PROPOSTAS PARA PENSAR SOBRE \"DOMÍNIO DA NORMA CULTA\" A PARTIR DO ENEM

June 1, 2017 | Autor: Vicente Martins | Categoria: Redação, ENEM E ENADE
Share Embed


Descrição do Produto

PROPOSTAS PARA PENSAR SOBRE "DOMÍNIO DA NORMA CULTA" A PARTIR DO ENEM

Vicente Martins (UVA/UFC/FUNCAP) Palestra realizada no dia 02/04/2013 para os professores da Área de Linguagens Códigos e suas Tecnologias, na E.E.F.P Dom Walfrido Teixeira Vieira (Liceu), em Sobral.

Numa comunidade,

O IDEAL LINGUÍSTICO DE CORREÇÃO

 

    

Possui um alto grau de instrução Emprega forma linguística que assegura a unidade da língua nacional; Emprega o padrão culto ou formal de uma língua; Aprende a língua nas escolas; É poliglota dentro de sua própria língua Conhece todas as modalidades de língua; Tem a capacidade a escolher forma linguística a que melhor se presta a este ou aquele momento de fala.

Conjunto de critérios linguísticos que regulam o uso considerado correto



(visão gramatical)



Variante linguística que se considera preferível por ser mais culta.

(Visão sociolinguística)



A palavra NORMA é formada do radical semiculto norm- (sXVI), que vem do latim norma com a ideia de 'esquadria, esquadro; regra, linha de comportamento, norma, modelo', provavelmente emprestada da forma arcaica grega gnonón, com intermediação etrusca.



SÂNCRITO CLÁSSICO

Foi descrita pelo gramático hindu Panini no sIV a.C, com os seguintes objetivos:  conservação literal dos textos sagrados pronúncia exata das fórmulas de preces







(a) Concorda

melhor com os hábitos gerais da língua (anologia) (b) É passível de uma justificação "lógica“ c) Tem as raízes mais profundas na história da língua





NORMA CULTA: No Brasil, considera-se como falante de norma culta apenas as pessoas que já se formaram na Educação superior Superior. NORMA PADRÃO: É aquela carregada de preconceitos em relação às demais variedades e que tem como objetivo apadronização da língua, considerando tudo o que é diferente a ela como errado.

PROVA OBJETIVA Competência 1: dominar a NORMA CULTA da Língua Portuguesa... E refere-se a “Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: usos da língua: NORMA CULTA e variação linguística “

MAS

 

PROVA DE REDAÇÃO:  Competência 1: “ Demonstrar domínio da NORMA PADRÃO da  língua escrita.

DESVIOS

DESVIOS

DESVIOS

• MAIS GRAVES

• GRAVES

• LEVES





 

Falta de concordância do verbo com o sujeito (com sujeito antes do verbo); Períodos incompletos, ƒ truncados, que comprometem a compreensão; Graves problemas de pontuação; Presença de gíria. ƒ

DESVIOS MAIS GRAVES

Concorda melhor com os hábitos gerais da língua (anologia)



 

  

DESVIOS GRAVES

Falta de concordância do verbo com o sujeito (com sujeito depois do verbo ou muito distante dele); ƒFalta de concordância do adjetivo com o substantivo; ƒRegência nominal e verbal inadequada (ausência ou emprego indevido de preposição); ƒAusência do acento indicativo da crase ou seu uso inadequado; ƒProblemas na estrutura sintática (frases justapostas sem conectivos ou orações subordinadas sem oração principal);

É passível de uma justificação "lógica“



 



DESVIOS MUITO GRAVES E GRAVES

ƒDesvios graves de grafia e de acentuação (letra minúscula iniciando frases e Nomes de pessoas e lugares); ƒPresença de gíria. ƒDesvios em palavras de grafia complexa; ƒMarcas da oralidade.

Tem as raízes mais profundas na história da língua

EXCELENTE BOM ADEQUADO MEDIANO INSUFICIENTE DESCONHECIMENTO TOTAL

O participante demonstra "excelente domínio da norma padrão" e revela que "as exigências da norma padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais". (200 pontos)

200 PONTOS

O participante

"demonstra bom domínio da norma padrão,apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita" e revelar "as exigências da norma padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais". (160 pontos)

160 PONTOS

O participante demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais graves e de convenções da escrita, ou muitos desvios leves. e " revelando que um ou mais aspectos da norma padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos.

120 PONTOS

O participante demonstra domínio mediano da norma padrão, e revela "aspectos importantes da norma padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos.

80 PONTOS

O participante demonstra domínio insuficiente da norma padrão, e revelando que muitos aspectos importantes da norma padrão ainda não foram incorporados aos seus hábitos linguísticos. 40 PONTOS

O participante demonstra

desconhecimento total da norma

padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita.

ZERO PONTO

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.