Programa do curso online: \"Introdução à Tragédia grega: arte, ritual e política\".Não houve inscritos suficientes. Em breve um novo formato será proposto - em forma de minicurso. Acompanhar pelo site http://cursosmundoantigo.webnode.pt

October 10, 2017 | Autor: Félix Jácome | Categoria: Greek Tragedy, Theatre Studies, Ancient Greek History, Historia Antiga, Teatro, Ancient Greek Literature
Share Embed


Descrição do Produto

Introdução à Tragédia grega: arte, ritual e política curso via internet com aulas ao vivo e fórum de debates Início: 07 de fevereiro, término: 09 de maio de 2015 Período de candidatura: 05 janeiro até 12 janeiro Período de inscrição e formação da turma: 16 de janeiro até 25 janeiro Custo do curso: 20 reais Vagas: 25 Ministrante: Félix Jácome Neto Graduado em História (Universidade Federal da Paraíba) Mestre em Estudos Clássicos - Mundo Antigo ( Universidade de Coimbra) Doutorando em Estudos Clássicos - Mundo Antigo (Universidade de Coimbra) Bolsista CAPES

Visão Geral e público alvo: Este curso introdutório sobre a tragédia grega destina-se, preferencialmente, a três tipos de público: a. estudantes e pesquisadores (as) do mundo antigo (sejam da história, da literatura ou da filosofia); b. estudantes, pesquisadores e / ou profissionais das artes cênicas ou performativas; c. estudantes de literatura em geral. O curso pretende ser particularmente útil para aquelas pessoas que não possam participar de um curso deste tipo de forma presencial. O curso abordará o fenômeno do teatro grego, nomeadamente do gênero trágico, a partir de uma perspectiva historicizante que compreende o fenômeno teatral na Atenas do século quinto a.C. como um fenômeno artístico, ritualístico e político, que deve ser entendido a partir dos seus significados e condicionantes históricos.

Objetivos: O objetivo geral do curso é fornecer uma introdução geral à tragédia grega a partir da discussão acerca de seu contexto histórico, bem como através da análise textual de quatro peças escolhidas dentre o corpus de obras da tragédia grega. As quatro peças escolhidas abarcam os três principais tragediógrafos que temos acesso: Ésquilo, Sófocles e Eurípides. Dessa forma, é um objetivo adicional do curso que o estudante perceba as similaridades e diferenças entre estes autores seja em relação à abordagem dos temas mitológicos, seja em relação aos recursos teatrais utilizados, seja em relação ao tratamento de temas políticos e históricos pertinentes à época na qual foram produzidas as peças. Por fim, é esperado que o (a) discente entre em contato com uma parte da bibliografia recente e lusófona sobre a temática do curso.

Metodologia: O curso será ministrado integralmente de forma online e não-presencial. A proposta metodológica compreende dois espaços pedagógicos. O primeiro consiste em aulas quinzenais que poderão ser acompanhadas ao vivo pelos (as) participantes, com possibilidade de interação em tempo real com o docente. O segundo espaço é um fórum de debates que complementará o conteúdo visto na sala de aula virtual, através de comentários, questionamentos e reflexões organizados pelo docente e com a particapção dos (as) estudantes do curso. Obs: A aula será gravada e disponibilizada durante 7 dias na plataforma do curso para aquelas pessoas que não puderem ver a aula ao vivo. Obs: O curso não confere certificado de conclusão pela razão de ser uma iniciativa pessoal e não institucional. Tarefas principais dos (as) educandos (as):

-

Assistir as aulas; Participar no fórum de debate; Ler, entre as aulas, as peças e eventuais artigos sobre elas. Escrever um pequeno texto sobre uma das peças estudadas como forma de conclusão do curso.

Programa e carga horária: A aula ao vivo ocorrerá em um sábado a cada 15 dias, e terá duração de 3h cada sessão. A sessão terá lugar sempre entre 9h e 12h da manhã (horário de Brasília). O curso consiste em 7 sessões de três horas cada, ou seja, 21 horas de aulas. Além disso, o curso exige no mínimo mais 6h de estudo individual do (a) educando (a) entre as aulas, isto é, 6h quinzenais. Assim, o curso requer disponibilidade de tempo para cumprir as atividades dos (as) educandos (as) supra-mencionadas. Para além das horas reservadas para participar das aulas, se você não possui pelo menos 6h disponíveis para estudar a cada quinze dias para o curso, não se candidate. O fato do curso ser online não dispensa o compromisso de reservar tempo para participar integralmente do curso, o que inclui, obviamente, ler as peças que serão debatidas em sala de aula.

