipamentos que consomem energia, etc.

Construções

Escritórios

Cadeia Logística

Cliente conscientes

Cadeia de suprimentos

Associados conscientes

Impacto zero

Insumos

Energia

Os objetivos relacionadas à redução das sacolas plásticas estão sendo apresentados no capitulo 3.2.4 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade de Clientes Conscientes deste documento. Muitas iniciativas vêm sendo feitas na área de Insumos, como por exemplo, nos novos uniformes (coletes, camisetas, moletons) que utilizam tecido em brim com construção em tela/sarja, com 50% de fio de fibra poliéster proveniente da reciclagem de garrafas PET e 50% em fibra natural de algodão, de forma que cada peça do vestuário retira 2 garrafas do meio ambiente.

33

34

Na área de comunicação visual, por exemplo, foram definidos os seguintes critérios:

As iniciativas em realização para atingir estas metas são:

• Ambientais: Redução de peso e volume de materiais, redução de impactos no Meio Ambiente, utilização de materiais reciclados e recicláveis

• Buscar, avaliar e implementar novas tecnologias e equipamentos mais eficientes no consumo de energia

• Econômicas: geração de renda a partir da adoção de práticas sustentáveis, redução de desperdícios, economia de matérias-primas, de materiais naturais e não renováveis, valorização econômica da reciclagem

• Estabelecimento de um guia de boas práticas para o consumo de energia na operação das lojas, clubes, CD’s e HO’s (novos e existentes)

• Sociais: desenvolvimento de cooperativas de catadores, educação ambiental, retirada de materiais recicláveis do meio ambiente Alguns exemplos: chapas galvanizadas estão sendo substituídas por ABS reciclado com scrap; PVC por lonas de fibra de garrafa PET e lonas 100% algodão; aço carbono pintado por aço com tintas com baseágua e óleos vegetais; madeira aglomerada, MDF e MDP por ABS reciclado com e sem scrap; painel de MDF por painel polionda reciclável. Outra iniciativa: materiais de feiras e eventos (como pórticos, banners, móbiles, faixas, testeiras, stoppers e outros) de lona e PS participam de um programa de reciclagem próprio, se transformando em insumos para a indústria de calçados como saltos e solas, no Rio Grande do Sul.

• Desenvolver projeto kaizen em 5 lojas da região sudeste (piloto)

• Implementar iniciativas de substituição do gás freon (R22) • Cadastrar todas as iniciativas de energia no Retrofit Application (sistema de monitoramento e controle da meta para lojas existentes pela área Internacional) Também como parte do objetivo global Clima e Energia, o Walmart Brasil realizou seu primeiro Inventário de Carbono em 2006 e vem repetindo-o anualmente. Em 2007, por exemplo, o Walmart Brasil gerou a emissão de 468.000 toneladas CO2 equivalente, provindas 65% da energia elétrica, 14% do transporte de mercadorias e 11% de resíduos orgânicos. Complementando a meta de redução de emissões de GEEs, a empresa neutraliza o impacto de todos os eventos institucionais através do plantio de árvores – em 2008 foram plantadas cerca de 6,6 mil árvores.

Os cartões da empresa (dos associados do SAM’s Club e dos produtos “Cartão Presente”) estão sendo confeccionados com material 100% PVC reciclável, que permite até mesmo a inclusão de chip eletronico, sem perda de qualidade.

35

3.2.9 – Iniciativas na Plataforma de Sustentabilidade de Energia As metas globais do Walmart em Clima e Energia são: ser 100% suprido por energia renovável; ter novas lojas de 25 a 30% mais eficientes no consumo de energia até 2009; ter novas lojas que produzam 30% menos gases de efeito estufa (GEE) até 2009; e reduzir as emissões de GEEs em 20% em todas as lojas e Centros de Distribuição em 20% até 2013.

Construções

Escritórios

Cadeia Logística

Cliente conscientes

Cadeia de suprimentos

Associados conscientes

Impacto zero

Insumos

Energia

Energia solar no Centro de Distribuição de Betim-MG

O Walmart Brasil é uma das empresas fundadoras do Programa Brasileiro GHG Protocol criado pelo Ministério do Meio Ambiente e parceiros institucionais e técnicos para promover a gestão voluntária de gases do efeito estufa através da construção de capacidade técnica e institucional para contabilizar e relatar emissões no nível organizacional. O resultado do programa será uma metodologia nacional para inventários de gases do efeito estufa que proporcionará fatores de emissão e informações mais detalhadas para o cálculo de emissões corporativas.

4. Resultados O Programa de Sustentabilidade do Walmart Brasil é um extenso conjunto de iniciativas a serviço de três grandes objetivos globais e com um programa de gestão baseado em 9 Plataformas de Sustentabilidade, cada uma delas com dezenas de iniciativas.

Floresta Nacional do Amapá

Os resultados – indicados ao longo do texto – estão em todas as áreas da empresa:

Projeto de desenvolvimento local, como suporte ao objetivo global relacionado a clima e energia, o Walmart Brasil se associou à ONG Conservação Internacional (CI) para preservar a Floresta Nacional de Amapá (Flona), uma área de 457 mil hectares que faz parte do Corredor de Diversidade do Amapá. Veja mais detalhes na página 27 desde documento.

• em atividades que envolvem funcionários e clientes informados, mobilizados e pró-ativos nas lojas e nas comunidades • nas iniciativas em conjunto com fornecedores para a construção da Cadeia de Suprimentos do Futuro • na oferta de quase 3.000 produtos com aspectos de sustentabilidade, e no desenvolvimento, em parceria com fornecedores estratégicos, de uma geração de produtos sustentáveis em todo o ciclo de vida • no domínio de tecnologias de gestão e redução de resíduos sólidos, energia, recursos hídricos e emissão de Gases de Efeito Estufa • na adoção de critérios de sustentabilidade até mesmo para pequenos detalhes operacionais

36

• no fomento de cadeias produtivas de alto impacto em termos de desenvolvimento local sustentável como nas iniciativas Clube dos Produtores e na Floresta Nacional do Amapá

37

• no investimento em modelos de negócios com uma original visão de prestação de serviços para os clientes, como nas Lojas da Comunidade • na liderança de programas institucionais e operacionais de alto impacto para a preservação de valores de biodiversidade como os Pactos da Pecuária, Soja, Madeira e Trabalho Escravo, de proteção da Amazônia • na decisão corporativa de ser uma empresa líder em sustentabilidade, no Brasil e no mundo •no reconhecimento a este esforço que vem sendo feito ao Walmart Brasil na forma de crescentes citações na imprensa, aumento da qualidade de parcerias com instituições de elevado perfil técnico e na transformação do modelo de gestão como um benchmarking – nacional e global.

5. Anexos Estão sendo anexados os seguintes documentos: Anexo 1: Publicação “Relatório de Sustentabilidade 2009” Anexo 2: Folder com os Compromissos pela Sustentabilidade Walmart Brasil

39

Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2009 • Categoria: Humanidade

Programa de Sustentabilidade do Walmart Brasil:

compromisso como parte do negócio

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.