A proposta de cronograma consiste em uma sessão a cada quinze dias, com 3h cada sessão: Aula 1. (07 de fev). Introdução geral ao teatro grego: o contexto político, o contexto ritual, a estrutura física do teatro. Aula 2. (21 fev). Introdução geral ao teatro: os protagonistas do espetáculo: os atores, o coro, o público. O fenômeno trágico: origem, definição, estrutura, dramaturgos. Aula 3. (07 de março) O Agamêmnon de Ésquilo. Aula 4. (21 de março). O Ájax de Sófocles. Aula 5. (04 de abril). As Troianas de Eurípides. Aula 6. (18 de abril). O Orestes de Eurípides. Aula 7.(09 de maio). Conclusão: Tragédia grega: temas, perspectivas de interpretação e reapropriações contemporâneas.

Candidatura: Enviar, ENTRE 05 DE JANEIRO E 12 DE JANEIRO, para o email [email protected], uma carta de motivação com informação sobre o vosso percurso acadêmico e / ou profissional, a razão do interesse no tema do curso, e as expectativas com o curso. Inscrição e Formação da Turma: com base na carta de motivação e no perfil do (a) candidato (a), serão escolhidas 25 pessoas para formarem a turma. Uma vez escolhidas, o candidato deve pagar a taxa de inscrição de 20 reais (esta taxa cobrada serve exclusivamente para pagar os custos do

site do ambiente virtual do curso). Após o pagamento, o candidato é convidado a entrar na plataforma do curso e deve dispor de algum tempo para familiarizar-se com o ambiente virtual do curso antes de começarem as aulas. O processo de inscrição e formação da turma decorrerá de 16 de janeiro até 25 janeiro. Se pagar a inscrição e desistir de fazer o curso (ou seja, se ocupar uma vaga e depois desistir dela, impedindo que outra pessoa pudesse fazer o curso), será um grande benfeitor para a turma que efetivamente fará o curso, pois estará ajudando no pagamento do site do curso. Não há devolução do dinheiro da inscrição: organize seu tempo e apenas se inscreva se for fazer o curso. Obs: Eu não tenho nenhum interesse financeiro com o curso, e deixo espaço para a possibilidade de que se alguém quiser muito fazer o curso e não tiver como pagar os 20 reais, de comunicar esta situação na ocasião da candidatura, de modo a que se possa encontrar uma maneira de atender tanto ao desejo de participação de pessoas realmente interessadas (mas no momento sem recurso de dinheiro) como à necessidade de pagar o site onde se realizará o curso. Bibliografia do curso. Uma rica, atual e lusófona bibliografia existe sobre o teatro e a tragédia grega. A partir da formação da turma e durante todo o curso, falaremos bastante sobre isso. Para já, ficam registradas as traduções recomendadas para as principais peças que ocuparão as aulas do curso: Agamêmnon de Ésquilo: tradução de Manuel de Oliveira Pulquério, publicada pelas edições 70 de Lisboa ou tradução de Jaa Torrano, pela editora Iluminuras de São Paulo. Ájax de Sófocles: tradução de Maria Helena da Rocha Pereira, publicada pelas edições Minerva de Coimbra ou tradução de Flávio Ribeiro de Oliveira pela editora Iluminuras, de São Paulo. As Troianas de Eurípides: tradução de Maria Helena da Rocha Pereira, publicada pelas edições 70 de Lisboa ou tradução de Christian Werner pela editora Martins Fontes, de São Paulo. Orestes de Eurípides: tradução de A.F. Oliveira e Silva pela editora da UNB, de Brasília ou tradução de Andreia P.F.O. Seiça, dissertação de mestrado pela Universidade de Coimbra. Obs: Para além das peças, é altamente recomendado o acesso a uma boa tradução da Poética de Aristóteles. A tradução feita por Ana Maria Valente e publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian de Lisboa é especialmente recomendada.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.